ukulele é um instrumento de verdade

O Ukulele é um instrumento de verdade?

Pode até parecer um brinquedo para crianças ou um mini violãozinho, mas o ukulele é um instrumento de verdade, que demanda técnicas e estudo para tocá-lo bem.

Além do mais, muitas músicas podem ser tocadas no ukulele, inclusive músicas totalmente instrumentais, e de qualquer estilo musical.

Mas, para te provar que o ukulele é um instrumento de verdade, vamos te mostrar 5 razões para você começar a levar o ukulele a sério.

Por que o ukulele é um instrumento de verdade e profissional?

Se você ainda tem dúvidas se o ukulele é mesmo um instrumento musical de respeito, olha só estes fatos:

1.      Ukulele requer técnica e estudo para aprender a tocar

O ukulele, de fato, é um instrumento mais simples de tocar, se comparado a outros com mais cordas, como um violão ou um violino, por exemplo.

O ukulele tem 4 cordas e, com isso, fica mais fácil e todas as pessoas conseguem aprender a tocar – de crianças a idosos.

Mas, nem por isso significa que seja tão fácil assim e que você não precisa se dedicar para isso. Como qualquer instrumento de cordas, há uma teoria complexa por trás da prática. Você precisa aprender a fazer os acordes, as batidas, dedilhados, finger styles e outras técnicas essenciais para tocar bem.

E para conseguir dominar essas técnicas, é preciso prática. Tocar um pouquinho todos os dias e ir avançando aos poucos. Ou seja, aprender leva tempo.

Veja as diferenças entre violão e ukulele.

2.      Ukuleles podem ser caros

Se comparado a outros instrumentos musicais, os ukuleles de entrada são relativamente baratos e você encontra modelos a partir de R$ 300. Mas, se você vai comparar esse valor a um instrumento de brinquedo, a perspectiva muda, certo?

Além disso, à medida que você avança no aprendizado, é provável que você queria investir em instrumentos mais robustos, de melhor qualidade. E aí, meu amigo, o céu é o limite. Existem ukuleles dos mais variados preços – com madeira maciça, madeiras mais nobres, de marcas típicas havaianas -, e isso comprova que o ukulele é um instrumento de verdade.

Alguns instrumentos, como das marcas Ko’olau, Kamaka e Koaloha são vendidos por milhares de dólares e devem ser tratados como um bom móvel de madeira e podem custar até mais caro do que um bom violão.

Ficou interessado em conhecer as marcas mais nobres? Comprar um ukulele usado pode ser uma boa ideia.

3.      Ukulele é tocado por alguns dos mais famosos músicos do mundo

Paul McCartney, George Harrison, John Lennon, Elvis Presley, Eddie Vedder, Jack Johnson, Bruno Mars, Taylor Swift, Cindy Lauper… tá boa essa lista para você?

Estes são apenas alguns dos artistas que tocam ukulele e que já gravaram músicas com o instrumento. O Eddie Vedder (vocalista da banda Pearl Jam), inclusive, já gravou um álbum inteiro chamado Ukulele Songs.

Além deles, existem músicos especializados em ukulele e que ganharam notoriedade internacional, com músicas incríveis ao som do instrumento:

Alguns dos artistas de ukulele mais conhecidos incluem:

  • Israel “IZ” Kamakawiwo’ole: músico havaiano que gravou a icônica “Somewhere Over The Rainbow”;
  • Jake Shimabukuro: compositor havaiano considerado um dos melhores ukulelistas do mundo;
  • John King: conhecido por suas interpretações de músicas clássicas no ukulele;
  • Daniel Ho: ukulelista que já foi nominado e venceu o Grammy diversas vezes, com seus 18 albuns já lançados.

Quer conferir Somewhere Over The Rainbow no ukulele e aprender a tocar? Assista a esse vídeo!

4.      Muitas músicas que você conhece são tocadas com ukulele

Já ouviu aquela música “I’m Yours”, do Jason Mraz, “Hey, Soul Sister”, do Train, “Elephant”, do Beirut ou “Riptide”, do Vance Joy? Sim, todas elas são tocadas originalmente no ukulele.

Uma das grandes magias do ukulele é que ele se encaixa muito bem em praticamente todos os estilos musicais e, por isso, ele tem se tornado cada vez mais presente nas músicas populares pelo mundo.

Para comprovar isso, temos um post que mostra 12 músicas, de 12 estilos musicais diferentes, que podem ser tocadas no ukulele lindamente.

Quer ver como o ukulele fica lindo nessas músicas? Veja como tocar Riptide no ukulele:

5.      Ukulele já é tocado há mais de um século

Se nada disso que a gente falou te convenceu, então a história do ukulele vai falar mais alto. Ele foi criado no século XIX, em Portugal, a partir de outro instrumento típico da época e do local, a Machete ou Braguinha, muito usado para tocar fado.

E desde essa época, quando foi levado ao Havaí por imigrantes portugueses, ele ganhou popularidade e invadiu o mundo.

Foi a partir desse período que muitos músicos profissionais começaram a tocar ukulele e compor canções utilizando o instrumento.

Comece agora a aprender ukulele

Como você pode ver, o ukulele está longe de ser de brinquedo. Pelo contrário, é um instrumento sério, muito potente e que produz um som muito sofisticado.

Então, se você estava na dúvida sobre começar a tocar, já pode comprar um para você ou pegar emprestado de um amigo para fazer umas aulinhas.

Para aprender a tocar de verdade, porém, é preciso dedicação e tempo. Por isso, o mais interessante é que você siga um curso completo, com metodologia eficaz de ensino, e professores capacitados.

Na escola Como Tocar Ukelele, sugerimos que você faça parte da comunidade Clube do Ukulele. Este é um espaço que a gente criou para reunir os tocadores e amantes de ukulele e dar acesso a todos os nossos cursos. Assim, você pode evoluir de iniciante a intermediário e avançado, com aulas efetivas.

O clube ainda permite que você troque vídeos com os professores, participe de sorteios, luaus com ukulele, lives e muitos outros benefícios. Tudo para que você tenha o aprendizado mais completo possível, a um valor que cabe no seu bolso.

Quer saber mais? Então, veja tudo sobre o Clube do Ukulele!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
ebook Clube do Ukulele
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima