cordas altas no ukulele

Cordas altas no ukulele? O que fazer?

Você pega seu instrumento para tocar e, quando percebe, vê as cordas altas no ukulele. E aí vem a dúvida: o que fazer quando o encordoamento parece estar muito alto, distante do braço e desconfortável para tocar?

É sobre isso que vamos falar hoje. E se você quer conferir as dicas de um luthier especialista em ukuleles, assista ao vídeo abaixo. Convidamos o João Pedro, da Luteria Lacerda, para falar sobre o assunto:

Como saber se as cordas estão altas no ukulele?

A altura é medida do traste para a corda e esse espaço é chamado de ‘ação das cordas’. A ação pode ser medida tanto na 12ª casa quanto na 1ª casa da escala, para saber se o ukulele está ou não regulado.

Quando está regulado, essa altura é de 1 mm no primeiro traste e de 2,5 mm no 12º. Se as cordas estiverem com 3 mm na 12ª casa, a regulagem já é considerada alta, mas ainda assim é confortável para tocar.

Para saber como está o seu, meça com uma régua de precisão. Se identificar o problema das coras altas no ukulele, leve o seu instrumento a um luthier, que é o profissional indicado para regulagens e consertos de instrumentos musicais.

Quando preciso fazer uma regulagem?

A regulagem é o serviço que acerta a ação das cordas. O luthier vai mexer no rastilho e na altura da pestana e, com isso, regular a altura das cordas. Pode ser, inclusive, que ele troque o rastilho e a pestana por peças novas.

Você precisará fazer essa regulagem quando perceber as cordas altas no ukulele. Isso vai influenciar muito em tocabilidade, precisão, vai ser mais macio na hora de tocar e você consegue tocar por mais tempo, já que seu dedo vai doer menos.

Existem algumas situações que demandam uma regulagem:

Quando comprar um ukulele novo

A maioria dos instrumentos que vêm de fábrica estão desregulados. Apenas aqueles mais profissionais e mais caros é que já são vendidos com a regulagem correta da ação.

Isso não significa que ao comprar um instrumento ele estará ruim, mas, se você o levar ao um luthier, perceberá uma grande diferença ao tocar. Ou seja, seu ukulele novinho pode ficar ainda melhor!

Quando trocar o encordoamento

É comum que a altura das cordas fique diferente ao trocar o encordoamento por outros modelos de cordas. Se você troca o Low G por High G, por exemplo, pode ter uma diferença de entonação se você mantém o mesmo rastilho.

Veja quando trocar as cordas do seu ukulele.

Você sabia que muitas pessoas acabam desistindo de tocar ukulele por achar difícil fazer uma pestana ou porque os dedos doem ao apertar os acordes? Isso poderia ser facilmente resolvido com uma regulagem nas cordas altas no ukulele.

Qual o papel da regulagem das cordas altas no ukulele?

A regulagem com o luthier tem duas funções principais:

  1. Ajustar a altura das cordas (ou seja, a ação);
  2. Fazer as regulagens de oitava, que são ajustes para que a afinação do seu instrumento fique mais correta.

Ao fazer essas correções, é importante tomar cuidado para que o rastilho não fique baixo demais. Pois, caso isso aconteça, pode acabar fazendo o trastejo, que é quando a corda, ao vibrar, toca no traste seguinte. Isso dá um som mais embolado ao ukulele, que não fica legal.

Além disso, o braço deve estar nivelado, os trastes precisam ficar esticados e todos na mesma altura para evitar o trastejo.

Portanto, se você mesmo vai tentar regular o seu ukulele, preste muita atenção para que isso não aconteça. Ou, se você estiver inseguro, procure um luthier de confiança. Como falamos, esse é o profissional mais capacitado para fazer esse tipo de serviço.

Quanto custa para regular um ukulele?

Como você pôde perceber, fazer a regulagem é a solução para as cordas altas no ukulele e pode ser essencial para que seu instrumento fique melhor e mais agradável de tocar.

Em média, a regulagem custa R$ 80, um ótimo custo pelo benefício que você terá.

Continue aprendendo sobre ukulele

Se você gostou das dicas e quer continuar aprendendo sobre o universo do ukulele, além de fazer cursos completos para sair do iniciante ao avançado, que tal fazer parte do Clube do Ukulele?

Este é um clube de assinatura para os amantes do ukulele. Ao fazer parte, você entrará para a maior comunidade do Brasil para o instrumento e terá acesso a todos os cursos do Como Tocar Ukulele, a materiais exclusivos e muitos outros benefícios.

Assim, você tem mais motivação para continuar evoluindo e tocando cada vez melhor!

Quer fazer parte? Então, conheça o Clube do Ukulele e veja as vantagens dessa comunidade.

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima