furar o ukulele estraga o instrumento

Furar o ukulele estraga o instrumento?

Afinal, furar o ukulele estraga o instrumento?

Durante nosso aprendizado e nossa evolução em um instrumento musical, é normal que a gente queira fazer algumas adaptações para que fiquei mais confortável para tocar.

E furar o ukulele para inserir uma alça de suporte é uma delas. A correia facilita na hora de segurar o ukulele e manter uma postura correta ao tocar. Mas, será que isso danifica o instrumento ou muda o som?

Convidamos o luthier João Pedro, da Luteria Lacerda, que é especialista em ukuleles para responder a essa pergunta. Você pode assistir o vídeo completo com ele abaixo:

Furar o ukulele estraga o instrumento?

Mas, já respondendo a sua pergunta: não, furar o ukulele não vai danificá-lo, se essa adaptação for feita da maneira correta.

Isso porque existem os locais certos e o jeito certo para furar para instalar a alça.

Em relação ao som, só haverá alteração caso a tarraxa (ou pino) inserida para apoiar a correia fique mal posicionada, solta e, com isso, vibre quando o instrumento for tocado. Se ficar bem preso, está tudo certo!

Onde fazer o furo?

O mais importante para que a adaptação não estrague o instrumento, é instalar nos locais corretos. O luthier João Pedro mostra no vídeo exatamente os lugares onde furar, mas vamos também te explicar por aqui.

No fundo do ukulele

furar o ukulele estraga o instrumento

No fundo, bem ao final do corpo do seu ukulele, está o espaço que chamamos de ‘culatra’. Essa é uma parte estrutural do ukulele, que tem um reforço de madeira na parte interna. Esse reforço une as laterais do instrumento, além do fundo com o tampo.

E é exatamente no centro dessa culatra que você deve fazer o seu furo. O ideal é medir com uma régua para ter certeza de que está no meio. Ao localizar o ponto, fure e insira a tarraxa bem apertada.

No braço do ukulele

furar o ukulele estraga o instrumento

Já do outro lado, no braço do ukulele, o furo deve ser feito na junção do braço com o corpo, na parte de trás.

Faça um furo na parte lateral (veja a imagem), para que a tarraxa não encoste em você quando for tocar. Assim, você não corre o risco de esbarrar na correia, retirá-la da tarraxa e o seu ukulele acabar caindo.

Como fazer o furo para instalar a correia no ukulele?

Para fazer o furo, você vai precisar de:

  • Pino com parafuso
  • Fita crepe
  • Caneta
  • Chave de fenda

Como furar?

  1. Coloque um pedacinho de fita crepe para marcar o lugar que você vai furar;
  2. Com a caneta você vai um pontinho na fita para marcar o local exato;
  3. Com a chave de fenda, faça o pré-furo no local e, em seguida, comece a inserir o parafuso;
  4. Depois que o parafuso estiver no local, o ideal é deixá-lo no lugar e não retirá-lo, caso contrário, ele pode estragar o ukulele.

Dicas para não danificar o seu ukulele ao furar

Além das posições corretas, existem algumas dicas para prevenir que você estrague o seu ukulele. Veja abaixo:

Nunca coloque o parafuso direto

Ao instalar o pino, nunca coloque o parafuso diretamente no instrumento. O ideal é que você faça um furo prévio e, só depois, instale a tarraxa.

Isso porque, caso você já coloque o parafuso direto, ele vai empurrar a madeira do local e pode empenar ou rachar o seu ukulele.

Faça um furo menor do que o parafuso, de preferência da espessura que ele tem abaixo da rosca. Assim, a rosca vai dar a pressão ao ser instalada e ficar bem presa.

Conte com a ajuda de um luthier

Se você está inseguro, nada melhor que contar com a ajuda de um profissional. O luthier é justamente o especialista em construção e conserto de instrumentos musicais e saberá te auxiliar rapidamente com o seu problema e a um preço baixo, já que é um serviço simples.

Assim, você mantém seu ukulele em bom estado por mais tempo. Leia também como cuidar do seu ukulele para prolongar o tempo de vida!

Quer saber tudo sobre ukulele?

Se você é apaixonado por ukulele e quer continuar aprendendo e evoluindo nas suas técnicas com o instrumento, nossa dica é se tornar um membro do Clube do Ukulele.

Esta é a nossa comunidade de músicos, alunos e professores de ukulele, onde todos podem trocar conhecimento e se aprimorar juntos.

No Clube, você tem acesso a todos os cursos já criados (e que ainda serão criados) pelo projeto Como Tocar Ukulele, além de ter contato direto com os professores, ter acesso a materiais didáticos exclusivos e muitas dicas e eventos sobre o ukulele.

Quer saber mais e conhecer os benefícios? Veja agora tudo sobre o Clube do Ukulele e faça parte!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima