Afinal, furar o ukulele estraga o instrumento?
Durante nosso aprendizado e nossa evolução em um instrumento musical, é normal que a gente queira fazer algumas adaptações para que fiquei mais confortável para tocar.
E furar o ukulele para inserir uma alça de suporte é uma delas. A correia facilita na hora de segurar o ukulele e manter uma postura correta ao tocar. Mas, será que isso danifica o instrumento ou muda o som?
Convidamos o luthier João Pedro, da Luteria Lacerda, que é especialista em ukuleles para responder a essa pergunta. Você pode assistir o vídeo completo com ele abaixo:
Furar o ukulele estraga o instrumento?
Mas, já respondendo a sua pergunta: não, furar o ukulele não vai danificá-lo, se essa adaptação for feita da maneira correta.
Isso porque existem os locais certos e o jeito certo para furar para instalar a alça.
Em relação ao som, só haverá alteração caso a tarraxa (ou pino) inserida para apoiar a correia fique mal posicionada, solta e, com isso, vibre quando o instrumento for tocado. Se ficar bem preso, está tudo certo!
Onde fazer o furo?
O mais importante para que a adaptação não estrague o instrumento, é instalar nos locais corretos. O luthier João Pedro mostra no vídeo exatamente os lugares onde furar, mas vamos também te explicar por aqui.
No fundo do ukulele

No fundo, bem ao final do corpo do seu ukulele, está o espaço que chamamos de ‘culatra’. Essa é uma parte estrutural do ukulele, que tem um reforço de madeira na parte interna. Esse reforço une as laterais do instrumento, além do fundo com o tampo.
E é exatamente no centro dessa culatra que você deve fazer o seu furo. O ideal é medir com uma régua para ter certeza de que está no meio. Ao localizar o ponto, fure e insira a tarraxa bem apertada.
No braço do ukulele

Já do outro lado, no braço do ukulele, o furo deve ser feito na junção do braço com o corpo, na parte de trás.
Faça um furo na parte lateral (veja a imagem), para que a tarraxa não encoste em você quando for tocar. Assim, você não corre o risco de esbarrar na correia, retirá-la da tarraxa e o seu ukulele acabar caindo.
Como fazer o furo para instalar a correia no ukulele?
Para fazer o furo, você vai precisar de:
- Pino com parafuso
- Fita crepe
- Caneta
- Chave de fenda
Como furar?
- Coloque um pedacinho de fita crepe para marcar o lugar que você vai furar;
- Com a caneta você vai um pontinho na fita para marcar o local exato;
- Com a chave de fenda, faça o pré-furo no local e, em seguida, comece a inserir o parafuso;
- Depois que o parafuso estiver no local, o ideal é deixá-lo no lugar e não retirá-lo, caso contrário, ele pode estragar o ukulele.
Dicas para não danificar o seu ukulele ao furar
Além das posições corretas, existem algumas dicas para prevenir que você estrague o seu ukulele. Veja abaixo:
Nunca coloque o parafuso direto
Ao instalar o pino, nunca coloque o parafuso diretamente no instrumento. O ideal é que você faça um furo prévio e, só depois, instale a tarraxa.
Isso porque, caso você já coloque o parafuso direto, ele vai empurrar a madeira do local e pode empenar ou rachar o seu ukulele.
Faça um furo menor do que o parafuso, de preferência da espessura que ele tem abaixo da rosca. Assim, a rosca vai dar a pressão ao ser instalada e ficar bem presa.
Conte com a ajuda de um luthier
Se você está inseguro, nada melhor que contar com a ajuda de um profissional. O luthier é justamente o especialista em construção e conserto de instrumentos musicais e saberá te auxiliar rapidamente com o seu problema e a um preço baixo, já que é um serviço simples.
Assim, você mantém seu ukulele em bom estado por mais tempo. Leia também como cuidar do seu ukulele para prolongar o tempo de vida!
Quer saber tudo sobre ukulele?
Se você é apaixonado por ukulele e quer continuar aprendendo e evoluindo nas suas técnicas com o instrumento, nossa dica é se tornar um membro do Clube do Ukulele.
Esta é a nossa comunidade de músicos, alunos e professores de ukulele, onde todos podem trocar conhecimento e se aprimorar juntos.
No Clube, você tem acesso a todos os cursos já criados (e que ainda serão criados) pelo projeto Como Tocar Ukulele, além de ter contato direto com os professores, ter acesso a materiais didáticos exclusivos e muitas dicas e eventos sobre o ukulele.
Quer saber mais e conhecer os benefícios? Veja agora tudo sobre o Clube do Ukulele e faça parte!


