como viajar com o ukulele

Como viajar com o ukulele? Cuidados no carro, ônibus e avião

Hoje vamos falar sobre como viajar com o ukulele da melhor maneira. É possível levar no carro, no avião ou de ônibus? É melhor levar o ukulele na bagagem de mão ou despachá-lo? Como proteger o ukulele durante as viagens?

Afinal, se tem algo que falamos muito por aqui é o quanto o ukulele é um instrumento versátil. Super leve e menor que outros instrumentos de corda, como o violão e a guitarra, você pode levá-lo para qualquer lugar. Inclusive aquela viagem com os amigos e com a família.

Mas, é claro que é preciso tomar alguns cuidados para conservá-lo. Assim, você terá seu instrumento novinho e em bom estado para tocar por muitos anos.

Para falar sobre o assunto, convidamos o luthier João Pedro, da Luteria Lacerda, que é especialista em ukuleles e dá várias dicas de como viajar com o ukulele. Assista ao vídeo:

Como viajar com o ukulele?

Viajar com o ukulele é muito bom e rende momentos inesquecíveis. Mas, é preciso tomar alguns cuidados para que não aconteça nada com ele durante a viagem. Veja algumas dicas:

1.      Tenha uma boa case ou bag

Se você quer viajar e levar o seu ukulele, a dica número 01 é: tenha uma boa case ou bag para transportá-lo.

Esses são dois tipos de proteção para transporte de instrumentos musicais, que ajudam a proteger contra impactos – como quando vai ficar no porta-malas, no bagageiro do avião, no manuseio pelas companhias aéreas ou de ônibus.

Além disso, ao viajar você provavelmente vai querer levar o ukulele para praças, parques, praias, bares e nesse transporte também há um risco que você pode evitar com as cases e bags.

Diferenças entre case e bag para ukulele

  • Rigidez: Enquanto a case para ukulele é rígida e tem uma proteção maior contra impactos, a bag é como uma bolsa, portanto, mais flexível. Existem muitos modelos de bag que são bastante acolchoados internamente, o que ajuda a proteger o ukulele, assim como as cases.
  • Versatilidade: a bag é mais leve que a case, na maioria dos casos, e mais fácil de guardar. Por isso, para o dia a dia pode ser mais interessante.
  • Preço: se você busca por uma solução mais em conta, a bag é a melhor opção, pois costuma ser mais barata que a case.

2.      Como viajar com o ukulele no avião

Se você vai percorrer longas distâncias e vai viajar de avião, o cuidado é redobrado. Afinal, existem os riscos de extravio, roubo ou danos em caso de despacho, riscos de ser jogado pelos profissionais dos aeroportos e companhias aéreas ou mesmo do seu instrumento ficar apertado junto com as bagagens de mão.

Então, a case é mais do que essencial. Mas, existem outros cuidados a tomar:

Leve como bagagem de mão

Prefira levar com você dentro do avião, como bagagem de mão. Lembre-se, apenas, que esse volume conta como uma bagagem (que substituiria uma mala de 10 kg, por exemplo).

Nesse caso, você deve observar as regras de bagagem da companhia aérea e da passagem que comprou, pois pode ser cobrado pelo volume extra.

No caso de viajar de ônibus, também é importante levar com você e evitar colocar no bagageiro.

Desaperte as cordas sempre antes de viajar

Desafrouxe bem as tarraxas e tire a tensão das cordas. Isso porque, dentro do avião, tanto a madeira do ukulele quanto as cordas são afinadas para as condições de umidade e pressão do lugar que você vive.

No avião, a cabine é pressurizada e, no local de destino, as condições também serão diferentes. Isso pode dar um choque no instrumento e as cordas vão sentir. É possível que os cavaletes estourem, o tampo ou outras partes do ukulele.

Ao chegar no destino, é só apertar as cordas novamente e afinar. Veja aqui como afinar o seu ukulele de um jeito muito fácil e gratuito.

3.      Como viajar com o ukulele no carro

No carro, a viagem é mais tranquila e os cuidados são menores. Ainda assim, é importante colocar o instrumento em uma proteção e, de preferência, leve-o no banco do passageiro ou no chão do carro.

No porta-malas, ele pode “sambar” e ser amassado por outros objetos que estiverem lá dentro.

Também é importante retirá-lo do carro caso o veículo esteja estacionado no sol. O calor intenso pode danificar bastante o seu instrumento.

Essas são as principais dicas de como viajar com o ukulele e conservá-lo bem durante a viagem. Agora, é só fazer as malas e aproveitar o seu momento!

Quer saber mais dicas sobre ukulele?

Aqui no Como Tocar Ukulele temos tanta paixão pelo instrumento, que decidimos reunir nossos milhares de alunos, junto com os professores e outros ukulelistas para formar o Clube do Ukulele.

Essa é uma comunidade voltada para o aprendizado e a troca de experiências sobre ukulele. Ao fazer parte, você pode fazer qualquer curso da nossa plataforma e ainda ter acesso a eventos de ukulele, lives, sorteios, materiais exclusivos e mais.

Quer saber mais e fazer parte? Veja agora tudo sobre o Clube do Ukulele!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima