como afinar ukulele

Como Afinar Ukulele: Soprano, Concert ou Tenor em 5 Passos

Saber como afinar ukulele é importante para tocar bem. Importante, não, essencial! Ninguém merece ouvir músicas desafinadas, não é mesmo? E toda vez que você for tocar, você precisa afinar as cordas, porque é comum que elas se desafinem naturalmente ao longo do tempo.

Mas muitas pessoas têm dificuldade de afinar o instrumento e vão procurar técnicas mirabolantes na internet ou até aplicativos pagos. Então, a gente veio desmistificar esse processo e ensinar como afinar ukulele de um jeito simples e que não tem como errar.

Vamos lá?

Como afinar ukulele Soprano, Concert e Tenor?

Aqui nós vamos ensinar tomando como base o ukulele na afinação padrão, que chamamos de afinação GCEA – Sol, Dó, Mi, Lá – que é a mais tradicional e usada no instrumento.

Os ukuleles Soprano, Concert e Tenor já estão nessa afinação, então se você tiver qualquer um desses, pode usar nossas dicas e seguir os passos abaixo:

Passo 1 – Baixe o aplicativo

Aqui a ideia é que você não precise gastar nada com isso, então vamos dar dica de dois aplicativos gratuitos para você baixar no celular.

Mas por que escolhemos estes? Existem diversos aplicativos gratuitos e pagos que cumprem a função, mas demos preferência para aqueles que mostram a frequência da afinação. Você já vai entender por quê.

Passo 2 – Saber o nome das cordas

Como afinar ukulele

Para quem é iniciante, essa dica é muito importante. Ela vai te ajudar a entender como afinar ukulele, mas também para entender como fazer os acordes e tocar qualquer música.

Para afinar, você precisa saber a ordem e o nome das cordas. No ukulele, contamos de baixo para cima.

  • A (Lá) – 1ª corda, ou seja, a de baixo, que está mais próxima do chão
  • E (Mi) – 2ª corda
  • C (Dó) – 3ª corda
  • G (Sol) – 4ª corda

É por isso que a afinação tradicional do ukulele se chama GCEA (Sol, Dó, Mi, Lá).

Passo 3 – Saber a frequência das cordas

Este aqui é o pulo do gato que torna essa forma como afinar ukulele infalível. Basicamente, você vai anotar em um papel a frequência de cada corda. Talvez você não se lembre das aulas de física, então saiba que a frequência é o número de ciclos que uma onda sonora faz por segundo. E isso define o som da nota musical.

Quando tocar a corda, essa mesma frequência vai aparecer no aplicativo de afinação e, assim, você saberá exatamente quando a corda estiver afinada.

Veja uma tabela com cada frequência para afinação:

Sol (G)392,00 Hz
Dó (C)261,63 Hz
Mi (E)329,63 Hz
Lá (A)440,00 Hz

Atenção: Se você usar um encordoamento Low G, a frequência da corda G deve ser 196 Hz.

Nem todos os aplicativos mostram a frequência, por isso que nós optamos pelos aplicativos de afinação que indicamos acima.

Passo 4 – Como afinar ukulele

Agora, é hora de realmente começar a afinar o ukulele. Abra o aplicativo e pegue seu instrumento.

Você deverá prestar atenção em apenas uma coisa na tela do celular: o número correspondente à frequência, que aparece no canto inferior direito do aplicativo e que tem um “Hz” ao lado.

Agora toque cada corda de uma vez, de cima para baixo, observando o número que aparece. Sempre que o número for diferente da nossa tabela, isso significa que o ukulele está desafinado.

  • Se a frequência estiver mais baixa, aperte a corda na tarracha correspondente à corda até que chegue no valor correto.  
  • Se estiver mais alta, afrouxe a corda pela tarracha.

Por fim, confira todas as cordas novamente, observando o aplicativo e, certifique que o instrumento está todo afinado, com aquele som gostoso como deve ser.

Passo 5 – Nunca tocar o ukulele desafinado

Este passo é uma promessa que você vai nos fazer: nunca tocar o ukulele desafinado. Isso porque a afinação é fundamental para a qualidade do som. Se você quer ser um bom músico, precisa prezar por isso, certo?

Ficou mais claro como afinar ukulele? Se preferir, também pode assistir um vídeo com o professor Mateus Augusto, aqui do Como Tocar Ukulele. Ele ensina todos os passos acima e você pode acompanhá-los pela imagem.

Para ter mais dicas sobre ukulele, você também pode participar de uma comunidade totalmente dedicada ao instrumento, com milhares de membros. No Clube do Ukulele, você tem acesso a um número ilimitado de aulas, biblioteca de músicas, materiais didáticos, troca com professores, sorteios e muitas outras vantagens.

Quer aprofundar seu aprendizado no ukulele? Saiba mais sobre o Clube do Ukulele.

clube do ukulele ebook como afinar ukulele
Clube do Ukulele como afinar ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima