Comprar ukulele usado vale a pena

Comprar ukulele usado vale a pena?

Quem busca um ukulele para comprar, muitas vezes se depara com opções que já foram usadas, mas com preço mais atraente que um instrumento novo. Mas, será que comprar ukulele usado vale a pena mesmo?

É sobre isso que vamos falar hoje, para te ajudar na decisão de qual ukulele comprar. Fizemos também um vídeo sobre o assunto, com o luthier João Pedro, da Luteria Lacerda, especialista em ukuleles. Assista agora:

Bom, a resposta para essa pergunta não é assim tão simples. Podemos dizer que: depende! Em geral, comprar ukulele usado vale a pena, mas nem sempre é recomendado. Entenda agora as situações em que compensa comprar de segunda mão e quando não compensa:

Quando comprar ukulele usado vale a pena?

Existem algumas situações que tornam o ukulele usado mais vantajoso que um instrumento novo, como quando:

  • O instrumento está mais barato que um novo e em bom estado;
  • É um ukulele de uma marca mais cara ou rara, que você só encontra no exterior e não tem no Brasil, por exemplo. Nesse caso, comprar de segunda mão é mais vantajoso do que viajar para fora e gastar muito mais dinheiro. É o caso do Pono e dos ukes da marca Ko‘olau, que só são vendidos no Havaí;
  • O vendedor é uma pessoa que você confia ou alguém que não toca há bastante tempo e quer se desfazer do instrumento;
  • Você já tem mais experiência em tocar ukulele e quer diversificar os seus instrumentos.
  • Você vai comprar um ukulele maciço. Instrumentos com tampos de madeira abeto, por exemplo, ficam melhores à medida que o tempo passa. No início, quando o ukulele acaba de ser produzido, a madeira ainda está se acostumando com o ambiente. Com o passar dos anos, ela vai secando e o som ficando mais bonito, com mais volume, mais timbre. Quando você compra um ukulele usado, você “pula” esse tempo de espera.

Comprou um ukulele usado? Veja quando trocar as cordas dele.

Quando não vale a pena comprar ukulele usado?

Porém, nem sempre a compra de segunda mão vale a pena. É preciso considerar que o ukulele é um instrumento relativamente barato – você encontra ukuleles de entrada por R$ 300 ou até menos.

Nesse caso, quando o ukulele é mais simples e voltado para iniciantes – como os ukuleles Shelby e Tagima, por exemplo, pode valer mais a pena comprar um instrumento novo, que você conhece a procedência e não vai gastar tanto com ele.

Comprar um instrumento usado que seja mais barato que isso pode ser aquele famoso “barato que sai caro”, já que você precisará, em breve, gastar com conserto, troca de peças e outras manutenções.

Isso porque os instrumentos mais simples costumam usar matéria-prima mais barata que, com o tempo, acaba sofrendo com o clima, pode acontecer uma torção de braço, empenamento e outros problemas.

Portanto, se o ukulele usado for mais antigo, você pode ter um instrumento em casa com pouco tempo de vida e muita necessidade de manutenção.

Depois que comprar o seu ukulele novo ou usado, é importante cuidar bem para que ele tenha mais longevidade. Veja como cuidar do ukulele.

Como escolher um ukulele usado?

Além de verificar a procedência do vendedor, a marca do ukulele e o estado em que o instrumento se encontra, é importante conferir também se o preço está condizente com o fato de ser usado.

Infelizmente, é muito comum encontrar (principalmente na internet) ukuleles usados mais caros que os novos do mesmo modelo e da mesma marca. Por isso, antes de comprar, pesquise antes nas lojas de instrumentos novos e compare os preços.

Está em dúvida sobre qual ukulele comprar? Temos um post completo sobre o assunto, é só clicar no link!

E se você quer continuar tendo acesso a muitos conteúdos e conhecimentos sobre o universo do ukulele, pode se tornar um membro do nosso clube de assinatura, o Clube do Ukulele.

Uma comunidade de milhares de amantes do instrumento, que dá acesso a todos os cursos do Como Tocar Ukulele, além de diversos benefícios exclusivos para os membros.

Quer saber mais? Conheça agora como funciona o Clube do Ukulele.

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima