violão ou ukulele

Violão ou ukulele, qual escolher?

Você quer começar a tocar um novo instrumento, acha muito legal aquelas pessoas que tocam para os amigos, na praia ou em uma festa, mas fica em dúvida sobre qual escolher: violão ou ukulele?

Realmente, os dois instrumentos são ótimos para levar para qualquer lugar, todo mundo gosta do som e você pode aprender de casa. Mas, escolher entre um dos dois é uma opção totalmente individual e eles podem ser bem diferentes.

Olha só quais são as particularidades de cada um e qual escolher entre violão ou ukulele!

Qual a diferença entre violão e ukulele?

Apesar de muitas pessoas acharem que o ukulele é simplesmente um violão pequeno, não é bem assim. De fato, ambos são instrumentos de corda e existem nas versões acústica e elétrica, mas as diferenças são inúmeras:

Diferença de som

A começar pelo som produzido, já que o ukulele tem duas cordas a menos que o violão (uke tem 4 e o violão, 6) e eles têm um tamanho bem diferente, o que gera um som também diferente.

O ukulele soa um pouco mais agudo que o violão, com volume mais baixo, embora não seja tão agudo quanto o cavaquinho, por exemplo.

Veja quais as diferenças entre ukulele e cavaquinho.

Quer saber como é o som do ukulele? Escute agora neste vídeo:

Ukulele é mais portátil

Por ser menor, o ukulele é também mais leve que o violão e muito mais fácil de transportar de um local para o outro.

Isso te dá mais flexibilidade no dia a dia, já que você pode colocar o instrumento na mochila e sair por aí ou até levar o ukulele no avião sem precisar despachar, quando for viajar.

Preço

O ukulele costuma também ser mais barato que o violão. E isso é um ponto muito importante a considerar, se você está começando.

O ideal é comprar um instrumento com bom custo-benefício, mas sem desembolsar muito dinheiro. E, à medida que você vai desenvolvendo melhor suas técnicas, pode investir em um modelo mais sofisticado.

A média de preço de um ukulele no mercado é R$ 300, enquanto o violão gira em torno de R$ 500, os modelos mais básicos.

Qual é mais fácil de aprender: violão ou ukulele?

É claro que isso vai variar de acordo com a pessoa que está aprendendo, mas, de maneira geral, o ukulele é um instrumento mais fácil de aprender do que o violão.

A começar pelo tamanho e pelo número reduzido de cordas, que fazem com que você precise fazer movimentos muito mais simples.

Com o ukulele, na mão direita, você só precisa usar dois dedos para fazer as batidas. E na mão esquerda, para fazer os acordes, você precisa de uma flexibilidade dos dedos menor, já que o braço é menorzinho.

Além disso, se você está em dúvida de qual curso de instrumento colocar o seu filho, saiba que o ukulele é mais fácil para crianças, por ter um encordoamento mais simples e, claro, por ter um tamanho menor.

Materiais disponíveis e acesso a cursos

Se você pretende aprender o instrumento em um curso presencial ou até aprender sozinho, existe uma oferta maior de cursos de violão do que ukulele nas cidades brasileiras.

Na internet, também existem mais materiais voltados aos tocadores de violão do que de ukulele. Mas, ainda assim, você encontra bastante conteúdo de qualidade sobre ukulele.

Se você quer aprender por um curso pela internet, pode contar com as escolas online, como a Como Tocar Ukulele, que contam com um material robusto, uma metodologia comprovada de ensino e professores capacitados para o ensino à distância.

Você, inclusive, pode começar com um curso totalmente gratuito de ukulele, que vai te ajudar a sair do zero até tocar suas primeiras músicas. Assim, você experimenta e vê se gosta mesmo de tocar esse instrumento.

Qual é o melhor: violão ou ukulele?

ukulele ou violão

Bom, saber qual é o melhor, violão ou ukulele é uma pergunta bastante difícil e isso varia conforme a opinião de cada um, o gosto musical e suas habilidades.

O que recomendamos é que você pense bem sobre as diferenças que falamos aqui e escolha o que for mais condizente com suas preferências.

Ou, melhor ainda, que tal tocar os dois? Comece com um instrumento e, quando você estiver tocando bem, nada impede de você começar um curso que ensine a tocar o outro.

É interessante dizer que as pessoas que já tocam violão, costumam ter mais facilidade para aprender ukulele, o que muitas vezes não acontece quando pensamos na lógica contrária. Ou seja, nem todo mundo que toca ukulele vai ter facilidade no violão.

As cifras são as mesmas para ukulele e violão?

Sim! Se você procura uma cifra de música na internet, por exemplo, pode ficar tranquilo que as notas serão as mesmas. A única diferença é a maneira de fazer os acordes, que é diferente no ukulele e no violão.

Porém, sempre que você for tocar, é interessante procurar cifras que sejam criadas especificamente para aquele instrumento. Afinal, por mais que um diagrama de acordes funcione para ambos, existem cifras que ficam mais bonitas no ukulele e outras no violão.

Como começar a aprender ukulele?

Se você estava em dúvida entre aprender violão ou ukulele e decidiu pelo segundo, pode começar a aprender na internet com cursos online, livros digitais, vídeos com tutoriais e outros.

Aqui na escola Como Tocar Ukulele temos diversas formas de ensinar a tocar, seja no nosso canal do YouTube ou na nossa comunidade “Clube do Ukulele”.

A comunidade é um clube de assinatura que você pode pagar mensalmente e ter acesso a todos os cursos onlines que já criamos por aqui. Além disso, você terá contato com milhares de membros e pode trocar dúvidas e experiências com outros alunos, professores e amantes do instrumento.

O clube ainda tem diversas vantagens, como sorteios, lives, troca de vídeos com os professores para tirar dúvidas, canal direto com eles, dentre outros.

Quer começar agora a aprender ukulele? Então, saiba tudo sobre o Clube do Ukulele e como assinar!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

1 comentário em “Violão ou ukulele, qual escolher?”

  1. Onde encontro para comprar online Ukulele de acrílico transparente e com luzes internas de led,psra presentear
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima