10 músicas para tocar no ukulele

10 Músicas para tocar no Ukulele e arrasar nas festas

Não tem nada melhor que estar em uma festa ou um encontro com os amigos e poder tocar seu ukulele e alegrar a todo mundo. Mas, também bate aquele medo de tocar e desagradar, afinal, gosto musical é bastante pessoal.

Este post é justamente para ser o coringa das festas! 10 músicas de estilos variados e que, geralmente, agradam a todo mundo. São opções para tocar quando alguém te pede uma palhinha e dá aquele branco das músicas do seu repertório.

É legal dizer que para arrasar em uma festa, o que importa é ter um repertório que anime as pessoas. Não se preocupe se você ainda não domina totalmente as técnicas ou não canta muito bem. O importante é tentar e ter um momento feliz com seus amigos.

E sabe o melhor? Para cada música que vamos falar aqui, tem um vídeo com aula completa ensinando a tocar no ukulele. Assim, você já pode sair treinando!

Vamos lá?

10 músicas para tocar no ukulele e mandar bem nas festas

Antes de começar a tocar, lembre-se sempre (sempre mesmo) de afinar o seu ukulele. Se você ainda não sabe fazer isso, é só clicar no link.

E caso você não tenha ukulele ainda, dá uma confirida no nosso post sobre Qual Ukulele Comprar.

Agora vamos às músicas para tocar no ukulele nas festas!

1.      Somewhere Over The Rainbow (Israel Kamakawiwo’ole)

Começando por uma cláaassica e queridinha do ukulele, que todo mundo adora e fica muito legal no instrumento: Somewhere Over the Rainbow.

A música é composta por Israel Kamakawiwo’ole, também conhecido com Bruddah IZ, que foi um compositor havaiano, descendente de uma linhagem pura de nativos do Hawaii. E é por isso que essa música casa tão bem com o ukulele, que a versão mais famosa é justamente com o instrumento.

Se você quer aprender a tocar, no nosso canal do YouTube tem uma aula completa ensinando a tocar essa música do jeito tradicional, mas também uma versão simplificada para ajudar a quem está começando.

2.      Riptide (Vance Joy)

Outra música que agrada a quase todo mundo, mesmo aqueles que não a conhecem, é Riptide, do Vance Joy.

Para que você entenda a atmosfera da música, Hannah Gilchrist, da revista Red Magazine, a traduziu da seguinte forma: “…a sensação ao escutar é que você deveria estar sentado em uma praia da Califórnia bebendo uma garrafa de cerveja enquanto seus amigos brincam nas ondas – não é surpresa que seja inspirada nas faixas dos anos 70”.

Quer aprender? Assista ao vídeo abaixo:

3.      Elephant Gun (Beirut)

Um misto de indie rock, folk e a música típica dos Bálcãs e do Leste Europeu, Elephant Gun é um dos hits do Beirut, uma banda norte-americana, e tem sua versão original já no ukulele.

Ela ficou famosa no Brasil quando foi usada como tema dos protagonistas da microssérie Capitu, da Globo, em 2008.

Vamos inserir para vocês uma versão simplificada com o tutorial de como tocar Elephant Gun, já que essa música pode ser bastante complexa:

4.      Parabéns pra Você

E agora, vamos simplificar: se é festa de aniversário, não pode faltar um Parabéns pra Você, né? Se você tocar essa música na festa ou enviar um vídeo tocando para o aniversariante, ainda estará o presentando com um momento especial.

Veja como tocar Parabéns pra Você no ukulele:

5.      Can’t Help Falling In Love (Twenty One Pilots)

Você talvez tenha lido o título e pensou “mas Can’t Help Falling in Love não é do Elvis Presley?”. De fato, a música original foi eternizada na voz dele e faz parte da trilha sonora do filme ‘Blues Hawaii’, de 1961.

A canção original, porém, foi composta em francês, como “Plaisir d’Amour”, de Jean Paul Egide Martini, em 1784. Siiim, esta música existe desde o século XVIII!

Mas, aqui, nós vamos ensinar como tocar a versão do Twenty One Pilots, já que ela é tocada no ukulele.

6.      Anunciação (Alceu Valença)

Estava faltando música popular brasileira aqui na lista, não é? Então, vamos de Alceu Valença! Esta música nós temos certeza de que mais da metade da festa vai sair cantando com você.

Sabia que Anunciação foi a música mais tocada entre 2015 e 2019? Composta na década de 80, Alceu conta que escreveu em um dia tranquilo no quintal, enquanto brincava de tocar uma flauta transversal.

De forma super espontânea, ele nega as diversas interpretações que as pessoas fazem da letra – que é uma música religiosa, política, feita para o filho que iria nascer, de amor… Para ele, é uma música aberta ao que o ouvinte quiser interpretar.

Quer aprender a tocar? Veja o tutorial abaixo, voltado para os iniciantes no ukulele:

7.      Asa Branca (Luiz Gonzaga)

Outro clássico da música brasileira é Asa Branca, de Luiz Gonzaga, considerada o “hino do sertão nordestino”. Ela foi composta há mais de 70 anos e até hoje é uma das principais músicas brasileiras.

Veja como tocar Asa Branca no Ukulele:

8.      Hakuna Matata (Disney)

Quer deixar TODO MUNDO feliz? Mas todo mundo mesmo? Toque Hakuna Matata e os seus problemas você vai esquecer 😉

Nem todo mundo sabe, que a música parte da trilha sonora de Rei Leão, da Disney, foi composta por ninguém menos que Elton John, junto com Tim Rice.

Veja o tutorial completo:

9.      Me Namora (Edu Ribeiro e Natiruts)

Se você quer agradar a galera do reggae, Me Namora é uma música muito legal de tocar no ukulele e arrasar na festa.

O melhor dessa música é que ela é fácil de tocar no ukulele, então mesmo as pessoas mais iniciantes conseguem aprender. Veja o tutorial:

10.  Proibida pra Mim (Charlie Brown Jr.)

E agora chegamos à última música dessa festa arrasadora que você criou para a sua família e seus amigos. Com esse repertório, temos certeza de que todo mundo vai curtir.

Charlie Brown já se tornou um clássico das festas e, na verdade, de qualquer lugar que você vai. Sabia que entre 2013 e 2018, desde a morte de Chorão, Proibida Pra Mim foi a música mais tocada em bares, restaurantes, shows, hotéis e outros locais? Este é um dado do ECAD.

No último tutorial por aqui, nosso professor Mateus Augusto ensina uma versão bem simples para tocar essa música no ukulele. Olha só:

Quer aprender a tocar ukulele de uma vez por todas?

Se você gostou das músicas que colocamos aqui, mas quer expandir seu repertório e ficar craque no instrumento, você pode fazer parte do nosso Clube do Ukulele!

O clube é uma comunidade em que você tem acesso a todas as aulas e todos os cursos que já criamos aqui na escola Como Tocar Ukulele. Além dos vídeos, você terá acesso a materiais, pode participar dos nossos sorteios, luaus, lives e outras programações para aprender a tocar ukulele super bem.

Quer conhecer a comunidade? Veja agora tudo sobre o Clube do Ukulele!

clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima