ukulele dedilhado

3 músicas para TURBINAR com dedilhado no ukulele

Tocar suas músicas preferidas no ukulele é uma delícia, principalmente quando você ganha a autonomia de aprender as cifras e pode levar o instrumento para qualquer lugar. Mas, será que você está ficando só no “basicão”?

Hoje, vamos te mostrar como deixar três músicas MUITO mais interessantes e com mais tempero, usando o dedilhado. Assim, você vai realmente tocar como um profissional.

Vamos lá?

Se quiser aprender com uma aula em vídeo, é só assistir aos nossos professores Thiago Luiz e Mateus Augusto, da escola Como Tocar Ukulele. Esta foi uma aula online gravada para os membros do Clube do Ukulele e que está disponível também para você, no YouTube:

3 músicas para incluir um dedilhado muito legal

Nós vamos ensinar como tocar três músicas que têm a mesma batida e como adicionar dedilhados e substituições em cada uma delas. Assim, você vai poder ver como pode incrementar a sua música e torná-la diferente do que você costuma tocar, em uma versão com mais elementos, técnicas e, claro, um som mais legal!

As músicas serão:

  • Flores, do Titãs
  • Dona Maria, do Thiago Brava
  • Love me Do, dos Beatles

A batida usada nelas é a Pop 1, que é a mais básica do ukulele, que provavelmente você já conhece e já sabe fazer:

batida pop 1 ukulele dedilhado

Flores, Titãs

Esta é uma música muito simples de tocar no ukulele e você vai precisar de apenas dois acordes: C e Fadd9.

Para o dedilhado, vamos usar um também muito básico no instrumento, que é o dedilhado PIMA (P-I-M-A ou polegar, indicador, médio e anelar).

Basicamente, você vai dedilhar de cima para baixo, usando essa sequência de dedos nas cordas G, C, E e A. Lembrando que no refrão, a velocidade aumenta, como você pode conferir no vídeo da aula.

Dona Maria, Thiago Brava

Para tocar a música Dona Maria, que é um estilo sertanejo, você pode usar a mesma batida, mas os acordes serão: C, G, Am e F, que são os acordes mágicos do ukulele.

E se você quer tocar de um jeito diferente, pode fazer os dedilhados. O PIMA também funciona para esta música, mas vamos te mostrar outro para aumentar o seu repertório.

O dedilhado será um “sobe e desce” nas cordas, com a ordem P-I-M-A-M-I-P-I.

Love Me Do, Beatles

Para tocar esse clássico dos Beatles você vai usar os acordes G, C e D.

O dedilhado será o que chamamos de “dentro e fora”, ou seja, você toca primeiro as cordas de dentro (C e E) e depois as de fora (G e A).

Aprenda mais técnicas para o ukulele

Se você gostou dessas novas maneiras de tocar o seu ukulele, uma dica é fazer um curso, para aprender com professores capacitados e com uma metodologia de aprendizado que realmente funcione.

Por aqui, sugerimos fazer parte da comunidade Clube do Ukulele. Nela, você terá acesso aos cursos já criados aqui na nossa escola online, pode trocar vídeos de dúvidas com os professores e ainda ter muitos materiais didáticos para te ajudar a aprender. A metodologia segue o seu estágio de aprendizado, sempre respeitando o seu tempo.

Além das aulas, você também poderá participar de saraus, aulas ao vivo pelo YouTube, sorteios e muitos outros benefícios.

Gostou da ideia? Então, conheça agora como funciona o Clube do Ukulele e como se tornar um membro da melhor comunidade de ukulelistas do Brasil!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima