Fazer pestanas nos instrumentos de corda, como o ukulele, é um desafio para muita gente. A pestana é aquela posição que você faz, geralmente, com o dedo indicador esquerdo e que tem a função de segurar todas ou várias cordas na mesma casa, de uma só vez.
A técnica exige um pouquinho de força, mas basicamente de técnica e é sobre isso que vamos falar hoje. Mostrar dicas simples, mas muito eficazes, que vão revolucionar o seu jeito de fazer a pestana.
Dicas para transformar a sua pestana
Veja alguns segredos para fazer uma pestana sem erros:
1. A força vem do dedo polegar
O primeiro passo é entender que a pestana deve funcionar como se você estivesse pressionando uma caneta sobre as cordas, ou seja, o dedo indicador deve ficar sempre firme e reto.
Mas o pulo do gato é que você não precisa fazer tanta força com o dedo indicador. Muitos iniciantes reclamam que o dedo fica dolorido e isso acontece porque a força está posicionada no dedo errado. O ideal é que você faça a pressão com o polegar, que fica logo atrás do indicador, na parte traseira do braço do ukulele.
Isso dará mais firmeza e removerá a sensação incômoda que fica do contato das cordas com a pele.
2. Incline um pouco o dedo
O dedo indicador totalmente reto também não tem um efeito legal no som da pestana, pois ele tem uma parte mais “fofinha”, que acaba amortecendo a força. Se você inclinar um pouco o dedo e colocar mais o ossinho, a pressão será maior, saindo um som mais bonito.
Para ajudar nessa inclinação, basta deslizar um pouquinho o polegar para frente e a mão já fará a torção necessária.
Tem dificuldades nas técnicas? Veja um exercício destrava dedos!
Exercício para revolucionar a sua pestana
Agora, é hora de praticar. Uma pestana (assim como qualquer técnica no ukulele), só ficará com som claro e limpo se você treinar. Com o tempo, você percebe a evolução e não terá mais dificuldade.
Para te ajudar, vamos mostrar um exercício simples que você pode fazer e praticar sempre que puder, até que sua pestana fique perfeita.
Acompanhe pelo vídeo abaixo para facilitar o entendimento:
Treino 1 – Pestana solta

Vamos começar com uma pestana de apenas duas cordas, para facilitar.
Na segunda casa, coloque o indicador sobre as duas cordas de baixo e agora vá caminhando com o dedo para a casa 3, 4 e 5, sucessivamente. Isso vai te ajudar a entender como mover a pestana, quando for inserir os acordes.
Depois, suba o dedo e pegue mais uma corda (a 3ª de baixo para cima). Apenas a corda de cima ficará solta. Repita o movimento, caminhando da casa 2 para a 5.
Ao pressionar as três cordas na casa 2, você está fazendo o acorde G7 (Sol maior com sétima). Na casa 3, já muda para Cm (Dó menor).
Em seguida, você pode subir o dedo para pegar todas as cordas, fazendo a pestana completa. Na 3ª casa, você faz o Cm7 (Dó menor com sétima) e na 4ª casa, o C#m7 (Dó sustenido menor com sétima).
A ideia é ir variando entre esses acordes para se acostumar a fazer a pestana.
Veja quais são os acordes menores no ukulele.
Treino 2 – Pestanas com mais notas

Agora, nós vamos inserir os outros dedos da mão esquerda para fazer outros acordes, que serão os acordes maiores.
Começando pelo acorde C (Dó maior), coloque a pestana na 3ª casa, pressionando apenas as duas primeiras cordas. Com o dedo médio, aperte a terceira corda na 4ª casa.
Depois, posicione o dedo 3 na quarta corda e vá seguindo o desenho dos acordes para formar os seguintes (C#, Só sustenido, e B, Si maior), conforme a imagem acima.
Repita algumas vezes até que o som fique limpo. Lembre-se que sempre que você caminha de casa, o polegar deve vir junto, formando uma pinça.
Saiba quais são os acordes dominantes no ukulele.
Treino 3 – Acordes menores com dedo 3

O terceiro treino tem o objetivo de te ajudar a fazer acordes que têm a pestana com três cordas, mas com o dedo 3 duas casas adiante e na quarta corda (de baixo para cima). Isso requer uma abertura de dedos um pouco maior, com mais flexibilidade e, por isso, algumas pessoas têm dificuldade.
Veja como posicionar a mão de acordo com os acordes na imagem (Dm, C#m, D#m).
Treino 4 – Pestana completa com dedo 3

Já no treino 4, você vai praticar fazer a pestana completa, mas com o dedo 3 duas casas adiante e na primeira corda (de baixo para cima), que também costuma ser uma dificuldade.
Tenha em mente sempre que o foco é no polegar, para não sobrecarregar o dedo indicador.
Repita estes treinos algumas vezes, pratique devagar e não desista! Uma dica importante para ficar cada vez melhor nessas técnicas é treinar músicas que tenham pestana na cifra. Assim, você pratica tocando de verdade e vai ganhando mais destreza.
Quer evoluir sempre no seu aprendizado?
A melhor maneira de continuar sempre evoluindo é reunir os seguintes fatores: aulas com professores capacitados, prática no dia a dia e aprendizado gradual. Se você tenta tocar e logo quer desistir, lembre-se que ter o acompanhamento em um curso fica muito mais fácil e você enxerga rapidamente a sua evolução.
O Clube do Ukulele é justamente esse espaço. Uma comunidade que você assina mensalmente e tem acesso a muitos cursos completos de ukulele, com base no seu nível de aprendizado, e pode seguir sempre aprendendo e melhorando suas técnicas.
Além das aulas online, o clube dá acesso a sorteios, saraus, lives, materiais didáticos, dicionário de acordes e muitas outras vantagens.
Veja agora mais sobre o Clube do Ukulele e faça a sua assinatura agora mesmo!


