o que são acordes dominantes

O que são acordes dominantes? Qual a função deles na música?

Se você está aprendendo música, seja musicalização, tocar ukulele, violão, piano ou outros instrumentos, é importante entender o que são acordes dominantes e quais as diferenças em relação aos outros tipos de acordes.

Compreender a função deles na música te dará mais embasamento para tocar e, quem sabe, até compor!

Bom, mas então vamos lá…

O que são acordes dominantes?

Basicamente, os acordes dominantes são os acordes maiores com sétima, por exemplo D7 (ré com sétima).

Dentro do campo harmônico, os acordes têm diferentes funções – um campo que chamamos de harmonia funcional. No caso dos dominantes, eles têm a função de criar uma “tensão” na música para, em seguida, entrar em um “relaxamento”.

No vídeo abaixo, o professor Thiago Luiz, da escola Como Tocar Ukulele, exemplifica bem essa tensão com o conceito da pergunta. Como se o acorde dominante deixasse uma pergunta no ar, que será respondida em seguida por um acorde maior, da mesma tonalidade.

  • Tonalidade de C: acordes C e G7
  • Tonalidade de D: D e A7
  • Tonalidade de E: E e B7
  • Tonalidade de F: F e C7
  • Tonalidade de G: G e D7
  • Tonalidade de A: A e E7
  • Tonalidade de B: B e F#7

Entenda as notas musicais e escalas no ukulele.

Pode parecer abstrato, mas a nossa dica é que você assista ao vídeo para escutar os sons dos acordes e entender, na prática, o que são acordes dominantes.

No vídeo, você consegue ainda fazer um ótimo exercício para entender bem a função dos acordes dominantes na harmonia de músicas tocadas no ukulele.

Se você tem dificuldade de trocar de um acorde para outro enquanto está tocando, não deixe de conferir este conteúdo exatamente sobre o assunto, que também traz um exercício para que você possa praticar em casa.

Lembre-se que você só consegue evoluir em um instrumento se praticar bastante, ou um pouquinho todos os dias.

Dicionário de acordes

Para quem não sabe fazer os acordes corretamente ou quer conhecer variações na forma de posicionar os dedos para obter os mesmos sons, você pode conferir o Dicionário de Acordes do Como Tocar Ukulele.

Assim, você não precisa decorar os acordes e ainda pode aprender as variações para facilitar na hora de tocar.

Lá temos todos os acordes, não só os dominantes, para que você possa consultar sempre que precisar.

Quer aprender mais sobre música e ukulele?

Se você está interessado em aprender como tocar ukulele bem e quer conhecer mais teorias e atividades práticas, a dica é fazer um curso que tenha uma boa metodologia de ensino, com professores capacitados.

Aprender sozinho é possível, mas com a ajuda de um professor, você evolui muito mais rápido, com mais técnica.

Para isso, nós criamos o Clube do Ukulele, uma plataforma que reúne todos os cursos que já criamos sobre ukulele e você ainda terá acesso aos próximos cursos que publicarmos.

O clube ainda dá acesso a lives exclusivas, sorteios, eventos, materiais didáticos e muito outros benefícios para que você se torne um ukulelista cada vez melhor!

Quer saber mais? Então, veja agora como funciona o Clube do Ukulele.

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima