músicas para homenagear as mulheres no ukulele

4 músicas para homenagear as mulheres no ukulele

O Dia Internacional da Mulher é uma data especial, celebrada em todo o mundo no dia 8 de março. Mas, a verdade é que homenagear as mulheres deveria ser uma atitude de todos os dias do ano, por sua luta pela equidade de direitos, pelas conquistas nos últimos tempos e por tudo que elas representam para a sociedade.

Por isso, se você quer homenagear uma mulher especial em sua vida ou até fazer uma surpresa de Dia das Mulheres, hoje vamos ensinar como tocar 4 músicas para homenagear as mulheres no ukulele.

E é claro que essas músicas não poderiam deixar de ser feitas por mulheres musicistas. Mulheres que mudaram o rumo da música no Brasil e no mundo e deixaram sua marca para mostrar a força feminina na indústria cultural.

Quer aprender? Então, vamos lá!

1.      Erva Venenosa (Rita Lee)

Cantora, compositora, multi-instrumentista e a “Rainha do Rock Brasileiro”, Rita Lee não poderia deixar de figurar nessa lista especial. Afinal, é uma das mulheres mais influentes do país e criou e cantou clássicos do rock nacional que fazem sucesso ainda hoje.

“Erva Venenosa” é uma versão de uma música “Poison Ivy”, dos The Coasters, gravada no fim da década de 1950. No Brasil, ficou famosa na voz de Rita Lee, mas já teve diversas regravações inusitadas, como as versões dos Inimigos da HP, do Chiclete com Banana e da banda KLB.

2.      Me Adora (Pitty)

De uma geração um pouco mais recente de mulheres roqueiras, Pitty também é uma voz feminina revolucionária, vinda da Bahia, um local marcado por outras expressões musicais, como o axé e a MPB.

Na música “Me Adora”, Pitty deixa um recado em forma de desabafo, para que as pessoas deem valor umas às outras, antes que elas vão embora: “Não espere eu ir embora pra perceber… que você me adora!”

3.      Eu Sei De Cor (Marília Mendonça)

Se você é uma pessoa que gosta mais de sertanejo do que rock, tudo bem. Na nossa lista de músicas para homenagear as mulheres no ukulele, selecionamos ninguém menos que Marília Mendonça. A líder do “feminejo” e uma das grandes perdas da música nacional dos últimos anos, Marília revolucionou o sertanejo no país, empoderando e colocando a mulher como protagonista de suas letras.

“Eu Sei de Cor” acabou se tornando um dos maiores hits da artista, embora não seja uma canção autoral. Após a sua morte, em 2021, a música foi cantada por Luan Santana, Naiara Azevedo e outros artistas e ainda foi a canção escolhida para homenagear a cantora durante o Grammy Latino daquele ano.

4.      Easy On Me (Adele)

E se já falamos muito da música brasileira, nada melhor que tocar para a mulher que você gosta uma das cantoras internacionais mais românticas dos últimos tempos, a Adele.

“Easy On Me” foi o primeiro single da cantora britânica após um hiato de composição de mais de 5 anos. Uma balada de piano no gênero Soul, a música fala de perdão, arrependimentos e nostalgia, em um pedido de Adele ao seu filho, após o seu divórcio.

Para conferir as quatro músicas sendo tocadas no ukulele, confira este vídeo gravado pela Fernanda Resende, do Como Tocar Ukulele, com um pot-pourri dessas canções:

Quer aprender a tocar ukulele?

Se você tem vontade de se tornar um ótimo ukulelista e poder tocar diversas músicas para se divertir em casa, para agradar pessoas queridas ou mesmo tocar em festas, não pode deixar de fazer um bom curso de ukulele, certo?

No Clube do Ukulele, você tem acesso a todos os cursos da plataforma Como Tocar Ukulele, com aulas e atividades teóricas e práticas sobre o instrumento. Nos vídeos, nossos professores seguem uma metodologia que já ensinou milhares de alunos a tocar, com técnicas que seguem um aprendizado gradual.

Além dos cursos, o clube ainda permite que você troque vídeos com os professores, conheça outros membros ukulelistas, dá acesso a materiais, luaus, saraus, sorteios e muitos outros benefícios.

Quer fazer parte do Clube do Ukulele para tocar qualquer música? Então, clique no link e saiba mais informações!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima