notas musicais no ukulele

Notas Musicais no Ukulele para Iniciantes

Quando você começa a aprender a tocar, precisa dominar as notas musicais no ukulele. Afinal, isso vai te ajudar a entender as melodias, as cifras, fazer os dedilhados, posicionar bem os dedos nos acordes e até a cantar melhor enquanto estiver tocando.

Por isso, vamos te mostrar quais são as notas musicais no ukulele e como tocá-las de forma isolada no instrumento.

Aprender essas teorias musicais é muito importante para quem está aprendendo a tocar um instrumento, pois te ajuda a compreender o porquê de estar fazendo aquele acorde ou tocando daquela forma.

Então, vamos lá?

Quais são as notas musicais no ukulele

Você provavelmente já conhece as notas musicais que chamamos de ‘naturais’, que são o Dó (C), Ré (D), Mi (M), Fá (F), Sol (G), Lá (A) e Si (B). O que nem todo mundo sabe, é que existem outras notas que ficam entre elas, chamada de “notas alteradas”.

Essas notas são o Sustenido (simbolizado pelo #) ou o Bemol (♭). Mas, o que é isso?

Quando você pensa a escala de notas do grave para o agudo (dó, ré, mi, fá…), ou seja, de forma ascendente, você chamará as notas alteradas, que ficam entre elas, de Sustenido.

Se você fizer o movimento contrário, descendente, do agudo para o grave (…fá, mi, ré, dó), as notas alteradas serão chamadas de Bemol. Elas são as mesmas notas, porém chamadas de nomes diferentes.

  • Então uma escala ascendente de notas musicais ficaria: Dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá#, Si
  • E a escala descendente seria: Si, Si♭, Lá, Lá♭, Sol, Sol♭, Fá, Mi, Mi♭, Ré, Ré♭, Dó.

Importante dizer que entre o Mi e Fá e entre o Si e o Dó, não há sustenido ou bemol.

Neste vídeo abaixo, o Mateus, criador do projeto Como Tocar Ukulele, mostra de forma bem didática e visual como essas notas são apresentadas no piano. Assim, você conseguirá entender melhor o que estamos dizendo:

Como localizar as notas musicais no ukulele?

No ukulele, você caminha (de forma ascendente ou descendente) nas notas musicais quando avança de casa no braço do ukulele. Ao pressionar a corda e tocá-la sequencialmente de casa em casa, você está tocando novas notas.

O ukulele é, normalmente, afinado em Dó, com a afinação GCEA. Isso significa que, de baixo para cima, você tem as cordas Lá (A), Mi (E), Dó (C) e Sol (G).

Por exemplo:

Se você toca a 3ª corda (C) do ukulele solta, você está tocando a nota Dó. Mas se avança uma casa, ou seja, aperta a corda C na primeira casa, está tocando o Dó# ou Si♭.

Se toca a 4ª corda solta, você toca o Sol (G). Se pressiona a corda na primeira casa, Sol Sustenido ou Lá Bemol (G# ou A♭). Na segunda casa, será a nota Lá (A). E assim sucessivamente.

Notas musicais são diferentes de acordes

Como você pôde ver, as notas musicais no ukulele ficam representadas em apenas um ponto das casas e da corda. Se você aperta várias notas juntas, com diferentes dedos, está formando um acorde.

Acordes são conjuntos de notas musicais, tocadas de forma simultânea.

Veja também os primeiros acordes para iniciantes:

As notas musicais no ukulele Soprano são iguais às do Concert?

Existem diferentes tipos de ukulele e isso gera muita dúvida, principalmente entre quem está começando.

Porém, é interessante entender que o ukulele Soprano, o ukulele Concert e o Tenor contam com a mesma afinação (GCEA). Assim, as notas musicais no ukulele serão as mesmas, independente do tamanho e modelo que você escolher. Com isso, a forma de fazer os acordes e dedilhados será igual.

Aprenda a tocar cada vez melhor

Se você gostou de aprender sobre as notas musicais no ukulele, saiba que aliar a teoria musical à prática é a melhor maneira de avançar e tocar cada vez com mais domínio e destreza.

Contar com a ajuda de um professor e de outros ukulelistas pode te ajudar a evoluir muito. Foi pensando nisso que criamos o Clube do Ukulele, uma comunidade com milhares de pessoas que tocam o instrumento e que compartilham seu conhecimento e suas experiências.

Ao fazer parte do clube, você tem acesso a inúmeras aulas e cursos de ukulele, sorteios, saraus, materiais exclusivos, promoções e outros.

Quer conhecer mais? Acesse a página do Clube do Ukulele e entenda melhor!  

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
Clube do Ukulele

1 comentário em “Notas Musicais no Ukulele para Iniciantes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima