Saber como trocar as cordas do ukulele é muito importante para qualquer pessoa que toca o instrumento. Afinal, hora ou outra, suas cordas vão ficar gastas, velhas e podem até arrebentar.
Cordas velhas também podem tornar o som pior ao tocar e você não vai querer que isso aconteça, certo?
Já falamos por aqui sobre qual o melhor momento para trocar as cordas, com a ajuda de um luthier profissional, que ensina o tempo certo para fazer a substituição e como conservar melhor o seu instrumento.
Agora, vamos ensinar, passo a passo, como trocar as cordas do ukulele em casa, sem precisar pedir a ajuda de um profissional.
Como trocar as cordas do ukulele em 5 passos
Trocar as cordas do jeito certo é muito importante, já que se você fizer algo errado, pode ser difícil afinar o instrumento (e mantê-lo afinado).
O ideal é que você faça isso mais ou menos a cada seis meses, porque é uma forma de dar uma renovada no som do seu ukulele.
Para começar, é interessante dizer que não há um tipo de encordoamento ideal para o ukulele. Tudo vai depender do seu gosto pessoal, do seu orçamento e outros fatores. Então, escolha o de sua preferência.
Se você ainda estiver em dúvida, veja aqui um vídeo sobre as diferentes cordas do ukulele:
O que você vai precisar para trocar as cordas?
- Do ukulele já com as cordas antigas removidas
- O pacote com o novo encordoamento
- Um afinador, que pode ser um app do celular
- Uma tesoura ou cortador de unha
- Opcional: um encordoador, que é um objeto específico para colocar as cordas no instrumento e pode ajudar bastante no processo
- Materiais para limpeza do ukulele.
Veja como limpar o ukulele e cuidar para que ele dura mais tempo.
Como tudo em mãos, vamos aos 5 passos de como trocar as cordas do ukulele:
Passo 1: Amarrar as cordas no cavalete
Abra o encordoamento e repare que as cordas vêm separadas dentro do pacote. Elas estarão indicadas com G, C, E e A, para que você saiba qual corda ficará em cada posição do ukulele.
Comece pela quarta corda, a G (Sol). Pegue uma ponta da corda e passe-a no buraquinho do cavalete e dê um nó.
Se você prefere aprender em vídeo para visualizar como fazer, o Mateus, criador do projeto Como Tocar Ukulele, já gravou um vídeo exatamente sobre isso, veja só:
Passo 2: Amarre a corda na tarraxa
Agora que a corda está firme no cavalete, você vai amarrar a outra ponta na tarraxa correspondente.
Passe a ponta dentro do buraquinho da tarraxa. Depois, passe a ponta por baixo da corda e dê mais uma volta. Ela fica como se fosse um espiral.
Passo 3: Fixe a corda e afine
Continue segurando a corda, já que ela ainda não está presa, para que não solte as voltas que você deu, e aperte a tarraxa. Isso fará com que a corda fique bem presa.
Nessa parte, você também pode usar o encordoador para girar a tarraxa e apertá-la mais facilmente.
Com a corda fixa, é hora de afinar. Já ensinamos aqui o passo a passo completo de como afinar o ukulele, de um jeito super simples e que não tem erro. Clique no link se você não sabe fazer a afinação.
É normal que a corda desafine a todo momento, logo depois que você faz a troca. Continue afinando sempre que for tocar e, com o tempo, isso vai se estabilizar.
Passo 4: Acabamento
Se você está com a tesoura, corte a sobra de corda que fica próxima à tarraxa. Você vai cortar apenas o excesso, deixe cerca de um dedo de corda solta, pois isso vai facilitar na hora de fazer uma nova troca.
Caso não tenha um objeto para fazer o corte, dê voltas enrolando a corda até que a ponta fique mais curta.
Passo 5: Repita
Agora que a primeira corda foi colocada, basta você repetir o mesmo processo com as demais. Lembre-se sempre de afinar o instrumento após cada troca.
Ficou mais claro como trocar as cordas do ukulele? Então, agora é hora de colocar os passos em prática e começar a tocar!
Aprenda mais sobre o universo do ukulele
Se você está aqui, provavelmente, é um apaixonado por ukulele. Então, que tal fazer parte a maior comunidade de ukulelistas do Brasil e ter acesso a um monte de benefícios?
Estamos falando sobre o Clube do Ukulele, um clube de assinatura que dá acesso a uma infinidade de cursos da escola Como Tocar Ukulele, a materiais exclusivos, a eventos com outros alunos e professores e muito mais.
No clube, você pode tirar suas dúvidas e evoluir muito mais rapidamente no aprendizado.
Quer saber mais? Então conheça agora tudo sobre o Clube do Ukulele!