Já mostramos aqui todos os acordes maiores e, agora, chegou o momento de apresentar a vocês, ukulelistas aprendizes, os acordes menores no ukulele!
Vamos mostrar um a um, para que você saiba como posicionar os dedos da mão esquerda e possa fazer o acorde corretamente. Lembre-se que o segredo para dominar os acordes é praticar! Quanto mais você treinar, mais fácil ficará de fazê-los e de realizar a transição entre um acorde e outro. Além de deixar o som mais bonito, não é?
Antes de começar a aprender os acordes, lembre-se da nossa dica master: afine o seu ukulele!
O que são os acordes menores?
O significado mais utilizado para definir os acordes menores é o seguinte: “Acorde menor é um acorde formado por uma tríade menor: a primeira, a terceira e a quinta notas de uma escala menor natural”.
Tríade significa um conjunto de três notas musicais:
- I: Uma tônica, que é a principal e que mais se sobressai no acorde, dando nome a ele. Ex: a tônica do A (lá maior) é a nota Lá.
- III: Uma terça, que seria a terceira nota que vem depois da tônica. Ex: no caso do acorde A, a terça seria o Dó# (pensei na sequência Lá, Si e Dó)
- V: Uma quinta, que seria a quinta nota que vem depois da tônica (no nosso exemplo, seria o Mi – Lá, Si, Dó, Ré e Mi)
Para definir se o acorde é maior ou menor, é preciso verificar se a terça é maior ou menor. No caso do nosso Dó# ele é maior e, por isso, o acorde A é chamado de maior.
Quais são os acordes menores?
Existem, inicialmente, 7 acordes menores: Cm (Dó menor), Dm (Ré menor), Em (Mi menor), Fm (Fá menor), Gm (Sol menor), Am (Lá menor) e Bm (Si menor).
Porém, além desses, existem ainda as variações de tons e semitons, que vêm acompanhados do b “bemol” e do # “sustenido”.
E também aqueles acompanhados de números: 7, 9, 6, que são os acordes com sétima, nona etc.
Como fazer os acordes menores no ukulele?
Para fazer acordes, você deve seguir o desenho padrão de cada um deles. As bolinhas mostram onde você deve posicionar os dedos da mão esquerda para formar o acorde.
Para aprender exatamente como fazer os acordes menores no ukulele e conferir dicas do nosso professor Thiago Luiz, da escola Como Tocar Ukulele, assista ao vídeo abaixo e ele mostrará passo a passo, acorde por acorde. Ele também mostra como fazer uma variação para cada acorde, assim você pode usar quando precisar.
Lembre-se que, para ficar craque nos acordes, é preciso praticar. Seja com exercícios específicos ou mesmo tocando músicas. À medida que você se depara com os acordes menores em cifras e começa a tocá-los, a posição dos dedos vai ficando mais natural.
Aprenda a tocar ukulele bem!
Se você está empenhado em aprender a tocar ukulele, fazer os acordes bem e outras técnicas, é importante seguir um método de ensino que vai te fazer evoluir pouco a pouco.
Pensando nisso, criamos o Clube do Ukulele, que é uma plataforma completa para quem quer aprender. Lá estão disponíveis todos os cursos que já criamos, saraus, dicionário de acordes e muito mais. Quem faz parte do clube ainda pode concorrer a sorteios e trocar vídeos com os professores para tirar suas dúvidas.
Gostou da ideia? Então, veja mais sobre o Clube do Ukulele e como participar!