acordes menores no ukulele

Acordes Menores no Ukulele: Guia Definitivo!

Já mostramos aqui todos os acordes maiores e, agora, chegou o momento de apresentar a vocês, ukulelistas aprendizes, os acordes menores no ukulele!

Vamos mostrar um a um, para que você saiba como posicionar os dedos da mão esquerda e possa fazer o acorde corretamente. Lembre-se que o segredo para dominar os acordes é praticar! Quanto mais você treinar, mais fácil ficará de fazê-los e de realizar a transição entre um acorde e outro. Além de deixar o som mais bonito, não é?

Antes de começar a aprender os acordes, lembre-se da nossa dica master: afine o seu ukulele!

O que são os acordes menores?

O significado mais utilizado para definir os acordes menores é o seguinte: “Acorde menor é um acorde formado por uma tríade menor: a primeira, a terceira e a quinta notas de uma escala menor natural”.

Tríade significa um conjunto de três notas musicais:

  • I: Uma tônica, que é a principal e que mais se sobressai no acorde, dando nome a ele. Ex: a tônica do A (lá maior) é a nota Lá.
  • III: Uma terça, que seria a terceira nota que vem depois da tônica. Ex: no caso do acorde A, a terça seria o Dó# (pensei na sequência Lá, Si e Dó)
  • V: Uma quinta, que seria a quinta nota que vem depois da tônica (no nosso exemplo, seria o Mi – Lá, Si, Dó, Ré e Mi)

Para definir se o acorde é maior ou menor, é preciso verificar se a terça é maior ou menor. No caso do nosso Dó# ele é maior e, por isso, o acorde A é chamado de maior.

Quais são os acordes menores?

Existem, inicialmente, 7 acordes menores: Cm (Dó menor), Dm (Ré menor), Em (Mi menor), Fm (Fá menor), Gm (Sol menor), Am (Lá menor) e Bm (Si menor).

Porém, além desses, existem ainda as variações de tons e semitons, que vêm acompanhados do b “bemol” e do # “sustenido”.

E também aqueles acompanhados de números: 7, 9, 6, que são os acordes com sétima, nona etc.

Como fazer os acordes menores no ukulele?

Para fazer acordes, você deve seguir o desenho padrão de cada um deles. As bolinhas mostram onde você deve posicionar os dedos da mão esquerda para formar o acorde.

Para aprender exatamente como fazer os acordes menores no ukulele e conferir dicas do nosso professor Thiago Luiz, da escola Como Tocar Ukulele, assista ao vídeo abaixo e ele mostrará passo a passo, acorde por acorde. Ele também mostra como fazer uma variação para cada acorde, assim você pode usar quando precisar.

Lembre-se que, para ficar craque nos acordes, é preciso praticar. Seja com exercícios específicos ou mesmo tocando músicas. À medida que você se depara com os acordes menores em cifras e começa a tocá-los, a posição dos dedos vai ficando mais natural.

Aprenda a tocar ukulele bem!

Se você está empenhado em aprender a tocar ukulele, fazer os acordes bem e outras técnicas, é importante seguir um método de ensino que vai te fazer evoluir pouco a pouco.

Pensando nisso, criamos o Clube do Ukulele, que é uma plataforma completa para quem quer aprender. Lá estão disponíveis todos os cursos que já criamos, saraus, dicionário de acordes e muito mais. Quem faz parte do clube ainda pode concorrer a sorteios e trocar vídeos com os professores para tirar suas dúvidas.

Gostou da ideia? Então, veja mais sobre o Clube do Ukulele e como participar!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima