Apesar de ser um instrumento que não tem o braço muito longo, abrir as mãos para atingir casas distantes no ukulele pode ser um desafio, principalmente para quem está começando.
Ter uma boa flexibilidade, extensão e força nos dedos te ajuda a tocar melhor e o som do ukulele fica mais bonito. Você conseguirá fazer os acordes com mais destreza, e dedilhados e solos com maior velocidade.
Por isso, se você tem essa dificuldade de abrir bem a mão para tocar casas distantes, preparamos um exercício para te ajudar. Pratique um pouquinho todos os dias e, com o tempo, você verá boas melhorias nas articulações.
Neste vídeo abaixo, o professor Thiago, aqui do Como Tocar Ukulele, mostra na prática como fazer o exercício e pode ser mais fácil para você entender do que em texto. Então, assista agora como fazer o Exercício destrava dedo no ukulele:
Como fazer o exercício destrava dedo no ukulele
Este é um exercício motor, que pretende dar flexibilidade às articulações e aumentar a abertura entre os dedos. Por isso, o primeiro passo é alongar a mão, para começar a aquecer.
Depois, no seu tempo, você vai seguir essa sequência aqui:
Você pode começar na primeira corda de baixo para cima, a corda A (lá). Cada número indica a casa que você vai tocar. Lembre-se de apertar a:
- Casa 1 com o dedo 1 (indicador)
- Casa 4 com dedo 4 (mindinho)
As casas 5, 6, 7 e 8 também vão ser tocadas com o mindinho, já que ele costuma ser o mais travado de todos e está mais próximo das casas avançadas.
Os dedos 2 e 3 ficam suspensos nesse exercício.
A ideia é que você posicione a mão esquerda a comece a caminhar nas cordas como se os dedos fossem as patas de uma aranha, abrindo cada vez mais. A mão ficará bem retinha no braço, com os dedos encurvados para dar precisão e força.
Variações do exercício
Para evoluir no exercício, depois que fizer bem essa primeira sequência, você vai incluir alguns pequenos desafios, que são as variações que vamos mostrar agora:
- Cordas superiores: Para dificultar um pouco e fazer com que você avance no exercício, comece a tocar a mesma sequência, porém nas cordas 2, 3 e 4, cada corda de uma vez.
- Sobe e desce: Depois, você pode começar a caminhar entre as cordas, subindo e descendo. Comece indo e vindo nas cordas um e dois, depois inclua a terceira e, por fim, também a quarta. Essa alternância te trará mais coordenação motora e agilidade aos dedos.
Uma dica interessante é que as cordas 3 e 4 (C e G), o exercício fica um pouco mais fácil, pois essas cordas graves exigem que você aperte com um pouco menos de força.
- Aumente a velocidade: se você tem em casa um metrônomo, ou utiliza pelo celular, uma dica para evoluir no exercício é fazer cada vez mais rápido. A nossa sugestão é que você comece com o andamento de 60 bpm, depois 70 bom e, por fim, 80 bpm.
Agora, é mãos à obra! O exercício de como destravar os dedos no ukulele é gradual e sua evolução pode ser lenta, mas ela acontecerá.
Se você tem dificuldades e pensa em desistir do ukulele, leia o texto nesse link e você passará a pensar diferente.
Quer mais dicas para evoluir no ukulele?
Se você quer continuar aprendendo, a dica é seguir bons cursos, com professores capacitados no instrumento. Aqui no Como Tocar Ukulele, indicamos que você participe do Clube do Ukulele.
Esta é uma comunidade que dá acesso a todos os nossos cursos, que seguem uma metodologia comprovada de ensino e são dadas por professores especializados.
Além das aulas, no clube você terá acesso a materiais, exercícios, dicionário de acordes, cifras e tutoriais exclusivos. Também poderá participar dos nossos sorteios e eventos, como saraus, luaus e lives.
Ficou interessado? Então, clique e conheça o maior clube de ukulele do Brasil!
Oi prof. Tiago, gostei muito da sua aula “destrava dedos”! Estou exercitando!!!!
Meu abraço e obrigada!
Nelci Bedin