começar a tocar ukulele agora

Por que você deveria começar a tocar ukulele agora?

Por que você deveria começar a tocar ukulele agora? Bom, se não for agora, vai ser quando?

Se você pensa em ter um novo hobby, aprender um novo instrumento, ter outras habilidades para se distrair no tempo livre, começar a tocar ukulele é uma ótima pedida. Mas, geralmente, a gente se propõe a fazer algo novo e nunca começa ou desiste logo no princípio.

Então, para te dar aquele empurrãozinho, vamos te mostrar os principais motivos que fazem do ukulele um instrumento tão legal. E aí você vai ver que não faz sentido deixar essa vontade para depois.

8 motivos para começar a tocar ukulele agora

Para começar a tocar ukulele agora, você só precisa de ter o instrumento – que você pode comprar ou pegar emprestado de um amigo – e assistir aos nossos vídeos no YouTube para começar a pegar o jeito.

E claro! Vale muito a pena se inscrever em um curso, para que você possa realmente aprender e melhorar seu desempenho a cada dia, e conseguir tocar novas músicas.

Mas, se você ainda não está convencido de que esse é o melhor hobby ou instrumento para você, olha só 8 motivos para você começar a tocar ukulele agora!

1.      É um instrumento portátil

Você quer aprender a tocar bateria, piano, violoncelo? Muito legal! Mas são instrumentos que te restringem, já que você só pode tocar nos locais que já tiverem um, já que são pesados e difíceis de transportar.

Já o ukulele é pequeno, leve e cabe em qualquer lugar. Isso te dá mais liberdade para levá-lo para casa de amigos, fazer luaus na praia e ou em praças, tocar no Natal da família.

Se você quer viajar, o ukulele também é ideal para isso. Afinal, ele cabe no porta-malas e ainda pode ser levado como bagagem de mão dentro do avião. Perfeito, né?

2.      É um instrumento barato

O segundo motivo por que você deveria começar a tocar ukulele agora é que você não precisa juntar muito dinheiro para comprar um instrumento.

Ao contrário de pianos, guitarras, saxofone e outros, que são mais caros, você encontra ukuleles por menos de R$ 300.

É claro que existem modelos de ukulele com valor muito mais alto, mas você pode começar com um modelo tipo o Concert Tagima 23K, por exemplo. Ele é um modelo de entrada, de boa qualidade e ótimo custo-benefício.

3.      Também é barato para manter

Não adianta pagar barato no instrumento se você tiver que gastar muito na manutenção, não é? Esse não é o caso do ukulele. Um instrumento muito resistente, ele ainda tem as cordas de nylon, que duram muito mais do que as cordas de aço de uma guitarra, por exemplo.

Além disso, você só vai precisar trocar as cordas a cada seis meses, em média, e elas custam barato.

4.      É muito versátil

começar a tocar ukulele

O ukulele também é um instrumento muito versátil e podemos dizer isso de diversas maneiras. Ele é versátil na variedade de estilos musicais que você pode tocar, já que dá para tocar qualquer música nele.

E, além disso, o som do ukulele é macio e suave e, por isso, agrada a todo mundo.

No ukulele, é possível tocar folk, rock, música havaiana, jazz, reggae, pop, bossa-nova e até outros estilos mais improváveis, como heavy metal, sertanejo e funk.

5.      Faz bem para a saúde

E sabe por que mais você deveria aprender a tocar ukulele agora? Porque ele faz bem para a sua saúde!

Tocar ukulele é uma maneira de relaxar e distrair a mente, sendo uma atividade que dá prazer. Isso faz com que seu corpo libere serotonina e outros hormônios ligados à felicidade, que acabam reduzindo o estresse e a ansiedade. Você escapa dos problemas do dia a dia e ainda ganha em saúde mental.

Reduzir o estresse ainda ajuda a fortalecer sua imunidade, protegendo a saúde contra doenças infecciosas.

Ficou curioso? Falamos sobre todos os benefícios de tocar ukulele para a saúde aqui neste link.

6.      Desenvolve a sua mente

Mas além de proporcionar mais saúde mental, aprender a tocar ukulele é uma forma de desenvolver o seu cérebro e sua cognição. Já é mais que comprovado que tocar um instrumento causa mudanças na estrutura cerebral e, com isso, você melhora:

  • Memória
  • Criatividade
  • Concentração
  • Capacidade de aprendizagem
  • E até aguça seus sentidos.

Também temos um artigo completo com pesquisas que mostram os impactos da música no cérebro.

7.      É fácil de aprender

Se você está resistente em começar a tocar porque acha que vai ter dificuldade de aprender ou que tocar um instrumento não é para você, já pode tirar essas ideias preconcebidas da cabeça.

O ukulele, comparado com outros instrumentos, é simples de aprender. É claro que você precisará se dedicar, assistir aulas, praticar bastante e entender a teoria, mas o processo não é tão complicado como você acha.

8.      Dá para aprender online

Inclusive, você consegue começar a tocar ukulele agora pela internet! Existem inúmeros vídeos no YouTube, livros digitais, cursos online e materiais disponíveis que te ensinam sem nem sair de casa.

Aqui na escola Como Tocar Ukulele, temos uma forma diferente de te ensinar a tocar online. Você pode fazer parte da nossa comunidade Clube do Ukulele e ter acesso a tudo que envolve o universo da aprendizagem do instrumento.

  • Tem cursos completos e online, do iniciante ao avançado, com uma metodologia criada a partir da experiência com milhares de alunos
  • Materiais didáticos como Dicionário de Acordes
  • Contato direto com professores, para tirar dúvidas e acompanhar sua evolução no instrumento
  • Pode participar de sorteios, luaus, saraus e outros benefícios.

Se você quer começar a tocar ukulele agora, seja um membro do Clube do Ukulele! Em poucos dias, você já vai começar a sentir todas as vantagens que falamos por aqui.

clube do ukulele ebook

Clube do Ukulele

3 comentários em “Por que você deveria começar a tocar ukulele agora?”

  1. Carlos R. Riback

    Sou suspeito pra falar, porque Mateus e sua equipe me forneceram todas as ferramentas para aprender a tocar ukulele, mas se ainda não consegui, foi por minha causa mesmo. Falta de tempo, problemas de ordem particular etc foram os fatores que me dificultaram, mas mesmo com pouca prática, reconheço o quanto aprendi e recomendo a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima