exercício fácil de dedilhado no ukulele

Exercício fácil de dedilhado no ukulele

Fazer dedilhados é sempre um desafio para os ukulelistas aprendizes e é por isso que hoje nós trouxemos um exercício fácil de dedilhado no ukulele. Uma técnica para você aprender, treinar bastante e, com isso, ficar craque!

Aqui no blog, já ensinamos o dedilhado mais fácil do ukulele. Hoje, vamos mostrar um exercício para você praticar em casa e evoluir na técnica, ou seja, ganhar destreza com os dedos. Você verá que ensinaremos técnicas simples e também mais complexas, que é para você avançar aos poucos, mas ficar realmente bom no dedilhado.

Vamos lá?

Exercício fácil de dedilhado no ukulele

O primeiro passo – assim como de qualquer outra técnica – é afinar o seu ukulele! Nunca comece a tocar com o instrumento desafinado, ok? Se você ainda não sabe como afinar ukulele, clique e aprenda como fazer de uma forma simples.

Instrumento afinado? Agora, vamos às dicas!

exercício fácil de dedilhado no ukulele

Acima está um dedilhado simples que propomos que você toque para praticar. Você verá os acordes F (Fá maior) e Ebadd9 (Mi bemol com 9ª) para tocar junto, formando um dueto, e, logo abaixo, as notas musicais em cada corda para fazer o dedilhado. Cada tocada que você der na corda, você tocará uma nota musical diferente.

Nesse dedilhado, no primeiro e no terceiro compassos você vai tocar 4 notas, já no segundo e no quarto, serão apenas duas notas. Portanto, preste atenção no tempo, já que ele fica mais pausado quando forem só duas notas.

Como tocar?

Para ajudar nesse exercício, nosso professor Thiago Luiz preparou uma aula em vídeo de 10 minutinhos, que vai facilitar para que você entenda o que fazer e como. Além de poder ouvir o som do dedilhado, para saber se está tocando corretamente.

Veja o vídeo:

Para entender melhor a imagem da tablatura, saiba que cada número corresponde à casa que deve ser tocada e ele estará sempre em cima da corda correta. Quando tiver um número 0, isso significa que você deve tocar a corda solta.

Ok, mas e o que fazer com a mão direita?

O ideal para tocar dedilhados é que você posicione os dedos da mão direita seguindo a ordem das cordas, ou seja:

  • Dedo 1 (indicador) na corda G
  • Dedo 2 (médio) na corda C
  • Dedo 3 (anelar) na corda E
  • Dedo 4 (mindinho) na corda A

Mas isso não é uma regra, apenas uma orientação para facilitar na hora de dedilhar. Veja como fica a posição mais confortável para você tocar.

Quando as notas estão mais nas cordas de baixo, muitas pessoas preferem usar o polegar para tocar as cordas de cima, já que ele tem mais destreza e força do que o mindinho.

Você pode, inclusive, tocar todas as notas apenas com o polegar, se preferir.

Para treinar esse exercício fácil de dedilhado no ukulele, o ideal é que você assista ao vídeo do início do texto e acompanhe a aula junto com o professor. Você pode ir pausando o vídeo para seguir o seu ritmo de aprendizado.

Aprenda muitas outras técnicas!

Se você gostou deste exercício e dessa aula, e quer aprender a tocar ukulele ainda melhor, que tal fazer parte do Clube do Ukulele?

O clube é uma comunidade com milhares de ukulelistas e quem participa ganha acesso a todos os cursos e aulas já lançados pela escola Como Tocar Ukulele – e até os que ainda serão lançados.

Além das aulas online, você pode trocar vídeos com os professores para tirar dúvidas, pode acessar os materiais didáticos, participar de sorteios, eventos e muitos outros benefícios.

Para conhecer melhor, acesse agora a página do Clube do Ukulele e veja como participar!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima