dicas comece a tocar ukulele

Não comece a tocar ukulele antes de escutar essas dicas!

Se você está prestes a começar a aprender ukulele, espere um pouco e dê um passo atrás: veja primeiro as nossas dicas, que consideramos fundamental não só para iniciantes, mas qualquer instrumentista.

Quem dá essas dicas é o professor da escola Como Tocar Ukulele, Thiago Luiz, que já é apaixonado pelo instrumento há mais de 10 anos e passou por muitas experiências durante o seu aprendizado.

Se quiser assistir ao vídeo em que ele conta sua história na música e dá as dicas aos iniciantes, veja abaixo:

Não comece a tocar ukulele antes de escutar essas 5 dicas!

1.      Conheça o seu instrumento

Ter intimidade com o seu instrumento é importante para aprender a tocar bem. Saiba quais são os nomes de cada partezinha do ukulele – trastes, braço, corpo, casas, os nomes de cada corda (GCEA ou Sol, Dó, Mi e Lá) e outros detalhes.

Além de saber os nomes, é importante entender quais as funções de cada uma dessas partes do instrumento.

Neste vídeo abaixo você pode conhecer as partes do ukulele:

2.      Toque na postura correta

Tocar com uma postura corporal adequada é importante por vários motivos. Tanto para que você não sinta dores ou se lesione com o tempo, quanto para tirar o melhor som possível do ukulele.

No vídeo que inserimos no início do texto o professor Thiago mostra exatamente:

  • Como segurar o ukulele e qual a altura que ele deve ficar em relação ao seu corpo;
  • Como movimentar os braços e, principalmente, a mão direita para fazer as batidas;
  • Como posicionar os seus dedos da mão esquerda para fazer os acordes, e ter a postura adequada.

Assista para começar a aprender da maneira correta!

Aqui no blog também temos um conteúdo sobre como melhorar a sua batida no ukulele e uma das dicas é justamente sobre a postura correta para tocar. Leia e entenda!

Outra dica para tocar na postura correta e te ajudar a tocar com menos tensão é utilizar uma correia. Essa é aquela alça que você conecta no instrumento e passa pelo ombro para que não precise ficar sempre segurando o ukulele.

3.      Respeite o seu tempo de aprendizagem

Não “dar um passo maior que as pernas” é muito importante para quem está começando a tocar um instrumento musical. É bastante comum que os aprendizes cheguem aos cursos com muita vontade de tocar logo suas primeiras músicas e já sair se apresentando por aí.

E isso até pode acontecer, mas é essencial que você alinhe as suas expectativas ao seu tempo real de aprendizagem. Cada pessoa tem o seu tempo e é interessante respeitar isso para não se frustrar.

Para colocar isso em prática, é recomendado que você comece a fazer um bom curso, que siga uma metodologia gradual. Aqui no Como Tocar Ukulele e no nosso Clube do Ukulele, todos os nossos cursos se baseiam em um método que permite que o aluno evolua sempre, mas aos poucos.

É importante que você aprenda técnicas e conceitos básicos, para depois avançar. E, claro, é preciso praticar bastante.

Você não precisa estudar horas por dia, mas alguns minutos já serão suficientes para que você possa colocar em prática o que aprendeu nas aulas e apreender o conteúdo.

4.      Coloque metas para você

Outra ótima maneira de se motivar e continuar sempre aprendendo é colocar metas pessoais para o seu aprendizado. Metas alcançáveis para o seu estágio, é claro.

Um excelente objetivo é escolher uma música que você gosta muito e almejar aprender a tocá-la. A satisfação de conquistar uma meta te dá mais vontade de continuar.

E para atingir essas metas, é preciso organizar os seus estudos, ter disciplina e uma lógica de início, evolução e fim, gradativamente.

5.      Crie seu repertório

Criar repertório significa ouvir muitas e muitas músicas para ter comparações, aguçar os seus ouvidos, admirar outras pessoas tocando. Você terá mais insumos para expandir o seu aprendizado.

E depois que começar a aprender as músicas que gosta, você poderá reunir essa seleção para se tornar o seu próprio repertório pessoal como ukulelista.

COMECE A TOCAR UKULELE AGORA MESMO!

Se você gostou das nossas dicas, agora já pode começar a aprender a tocar ukulele, de fato. Se você quer ter acesso a cursos completos, indicamos conhecer o Clube do Ukulele.

Esta é uma comunidade online, que dá acesso a todos os cursos já criados pela escola Como Tocar Ukulele. Nossos professores são especializados no instrumento e têm uma metodologia de aprendizado comprovada e atestada por milhares de alunos.

Além das aulas, ao fazer parte do clube, você terá acesso a materiais didáticos, lives, sorteios e muitas outras vantagens.

Veja como participar do Clube do Ukulele e comece a aprender agora mesmo!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima