músicas que qualquer um pode tocar no ukulele

15 músicas que qualquer um pode tocar no ukulele

Se você ainda está começando a tocar ukulele e acha que ainda não é capaz de tocar uma música inteira, hoje a gente veio te provar o contrário.

Não só você consegue tocar uma, como consegue tocar 15! São músicas que qualquer um pode tocar no ukulele.

Veja agora tutoriais simples, com acordes e batidas, para você aprender a tocar as músicas completas facilmente. Depois que conseguir, escreva aqui nos comentários do texto ou lá no Instagram se foi mesmo fácil ou se ficou alguma dúvida.

Vamos lá?

15 músicas que qualquer um pode tocar no ukulele

Quem está aprendendo a tocar um instrumento musical, precisa de começar pelo começo. Aprender as técnicas básicas, como acordes e batidas, e músicas que sejam simples de aprender.

Depois, à medida que vai evoluindo no aprendizado e começar a pegar confiança ao tocar, pode partir para músicas com cifras mais complexas.

Antes de começar, veja estas 7 dicas para começar a tocar ukulele.

Agora, vamos às músicas:

1.      Pescador de Ilusões (O Rappa)

Esta música é muito simples de tocar no ukulele e tem apenas três acordes. Temos certeza de que todo mundo vai começar a cantar junto quando você tocar, afinal, qualquer brasileiro sabe essa canção, certo?

Veja só um tutorial rápido:

E aí, valeu a pena? 😉

2.      Lenha (Zeca Baleiro)

Se você gostou da pegada de músicas populares brasileiras e que, ainda por cima, têm apenas 3 acordes, então vai gostar de aprender a tocar essa.

‘Lenha’ é uma canção do Zeca Baleiro, lançada em 1999, e que tem um interessante videoclipe, bem brasileiro. O clipe, dirigido por Tadeu Jungle, tem um estilo road movie e se passa na Rodovia Régis Bittencourt, e tem a participação de Walter Franco, Lobão (como um pastor evangélico), Tuco Marcondes e outros.

Além disso, você sabia que essa música já foi regravada pela dupla sertaneja Rio Negro & Solimões?

Aprenda agora a tocá-la:

3.      Trem Bala (Ana Vilela)

Está achando as músicas antigas demais? Então, vamos com uma mais recente: ‘Trem Bala’, da cantora Ana Vilela, que virou hit em todo o país em 2016.

E adivinhe só?! Para tocar essa versão no ukulele você também só vai precisar fazer três acordes. Isso facilita muito para quem está aprendendo, pois são menos técnicas e movimentos com as mãos que precisam ser feitos.

4.      Sorte Grande (Ivete Sangalo)

Você tirou a sorte grande e agora vai aprender a tocar uma música super animada, que todo mundo gosta e “levanta poeira”, principalmente se você tocar em festas.

Brincadeiras à parte, esta também está entre as músicas que qualquer um pode tocar no ukulele:

5.      É o Amor (Zezé Di Camargo e Luciano)

Está apaixonado ou adora sertanejo? Então, aí vai um tutorial de um clássico da dupla Zezé Di Camargo e Luciano: ‘É o Amor’.

E uma curiosidade sobre a música é que a gravação original já completou mais de 30 anos! Ela já ganhou algumas regravações ao longo das décadas, inclusive, uma versão em pagode com o grupo Raça Negra.

Bom, e para aprender a tocar, essa música também leva apenas 3 acordes simples: C, G e Fadd9. Para aprender a fazê-los, assim como a batida, assista ao vídeo:

6.      Three Little Birds (Bob Marley)

Cansou de tocar músicas brasileiras? Então, vamos a um clássico do reggae, ‘Three Little Birds’.

Esta está entre as músicas que qualquer um pode tocar no ukulele porque é, realmente, simples. Na versão que ensinamos, você tocará apenas os acordes C (Dó maior), G (Sol maior) e F (Fá maior).

E, lembre-se: “Every little thing is gonna be alright”, ou seja, cada pequena coisa vai ficar bem.

Se você chegou até aqui, provavelmente já conseguiu tocar várias músicas completas. Mas, se, ainda assim, você acha que o ukulele não é pra você e está pensando em desistir, é hora de clicar no link e mudar de ideia.

7.      Amor, I Love You (Marisa Monte)

Quer evoluir um pouquinho mais dos três acordes? Todas as músicas que ensinamos até aqui tinham apenas três. Esta, conta com seis, mas nós garantimos que, ainda assim, ela é uma das músicas que qualquer um pode tocar no ukulele!

8.      Viajando (Ventania)

Achou complicado? Então, vamos simplificar ainda mais e mostrar uma miniaula de uma música com apenas dois acordes!

Aprenda a tocar ‘Viajando’, um reggae da banda Ventania:

Como você pôde ver, ela é bastante simples porque, além de ter apenas dois acordes (Am e F), a transição para trocar entre eles é muito fácil.

9.      Cheia de Manias (Raça Negra)

Gostou da ideia de tocar apenas dois acordes, mas reggae não é a sua praia? Então, que tal aprender a tocar um axé?

Veja como tocar ‘Cheia de Manias’, do Raça Negra, no ukulele:

Quer uma curiosidade? Neste ano de 2022, a música completou 30 anos do seu lançamento! Para celebrar, ela até ganhou uma nova versão, agora remixada pelo DJ brasileiro EME.

10.  Somewhere Over the Rainbow (Israel Kamakawiwo’ole)

E quem está entrando no universo do ukulele é praticamente “obrigado” a tocar esta música. Somewhere Over the Rainbow é a canção mais famosa no instrumento, criada pelo músico havaiano IZ Kamakawiwo’ole, na junção de ‘Over the Rainbow’ e ‘What a Wonderful World’.

Neste tutorial, veja uma versão simplificada, bem fácil de tocar:

11.  Palavras ao Vento (Cássia Eller)

Se você é fã de Cássia Eller, vai gostar dessa miniaula que preparamos para ensinar a tocar a música ‘Palavras ao Vento’.

São apenas dois acordes e uma batida simples, para tocar essa canção linda:

12.  Quando Você Passa (Sandy & Junior)

Quer uma sessão nostalgia e muito turu turu? Então, já pode começar a aprender e tocar essa música da dupla Sandy & Junior.

13.  Acima do Sol (Skank)

Quem já toca violão, por exemplo, sabe que o Skank tem diversas músicas com poucos acordes, o que facilita muito na hora de aprender a tocar.

E no ukulele não é diferente. Essa música ‘Acima do Sol’ é originalmente um pouco mais complexa, mas fizemos uma versão bem simplificada que vai fazer você tocar a canção inteirinha!

Veja só:

14.  Gostava Tanto de Você (Tim Maia)

E vamos de mais uma música com apenas dois acordes porque nós não estávamos brincando quando falamos que iríamos ensinar músicas que qualquer um pode tocar no ukulele.

‘Gostava Tanto de Você’ é uma música bastante triste, mas igualmente linda, que praticamente todo brasileiro conhece. Ela ficou eternizada na voz de Tim Maia em 1973 (isso mesmo, há quase 50 anos!).

Veja como tocar esta versão simplificada no ukulele:

15.  Me Namora (Edu Ribeiro)

Para finalizar, outra música bem simples de tocar no ukulele e qualquer um consegue aprender é ‘Me Namora’, do Edu Ribeiro.

Veja um tutorial bem rapidinho e já saia tocando:

Bônus – Deixa (Lagum feat. Ana Gabriela)

Achou que tá pouco? Então, aí vai mais uma música para você aprender agora mesmo:

Se você tentou (ou conseguiu) tocar todas as músicas que mostramos aqui, neste momento você já deve ter entendido que você é, sim, capaz de tocar músicas completas no ukulele.

A dica agora é continuar evoluindo no aprendizado. Tocar ukulele é um processo lento e gradual, em que você melhora a cada dia que pratica.

Se quiser aprender a tocar bem, você pode fazer um curso de ukulele com um professor capacitado. Indicamos fazer parte do Clube do Ukulele, uma comunidade de assinatura que dá acesso a todos os cursos da nossa plataforma, com uma metodologia testada e aprovada por milhares de alunos ao longo dos anos.

Além de poder fazer as aulas de casa, você também poderá participar de saraus, luaus, sorteios, ter acesso a materiais exclusivos e ainda trocar experiências com muitas ukulelistas pelo Brasil.

Quer participar? Então, conheça agora o Clube do Ukulele!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima