dicas para começar a tocar ukulele

7 dicas para começar a tocar ukulele

Quer começar a tocar ukulele, mas ainda está um pouco inseguro? Isso é mais que normal e, com o tempo, você vai pegando o jeito e tudo fica mais tranquilo.

Mas, se você quer um empurrãozinho, vamos te dar 7 dicas fundamentais para quem quer começar a tocar ukulele. Ou até pra quem já toca, mas tem dificuldade de evoluir no aprendizado do instrumento.

Vamos lá? E se você preferir ouvir as dicas, o Mateus Augusto, nosso professor, já gravou um vídeo sobre o assunto:

7 dicas para começar a tocar ukulele

1.      Toque devagar

É normal que as pessoas que estão começando tenham a ansiedade de querer tocar as músicas como elas são tocadas pelos profissionais. Mas, para aprender a tocar de um jeito bonito e de forma correta, é preciso desacelerar.

Diminuir o ritmo ajuda o seu cérebro a desenvolver uma memória muscular em relação aos movimentos feitos na música e, assim, o seu corpo se acostuma com o jeito de tocar.

Quando você começar a aumentar a velocidade, seus dedos já estarão preparados e “saberão o que fazer”, de forma mais natural.

Portanto, pratique bem devagar até que não haja erros. Depois, você começa a aumentar a velocidade gradualmente, à medida que for ficando confiante.

2.      Aprenda a afinar o seu instrumento

Tocar ukulele desafinado está fora de cogitação, ok? O som sai errado, feio e seus ouvidos podem se acostumar com as melodias que não são as corretas para aquela música. Você começa a cantar errado e tudo desanda.

“Ah, mas afinar as cordas é muito difícil, precisa ter um bom ouvido!”. Em que século você vive?

Brincadeiras à parte, existem diversas maneiras de afinar um instrumento, incluindo ótimos aplicativos que fazem isso por você. No link a seguir, você encontra um conteúdo completo que ensina como afinar ukulele rapidamente, com a ajuda de um app.

3.      Você não precisa do melhor ukulele para começar

Se você está esperando ter dinheiro para comprar um ótimo ukulele antes de começar a aprender, você está fazendo o caminho contrário. Isso porque a melhor maneira de iniciar um aprendizado é… começando!

Existem no mercado ukuleles com excelente custo-benefício, de cerca de R$ 300. Sim, o ukulele é um dos instrumentos mais baratos que existem!

A dica é comprar um mais em conta, aprender a tocar e, caso você queira investir em outro modelo mais sofisticado, espere até que você já esteja em um nível mais avançado.

4.      Você só precisa de um ukulele

Se você já assistiu nossos vídeos e tutoriais no YouTube, pode ter visto vários ukuleles atrás dos professores. E isso acontece em outros canais e em muitas casas de amantes de ukulele.

Mas, não se iluda. Isso acontece porque essas pessoas já tocam há bastante tempo e tem uma paixão de anos. Para começar a aprender a tocar ukulele, você só precisa de um instrumento.

Também não precisa comprar aquele tanto de apetrecho, como correias, afinadores elétricos, capa, metrônomo e outros. Se quiser, com o tempo, é claro que não há problema de se equipar com acessórios, mas o que queremos dizer é que eles não são essenciais para tocar.

Prefira investir em um bom curso, professor, um livro…

E se a grana está curta, olha só um curso gratuito de ukulele para você!

5.      Aprenda gradualmente

Muitos iniciantes no ukulele tendem a pular algumas etapas para começar a tocar as músicas que sempre sonharam.

Mas existem fundamentos (teorias e conceitos básicos) que vão fazer toda a diferença no seu jeito de tocar e precisam ser aprendidos logo no começo.

Aqui na escola Como Tocar Ukulele temos uma metodologia que preza muito por isso: oferecer um aprendizado gradual, passo a passo, em que o aluno pode avançar de forma devagar, mas sempre evoluindo.

Se você pula etapas, em algum momento você vai parar de evoluir. E isso é porque você não aprendeu conceitos e técnicas fundamentais.

E lembre-se: o tempo do processo de aprendizagem de cada pessoa é diferente. Respeite o seu!

6.      Faça um aquecimento

Todos os dias, antes de começar a tocar – ou mesmo se você não for tocar nenhuma música – faça um aquecimento de 3 a 5 minutinhos.

Exercite a mão esquerda e a mão direita e faça alguns exercícios para ganhar flexibilidade e agilidade com os dedos, por exemplo.

Esse aquecimento vai fazer você avançar um pouco a cada dia e não deixará que você fique “enferrujado”.

Olha só uma dica de exercício para melhorar a sua troca de acordes, por exemplo.

7.      Siga um método de aprendizagem

Para tudo na vida, é importante seguir um método passo a passo para aprender, evoluir e ficar cada vez melhor. E não é diferente com o ukulele e outros instrumentos musiciais.

Seguir um método fará com que você passe por todos os fundamentos, aprenda tudo que é essencial para tocar bem.

Aprender sozinho, de forma autodidata, é super possível, é claro. Mas é importante que, ainda assim, você siga um método.

Mas a maneira ideal mesmo que aprender uma nova habilidade é fazer um curso com um professor que saiba a didática necessária. Que tenha as técnicas certas e que saiba transmitir isso ao aluno. Assim, você aprende com mais precisão, velocidade e qualidade.

No Clube do Ukulele, por exemplo, nossa comunidade para quem quer tocar o instrumento, seguimos a metodologia DMA, que significa Direção, Motivação e Acompanhamento. Este é um método criado pelo Mateus, idealizador do Como Tocar Ukulele, e que já foi aplicado e aprovado por milhares de alunos.

Quer começar do jeito certo? Saiba tudo sobre o Clube do Ukulele, a metodologia e veja como se tornar um membro e aluno.

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima