ukulele x guitarra

Ukulele x Guitarra! Qual é mais fácil de aprender?

Muita gente que quer aprender ukulele já teve experiência de tocar outros instrumentos de corda, como o violão e a guitarra. Mas também tem muitas pessoas que começam pelo ukulele e querem se aventurar nos instrumentos maiores.

Seja qual for o seu caminho, saiba que não é necessário passar pelas duas experiências, mas é claro que o aprendizado sempre vai ser aproveitado.

Aprender ukulele costuma ser mais fácil do que aprender violão e guitarra. E hoje vamos te mostrar os motivos para isso. Então, se você está em dúvida sobre qual começar, ukulele x guitarra ou ukulele x violão, aqui vão algumas dicas.

Qual é mais fácil: Ukulele x Guitarra?

Veja algumas diferenças entre ukulele x guitarra ou violão, que mudam a forma e a velocidade de aprendizado:

Ukulele é menorzinho

Para começar o ukulele costuma ser mais fácil de aprender porque é um instrumento de menor dimensão, com menos casas.

Ukulele tem menos cordas

Da mesma maneira, o ukulele tem menos cordas. Enquanto a guitarra e o violão têm 6 cordas, no ukulele são apenas 4.

Isso facilita na hora de posicionar os dedos (também porque o braço do instrumento é menor) e ainda permite fazer acordes mais simples.

No vídeo abaixo, o professor Thiago Luiz, do Como Tocar Ukulele, mostra porque começar a tocar ukulele é mais fácil do que a guitarra:

Para se ter uma ideia, no vídeo o professor mostra alguns acordes no ukulele que você consegue fazer com apenas 1 dedo! E não são acordes simplificados, eles são funcionais, ou seja, o acorde realmente é feito com um dedo só.

Para fazer esses mesmos acordes básicos no violão e na guitarra, você precisaria de dois ou mais dedos, fazer pestanas e tudo mais.

Forma mais simples de fazer batidas

No ukulele, você também consegue fazer batidas usando apenas dois dedos, enquanto no violão e na guitarra você precisa da mão inteira ou até de uma palheta.

É claro que tudo requer prática e os outros instrumentos também podem ser facilmente dominados com o treino. Mas se você quer começar por algo mais fácil, nossa dica é iniciar com o ukulele.

Veja porque você deveria começar a tocar ukulele agora!

Quer começar a aprender agora?

Se você quer começar agora mesmo a aprender a tocar ukulele, uma dica é fazer um bom curso, para aprender com professores capacitados e com uma metodologia de aprendizado que realmente funcione.

Conheça 4 jeitos de começar de graça!

Por aqui, sugerimos fazer parte da comunidade Clube do Ukulele. Nela, você terá acesso aos cursos já criados aqui na nossa escola online Como Tocar Ukulele, pode trocar vídeos de dúvidas com os professores e ainda ter muitos materiais didáticos para te ajudar a aprender. A metodologia segue o seu estágio de aprendizado, sempre respeitando o seu tempo.

O Clube é uma plataforma online que funciona por assinatura e te reúne a milhares de ukulelistas por todo o Brasil! Quem é membro pode participar de eventos, sorteios e lives exclusivas, para ajudar no aprendizado e tornar o processo muito mais divertido.

Quer assinar nosso Clube do Ukulele? Clique e entenda melhor como funciona!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima