Começou a aprender ukulele há pouco tempo? Então, hoje vamos te ensinar a tocar os seus primeiros acordes no ukulele para avançar um pouquinho no seu aprendizado.
Aprender os acordes é fundamental para tocar qualquer música e esses que vamos ensinar hoje são básicos e podem ser usados em diversas cifras. E o melhor: você só vai precisar usar UM DEDO para tocá-los!
Vamos também te ensinar um exercício muito legal para que você possa praticar a troca de acordes, que nós sabemos ser um dos principais desafios entre os alunos iniciantes. Vamos lá?
Se você preferir assistir a essas dicas em vídeo, veja aqui a aula do Mateus, professor e criador do Como Tocar Ukulele:
Primeiros acordes no ukulele: C e Fadd9
Aqui vamos ensinar a fazer os acordes: C (dó maior) e Fadd9 (fá com nona adicionada). Os nomes podem assustar, a princípio, mas não se preocupe com isso agora. Você verá que ambos são muito simples de executar.
São dois acordes que qualquer iniciante no ukulele consegue fazer, e é possível ainda tocar músicas com essa combinação!
Todo acorde sempre será representado na cifra como uma letra e alguns símbolos que o acompanham. Quando você aprende esses símbolos, consegue identificar na cifra qual acorde deve ser tocado e em qual momento da música.
No nosso caso aqui, o C simboliza o dó maior e o F simboliza o fá maior.
Aprenda também: Como ler cifras para iniciantes
Como fazer o acorde C no ukulele
O primeiro passo é segurar e posicionar o ukulele da forma correta. Agora, você vai contar as cordas de baixo para cima.
O acorde C pode ser tocado:
- Com o terceiro dedo (anelar)
- Na primeira corda
- Da terceira casa (as casas são os espaços entre cada traste)
As outras cordas ficam soltas. Toque todas as cordas e você terá o acorde C.
Como fazer o Fadd9 no ukulele
Para fazer o acorde Fadd9, também é bastante simples:
- Coloque o dedo 1 (indicador)
- Na segunda corda
- Na primeira casa
Da mesma forma, todas as outras cordas ficam soltas e, ao tocá-las, você terá o som do acorde Fadd9.
Dicas para fazer os seus primeiros acordes no ukulele
Se você quer tocar bem, precisa praticar um pouquinho todos os dias e você verá sua evolução com o tempo. Veja algumas dicas para aperfeiçoar os acordes que nós ensinamos, para que você toque cada vez melhor:
O dedo deve sempre ficar próximo ao traste seguinte. Nem em cima dele e nem para trás. Isso tira um som mais bonito.
O dedo também deve apertar bem a corda, já que cordas um pouco soltas podem fazer um som mais falho
Cuidado para que a parte o seu dedo não encoste na corda de cima ou na de baixo. Caso contrário, você fará outro acorde. Para isso, você pode arquear bem o dedo e apertar a corda com a pontinha.
Exercício para trocar os acordes
Passar de um acorde para outro costuma ser uma dificuldade para muitas pessoas iniciantes no ukulele. Então, para que você passe do C para o Fadd9 e vice-versa, faça esse exercício:
- Com o dedo posicionado no acorde C, toque quatro vezes as cordas para baixo. Pode fazer bem devagar, já que o intuito agora é que você se familiarize com o acorde.
- Depois, troque para o Fadd9 e toque mais quatro vezes.
- Repita o processo quantas vezes quiser, até que você fique craque na troca de acordes.
- Você pode aumentar a velocidade à medida que ganhar confiança.
Está com dificuldade? Temos um texto totalmente focado em como melhorar a sua troca de acordes no ukulele.
Quer continuar aprendendo?
Para evoluir no aprendizado de um instrumento musical e não desistir no meio do caminho, é importante contar com a ajuda de um professor ou fazer cursos com boa didática e metodologia.
Principalmente para quem quer aprender sozinho, pela internet, é importante seguir um passo a passo, lento e gradual, ou você ficará frustrado.
Se você quer ter acesso a muitos cursos de ukulele com professores e métodos de qualidade, mas pagando uma mensalidade que cabe no seu bolso, a dica é fazer parte do Clube do Ukulele.
Este é um clube de assinatura que dá acesso a todos os cursos já produzidos pela escola Como Tocar Ukulele, Além das aulas em vídeo, você ainda tem acesso a aulas ao vivo, sorteios, materiais didáticos para melhorar seu aprendizado, pode trocar vídeos com os professores e muitos outros benefícios.
Quer conhecer mais? Então, saiba tudo sobre o Clube do Ukulele!