A pestana costuma ser o terror dos iniciantes em instrumentos de corda. Muitas pessoas acham difícil executar e é comum aqui no Como Tocar Ukulele recebermos dúvidas de como fazer pestana no ukulele ou qual o jeito certo de fazer pestana no ukulele.
Alguns alunos têm tanto medo, que perguntam até mesmo se tem como não fazer as pestanas no ukulele! Infelizmente (ou felizmente) não tem como fugir disso, e as pestanas são ótimas aliadas no aprendizado.
Nesse texto, vamos te dar uma dica que vai salvar a sua pestana no ukulele e, ao final, daremos um exercício pra você colocar em prática essa dica.
Prefere assistir em vídeo? Então, olha só a aula que o Mateus, professor e criador do Como Tocar Ukulele, preparou para você:
Vamos lá?
O que é pestana, afinal?
Pestana é o ato de usar um dedo inteiro para apertar duas ou mais cordas do ukulele. Sim, simplesmente isso. Em vez de usar os quatro dedos para apertar as quatro cordas em uma mesma casa, por exemplo, você estica o seu indicador e pressiona todas de uma só vez.
Você pode fazer uma pestana para apertar duas cordas, três ou quatro.
Se você achava que a pestana era um bicho de sete cabeças, já começou a perceber que não é nada disso. Mas, então, qual a dificuldade de fazer a pestana?
A questão é que, para apertar mais cordas de uma só vez, você precisará fazer mais força no dedo. Porém, isso é algo que você conquista com o tempo e a prática, vai por mim!
Como fazer pestana no ukulele?
A maioria das pessoas que tenta fazer uma pestana no ukulele faz uma pinça com o dedo indicador e o polegar, sendo que os dedos estão totalmente alinhados.
Esse movimento, porém, é o erro mais comum, já que ele força as articulações da mão e pode até doer com o tempo.
Para evitar isso, a nossa super dica é muito simples, mas vai mudar para sempre o seu jeito de fazer pestana no ukulele: mova o polegar um pouquinho para trás (para a esquerda do braço do ukulele), ou seja, mais ou menos uma casa atrás de onde está o indicador.
Não precisa ser muito, mas de uma forma que seu dedão fique mais confortável e não force o movimento da pinça.
É comum que o som saia um pouco abafado e esquisito no início, mas, com o tempo e com o treino, sua pestana vai ficando cada vez melhor, com um som mais limpo.
Exercício para praticar a sua pestana
Agora que você já aprendeu como fazer pestana no ukulele, vamos te passar um exercício para praticar o movimento e se aperfeiçoar cada vez mais.
- Posicione a pestana na 5ª casa, com o dedo apertando todas as cordas.
- Coloque o polegar atrás, em pinça, mas na 4ª casa
- Toque as cordas
- Agora, arraste seus dedos uma casa para traz (o indicador fica na 4ª e o polegar na 3ª casa). Toque novamente as cordas.
- Agora volte novamente para a posição original (indicador na 5ª casa e polegar na 4ª) e toque
- Depois, ande mais uma casa para frente (indicador na 6ª casa e polegar na 5ª)
- E agora volte. Você pode ficar caminhando pelo braço do ukulele quantas vezes quiser, até ficar excelente na pestana.
Apenas lembre-se que a mão inteira sempre deve andar junta e não apenas um dedo, ok?
Macete do Mateus: se quiser, apenas durante o treino, coloque o dedo do meio em cima do indicador para te dar mais força na pestana. Você verá que o som das cordas sai mais limpo.
Veja também: como melhorar a troca de acordes no ukulele.
Torne-se um ukulelista cada vez melhor
Se você gostou das dicas de como fazer pestana no ukulele e vai adotar a nossa super dica para melhorar o movimento, provavelmente, está com vontade de tocar cada vez melhor.
Se esse é o seu caso, não pode deixar de conhecer o Clube do Ukulele. Esta é uma comunidade online de milhares de tocadores de uke, que te dá acesso a um grande número de aulas com nossos professores, além de muitos benefícios, como:
- Sorteios
- Lives exclusivas
- Intercâmbio de vídeos com os professores para tirar dúvidas
- Material didático
- Dicionário de acordes
- Eventos e outros.
Quer saber mais? Então, veja agora tudo sobre o Clube do Ukulele!
Caro Mateus,
Passei por momentos difíceis, 1 ano de tartaruga semi-ninja, outro cheio de percalços, mas esse, 2022, retomei num ritmo razoável. Estou no clube e pretendo parmanecer até transmitir o meu feedback que atingi.
Breve pretendo mostrar alguns trabalhos e minha evolução para sua análise.
O mais importante é que segui os seus valiosos conselhos. Hoje, tenho uma válvula de escape para as agitações da vida! Meu ukulele pendurado, visível, para sempre manusear e dar uma relaxada.
Obrigado por tudo.
Atingi o meu objetivo, agora é só reportar ao mestre com carinho!
Grande abraço.
Paz e Bem!
Super dica, toco violão e acho fácil fazer pestana, mas estava me batendo no ukulele, mas depois dessa dica, deu certinho, valeu