como ler cifras no ukulele

Como Ler Cifras no Ukulele para Iniciantes

Saber como ler cifras no ukulele é muito importante para todo mundo que está começando a aprender a tocar o instrumento, mas também para quem já toca há mais tempo.

Isso porque, ao aprender, você vai conseguir ler qualquer cifra que encontrar na internet e pode tocar o instrumento com mais independência. Em sites como o CifraClub ou UkeCifras, existem cifras para praticamente todas as músicas, assim você pode escolher as que mais gosta e aprender a tocar.

Então, se você é iniciante, vamos te dar algumas dicas de como ler cifras no ukulele. Vamos lá?

E se você preferir assistir essas dicas em vídeo, olha só o que o Mateus, professor e criador do Como Tocar Ukulele, tem para te ensinar:

O que são cifras?

As cifras são as representações dos nomes dos acordes, como C (Dó), D (Ré), E (Mi), E7 (Mi com sétima) e assim por diante.

Quando uma música inteira está cifrada, isso significa que as notas vão estar escritas em ordem e, geralmente, posicionadas sobre a letra da música, no local exato em que você precisa trocar o acorde. Assim, você consegue acompanhar o tempo da música, com os acordes certos.

Como ler cifras no ukulele?

Para facilitar, vamos explicar primeiro sobre as notas naturais, que são essas que você já conhece, como dó, ré, mi… A representação em cifra para cada nota é a seguinte:

  • C = Dó
  • D = Ré
  • E = Mi
  • F = Fá
  • G = Sol
  • A = Lá
  • B = Si

Você sempre deve ler a nota por seu próprio nome e não pela letra correspondente, ok? Por exemplo, quando ler na cifra o D, você lê “Ré” e não “dê”.

Já vimos aqui no blog também quais são as notas musicais no ukulele. Leia e entenda que elas são diferentes dos acordes, que são, na verdade, uma junção de diversas notas para formar um som.

Variações dos acordes

Podemos dizer que estes acordes que falamos acima são os acordes MAIORES. Mas junto com esses símbolos, você pode encontrar outras representações na cifra, que usamos para simbolizar outros acordes, com sons diferentes.

É o caso de:

Acordes Menores (m)

Os acordes menores são representados pela letra M minúscula ao lado da letra correspondente à nota.

Exemplo:

  • Am = Lá menor
  • Bm = Si menor
  • Fm = Fá menor

Acordes com Sétima (7)

Tantos os acordes maiores quanto os menores também podem vir acompanhados do número 7, que indica que ele é um acorde dominante.

Exemplo:

  • A7 = Lá com sétima
  • E7 = Mi com sétima
  • Cm7 = Dó menor com sétima

Sustenido (#)

Quando você vê um acorde seguido de um ‘jogo da velha’, isso quer dizer que é para você andar uma casa no braço do ukulele, em direção à boca do instrumento. Ou seja, você está acrescentando um semitom ao acorde.

Exemplos:

  • C# = Dó Sustenido Maior
  • D# = Ré Sustenido Menor
  • A#7 = Lá Maior Sustenido com sétima

Bemol (b)

Por outro lado, se a música pede que você abaixe um semitom ao acorde original, andando uma casa para traz, a cifra terá um b (o B minúsculo indica o bemol, que é como chamamos essa variação). Ele nada tem a ver com a nota Si, ok?

Exemplos:

  • Eb7 = Mi bemol com sétima
  • Bb = Si bemol
  • Gb = Sol bemol

Como ler cifras no ukulele em diagrama

Ok, agora você já aprendeu como ler cifras no ukulele separadamente e no papel, junto com a letra da música.

Mas, como ler o diagrama da cifra? O diagrama é um desenho que mostra como fazer o acorde, ou seja, em qual posição você deve colocar os dedos para formar determinado acorde.

Veja um exemplo de diagrama de acorde:

Como ler cifras no ukulele_acorde C

O diagrama representa uma parte do braço do ukulele, onde você deve apertar as notas para formar o acorde.

  • As bolinhas pretas indicam as cordas que você deve apertar e em quais casas.
  • Se as bolinhas pretas estiverem empilhadas, você deve fazer uma pestana ou posicionar os três dedos na mesma casa. Isso também pode ser representado por uma linha.
  • Se tiver bolinhas brancas antes da pestana, significa que você não deve pressionar a corda, ou seja, tocá-la solta.
  • Se tiver um X antes da pestana, não toque aquela corda ou abafe o som dela.
Como ler cifras no ukulele_x

Para visualizar, você deve entender que o braço do ukulele está “em pé”, na vertical, e a linha mais grossa indica o local da pestana.

As linhas horizontais (paralelas à pestana) representam os trastes, ou seja, a divisão de cada casa; e as linhas verticais são as cordas G-C-E-A (sol, dó, mi e lá, contando da esquerda para a direita).

Outra questão importante é que, normalmente, o diagrama mostra as primeiras casas do ukulele. Caso o acorde seja feito em casa mais avançadas (mais próximas à boca do instrumento), você verá um número ao lado, que indica qual casa você deve pressionar e tocar.

Quer aprender a fazer os acordes? Veja tudo sobre o nosso Dicionário de Acordes, com diversos diagramas e formas simplificadas para fazer cada um deles.

Continue aprendendo

Se você está curtindo aprender a tocar ukulele e quer mais aulas práticas e teóricas para ficar cada vez melhor no instrumento, que tal fazer parte do Clube do Ukulele?

Todos os membros do clube têm direito a todos os cursos já produzidos pela escola Como Tocar Ukulele, com professores capacitados e uma metodologia testada por milhares de alunos.

Além das aulas online, você pode trocar conhecimento com os outros membros, com os professores e ainda participar de saraus, luaus, sorteios, baixar materiais exclusivos e muitos outros benefícios.

Ao fazer parte dessa comunidade de ukulelistas, você ainda recebe o nosso Dicionário de Acordes impresso, para levar para onde quiser e praticar!

Clique e conheça mais sobre como funciona o Clube do Ukulele!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
Clube do Ukulele

1 comentário em “Como Ler Cifras no Ukulele para Iniciantes”

  1. Amigos do mundo musical, venho compartilhar minha paixão pelo ukulele e a incrível jornada de aprendizado que tenho vivido. Desde as primeiras notas até os acordes mais complexos, cada momento é uma descoberta encantadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima