qual a idade máxima para começar a aprender a tocar ukulele

Qual a idade máxima para começar a aprender a tocar ukulele?

“Qual a idade máxima para começar a aprender a tocar ukulele”?

“Nossa, eu queria tanto ter aprendido a tocar um instrumento quando era jovem!”

“Será que já estou muito velho para aprender?”

“Estou aposentado, finalmente tenho tempo para realizar meus sonhos da juventude. Será que ainda é possível aprender a tocar ukulele?”

Se você chegou a este texto, provavelmente um desses pensamentos já passou pela sua cabeça. Muitas pessoas que chegam à terceira idade passam por um processo semelhante: a aposentadoria vem e com ela um tempo ocioso que nunca havia acontecido durante a vida.

E para preencher esse tempo, nada melhor que aprender a tocar ukulele, um instrumento relativamente fácil, que você pode treinar de casa, tocar para toda a família e onde quiser, já que ele é super levinho e portátil.

Se você tem esse interesse, veja agora qual a idade máxima para começar a aprender a tocar ukulele, como iniciar seu aprendizado e por que você deveria fazer isso agora!

Qual a idade máxima para começar a aprender a tocar ukulele?

Respondendo já diretamente a sua pergunta: NÃO HÁ IDADE!

Sim, não existe idade para aprender e qualquer momento da sua vida pode ser propício a começar a tocar. Em poucos meses, você já consegue sair do zero e tocar diversas músicas completas. Basta fazer um curso e se dedicar!

Você sabia que mais de 30% dos alunos da escola Como Tocar Ukulele são aposentados? Isso porque eles descobriram no ukulele um passatempo incrível e uma forma de trazer mais alegria e prazer à vida.

Para te inspirar, vamos te mostrar alguns vídeos dos nossos alunos que começaram a aprender ukulele com a gente. Todos eles nunca haviam tocado na vida e conseguiram aprender com o nosso método de ensino.

Este abaixo, por exemplo, é a Jeanette Torres, tocando a música “Mulher”, de Custódio Mesquita e Sadi Cabra, em homenagem ao Dia das Mulheres.

Lindo, não é?

Esta aqui é a Leila Nobre, tocando “When You Wish Upon a Star”, do Cliff Edward:

E olha só o Fabiano Fuscaldi tocando “Walkin’ My Baby Back Home”, do Billy May:

Só para dar mais um gostinho e te inspirar de vez, dá uma olhada nessa versão de “Folhetim”, da Gal Costa, tocada pela nossa aluna Clarete Paranhos:

Por que aprender a tocar ukulele na terceira idade?

Existem muitos motivos para começar a aprender a tocar ukulele agora e nós falamos bastante sobre isso no post que está no link. É um instrumento relativamente barato e fácil de aprender, muito versátil, que te deixa mais relaxado e feliz.

Mas, para as pessoas na terceira idade, os motivos ainda são maiores:

  • Aprender a tocar ukulele pode ocupar o seu tempo da aposentadoria de forma produtiva e positiva;
  • O prazer ao tocar libera hormônios da felicidade, que ajudam a combater doenças mentais, como a depressão. Sabia que os idosos são os mais afetados por essa doença? 13% das pessoas entre 60 e 64 anos estão depressivas, segundo dados do IBGE.
  • O instrumento pode criar uma conexão com outras pessoas da sua família, como filhos e netos, ou até amigos, o que ajuda muito na socialização. Ao chegar à terceira idade, é muito comum que algumas pessoas se sintam sozinhas com a saída dos filhos de casa e com a redução nas ocupações.
  • Aprender um instrumento musical estimula as conexões neurais, o que ajuda na memória, na lucidez e na criatividade. Segundo um estudo do Instituto Max Planck de Neurociência e Cognição Humana de Leipzig, na Alemanha, a música é uma das principais maneiras de se conservar memórias e podem auxiliar no tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

É mais difícil aprender a tocar nessa idade?

De fato, não dá para comparar a capacidade de aprendizagem de uma criança de 7 anos com uma pessoa de 60. A elasticidade do cérebro é diferente e o tempo que a criança vai aprender, será, provavelmente, menor que o tempo do idoso.

Mas a grande questão é que isso não deve ser um fator limitante. É completamente possível aprender a tocar ukulele na terceira idade, como você pôde ver com seus próprios olhos nos vídeos que colocamos acima.

Sempre há tempo para aprender se, é claro, a pessoa se dedicar, fazer os exercícios orientados pelo professor e ter força de vontade. Ah! E o mais importante: ter paciência.

Aprender um novo instrumento leva um certo tempo e o aprendizado é sempre gradual, independentemente da idade. Aos poucos, você vai aprendendo novas técnicas, aperfeiçoando suas batidas, seus dedilhados, fazendo os acordes com mais facilidade e por aí vai.

Como aprender bem e mais rápido? Seja membro do Clube do Ukulele

Todos os alunos que estão nos vídeos que mostramos acima fazem parte do nosso Clube do Ukulele e, com isso, conseguiram aprender a tocar ukulele de uma forma mais rápida e melhor.

O clube é uma comunidade de ukulele, que conta com milhares de ukulelistas de todo o Brasil. Ao fazer sua assinatura, você passa a fazer parte do clube e tem acesso a todos os benefícios:

  • Todos os cursos já criados (e os que ainda serão criados) no Como Tocar Ukulele, que são atualizados todos os meses com uma metodologia de ensino descontraída e criada para te motivar – seja para iniciantes, intermediários ou avançados;
  • Materiais didáticos, banco de músicas e outros;
  • Intercâmbio de vídeos diretamente com os professores de Ukulele para tirar suas dúvidas;
  • Você pode participar de nossos desafios, saraus, sorteios e luaus, junto com nossos milhares de membros;
  • Ganha brindes exclusivos, como a nossa correia que ajuda bastante a tocar o instrumento;
  • E muito mais!

Quer fazer parte do Clube do Ukulele? Clique no link e saiba tudo sobre a comunidade!

clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

1 comentário em “Qual a idade máxima para começar a aprender a tocar ukulele?”

  1. Muito encorajadora a matéria. Tenho que retomar meus estudos de ukulele. Gosto muito da didática de vocês. Ficou ainda melhor com esta metodologia de mandar o video e depois receber uma analise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima