decorar notas no ukulele

Cansado de tentar decorar as notas do Ukulele?

Sabia que decoreba é coisa do passado? Para aprender a tocar um instrumento musical, você não precisa ficar decorando todas as notas e acordes. O mais importante é entender como o instrumento funciona e como é a formação dessas notas, e tudo ficará mais fácil, sem a necessidade de memorização.

Hoje, vamos te mostrar uma técnica para tocar ukulele sem precisar decorar as notas.

Entenda a lógica e pare com a decoreba

Na imagem abaixo, você pode ver quantas notas musicais que existem em um braço de ukulele. Cada vez que você aperta uma corda na casa indicada, você faz uma nota musical. E a combinação de mais notas forma o que chamamos de acorde.

decorar notas no ukulele

Outro ponto importante a entender é o nome das cordas do ukulele, quando sua afinação é a GCEA, a mais tradicional nos ukuleles. De cima para baixo, as cordas são Sol, Dó, Mi e Lá, que é o nome correspondente à nota que é tocada, quando você toca a corda solta. Portanto, você não precisa decorar as notas do ukulele, mas saber qual a afinação do seu instrumento é importante.

Além disso, se você toca uma nota, permanece na mesma corda, mas avança as casas para frente (arrastando o dedo para o lado direito), chamamos esse movimento de “sustenido”, e as notas vão ficando mais agudas. E o movimento contrário, para a esquerda, é chamado de “bemol”, quando as notas ficam mais graves.

Desvendando as notas

Para que fique mais fácil de entender, vamos pegar a corda C, que é a terceira de baixo para cima. Ao tocá-la solta, você faz a nota Dó, certo?

Assim, se apertar a corda na primeira casa, você estará tocando a nota C# (dó sustenido), na segunda casa a nota D (Ré), na seguinte D#, depois E, F, F# e assim por diante. Observe na imagem para facilitar.

Está com dúvidas? Assista à aula que o professor Tiago, da escola Como Tocar Ukulele, preparou. Por lá, ele explica sobre as notas e a formação de acordes no ukulele:

Saber as notas é importante?

Ter esse conhecimento sobre o posicionamento das notas musicais no braço do ukulele vai te ajudar a entender mais sobre a teoria musical e como os acordes são formados. Mas, é claro que você não precisa saber isso imediatamente depois que começa a aprender a tocar o instrumento.

Com o tempo, esses conhecimentos vão ficando mais fáceis e o mais importante, no começo, é que você aprenda batidas, como fazer acordes, como posicionar bem o instrumento no corpo e outras técnicas mais práticas.

Para ter um bom aprendizado em um instrumento, o interessante é sempre evoluir de pouco a pouco, lenta e gradualmente. Assim, você apreende melhor o conhecimento e continua motivado a aprender cada dia mais.

Quer aprender a tocar ukulele bem?

Uma maneira de ter esse aprendizado contínuo, mas aos poucos, é fazer um bom curso de ukulele. Assim, você aprende com professores capacitados e com uma metodologia de aprendizado que realmente funcione.

Por aqui, sugerimos fazer parte da comunidade Clube do Ukulele. Nela, você terá acesso aos cursos já criados aqui na nossa escola online, pode trocar vídeos de dúvidas com os professores e ainda ter muitos materiais didáticos para te ajudar a aprender. A metodologia segue o seu estágio de aprendizado, sempre respeitando o seu tempo.

Além das aulas, você também poderá participar de saraus, aulas ao vivo pelo YouTube, sorteios e muitos outros benefícios.

Gostou da ideia? Então, conheça agora como funciona o Clube do Ukulele e como se tornar um membro da melhor comunidade de ukulelistas do Brasil!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

1 comentário em “Cansado de tentar decorar as notas do Ukulele?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima