Como Tocar Ukulele? Tenho um e não sei por onde começar.

 Você já passou ou está passando por isto?

como tocar ukulele ukulele cama cafe
Tenho meu ukulele, e agora? Como tocar ukulele?

Acho que as primeiras três palavras que me vieram à cabeça quando pensei em comprar um ukulele foram “como tocar ukulele”. Lembro de quando comprei meu primeiro ukulele, em 2012. Cheguei em casa super feliz com a nova compra, assentei na cama e aí me perguntei: “como eu vou fazer pra aprender?”.

Logo fui à internet à procura de sites, blogs, etc. O primeiro baque foi não encontrar quase nada em português, e isso é verdade até hoje. O segundo baque foi tentar encontrar algo em meio à confusão de tanto material, site, blog, canal, etc, mesmo que em inglês. Perdi horas, dias e meses tentando filtrar o que era bom, e mesmo assim não tinha tanta certeza disso.

O que eu aprendi com isso? 

Percebi que ao tentar aprender qualquer instrumento, nos deparamos com uma quantidade gigantesca de informações pela internet. Eu entendi que a filtragem dessas informações é essencial para o aprendizado do instrumento.

E é por isto que neste post aqui eu vou te dar algumas dicas do que eu fiz, e que você também pode fazer para evitar problemas como o que eu tive. O seu tempo é muito precioso, e eu quero tentar te ajudar a otimizar o seu aprendizado do ukulele.

PS: Caso ainda não tenha um ukulele, confira nosso post “Qual Ukulele Comprar”;

 

O que fazer neste caso então?

Pensei em alguns passos que você pode fazer para aprender a tocar ukulele mais rápido e objetivamente. Não é uma tarefa muito fácil aprender ukulele sozinho, portanto vou sugerir 4 Passos Simples para que você não tenha o mesmo problema que eu, ou pelo menos otimize o seu aprendizado:

 

#1 – Aprenda CERTO desde o começo.

Se você está querendo aprender do começo, ou precisa rever o básico, dê preferência à canais e sites que ensinam ukulele do início (partes do ukulele, como afinar, como fazer batidas simples, acordes fáceis, etc). É MUITO importante que a sua base esteja consolidada.

PS: Nós aqui do Como Tocar Ukulele fizemos um CURSO GRATUITO DE UKULELE para você aprender os fundamentos do ukulele! É só clicar aqui para acessar.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais:

 

#2 – Defina seus objetivos.

Se você não sabe para onde vai, fica mais difícil ainda escolher o caminho, concorda? Eu gosto de definir meus objetivos com o ukulele. Portanto sugiro que separe alguns minutos e escreva os seus objetivos com o ukulele. Sem objetivos você ficará sem rumo. Vou dar algumas dicas de como defini-los. Seus objetivos precisam ser:

– Específicos: seu objetivo precisa ser claro.

Ex: quero tocar minha primeira música no ukulele, mesmo não sabendo nada;

– Possíveis: você deve ser realista com o seu objetivo.

Ex: sei que não será fácil tocar essa música, porém é possível se eu treinar;

– Importantes: você precisa estar comprometido com o objetivo. Qual a relevância desse objetivo para você?

Ex: essa música é muito importante pois é a primeira que irei tocar no meu ukulele.

– Mensuráveis: está percebendo avanços? Está no caminho certo?

Ex: há alguns dias eu travava ou nem conseguia fazer a troca de acordes, hoje não está travando tanto e ainda posso melhorar mais.

– Temporais: você precisa de um prazo para cumprir seu objetivo, caso contrário, a tendência é deixar de lado.

Ex:  Vou aprender minha primeira música em 7 dias, mesmo não sabendo tocar nenhum instrumento.

como tocar ukulele ukulele afinador
Tenha seus objetivos sempre em mente e trace um plano de ação para alcançá-lo

como tocar ukulle

#3 – Monte um plano de ação para alcançar seus objetivos.

Para aprender como tocar ukulele e alcançar seus objetivos, você precisa fazer algo em relação a isso. Ficar parado e esperar o tempo passar, ou ficar dando voltas no mesmo problema só vai te fazer perder tempo.

O que você precisa fazer para alcançar seus objetivos? Quanto tempo por dia você vai estudar para fazer isso? O que vai estudar nesse tempo? Quais exercícios vai fazer?

Veja este exemplo:

“Vou aprender minha primeira música em 7 dias, mesmo não sabendo tocar nenhum instrumento”.

Este exemplo inspirou o nosso plano de ação para o Curso Gratuito De Ukulele Em 7 Dias. Durante 7 dias o aluno assiste às aulas que vão preparar o caminho para que, no sétimo dia o aluno seja capaz de aprender uma música inteira utilizando tudo o que foi ensinado durante os dias anteriores.

aprenda ukulele

#4 – Procure fontes de informação confiáveis.

Independente se você é iniciante, intermediário ou avançado no ukulele, procure por fontes de informação adequadas aos seus objetivos, e que sejam confiáveis. Faça uma lista com os nomes e links dos autores do canal, blog, site, etc. Analise o conteúdo e anote na lista os pontos positivos e negativos de cada um, de qual você gostou e mais se identificou, etc.

Por exemplo, pesquise canais que ensinam ukulele no YouTube. Assista à diferentes aulas para conhecer os canais e também os criadores do conteúdo (não deixe de se inscrever para dar aquela força, é muito importante!).

Que tal conhecer nosso canal do YouTube?

como tocar ukulele objetos
Organize seus estudos e alcance seus objetivos

Concluindo…

Seguindo estes passos simples você deve ser capaz de conseguir fugir desses problemas, e acabar evitando uma grande perda de tempo e esforço.

Espero que tenha conseguido ajudar você!

Ah, não se esqueça de conferir nosso Curso Gratuito de Ukulele, é só clicar aqui para saber mais.

Responda:

Onde você conheceu o ukulele?

Como você começou a tocar?

Responda aqui nos comentários 😀







Sobre o Autor

Mateus Augusto – Autor do Como Tocar Ukulele e quer ajudar  você a aprender a tocar ukulele!

 


Leave a Reply

Your email address will not be published.