Como Tocar Ukulele? Tenho um e não sei por onde começar.

 Você já passou ou está passando por isto?

como tocar ukulele ukulele cama cafe
Tenho meu ukulele, e agora? Como tocar ukulele?

Acho que as primeiras três palavras que me vieram à cabeça quando pensei em comprar um ukulele foram “como tocar ukulele”. Lembro de quando comprei meu primeiro ukulele, em 2012. Cheguei em casa super feliz com a nova compra, assentei na cama e aí me perguntei: “como eu vou fazer pra aprender?”.

Logo fui à internet à procura de sites, blogs, etc. O primeiro baque foi não encontrar quase nada em português, e isso é verdade até hoje. O segundo baque foi tentar encontrar algo em meio à confusão de tanto material, site, blog, canal, etc, mesmo que em inglês. Perdi horas, dias e meses tentando filtrar o que era bom, e mesmo assim não tinha tanta certeza disso.

O que eu aprendi com isso? 

Percebi que ao tentar aprender qualquer instrumento, nos deparamos com uma quantidade gigantesca de informações pela internet. Eu entendi que a filtragem dessas informações é essencial para o aprendizado do instrumento.

E é por isto que neste post aqui eu vou te dar algumas dicas do que eu fiz, e que você também pode fazer para evitar problemas como o que eu tive. O seu tempo é muito precioso, e eu quero tentar te ajudar a otimizar o seu aprendizado do ukulele.

PS: Caso ainda não tenha um ukulele, confira nosso post “Qual Ukulele Comprar”;

 

O que fazer neste caso então?

Pensei em alguns passos que você pode fazer para aprender a tocar ukulele mais rápido e objetivamente. Não é uma tarefa muito fácil aprender ukulele sozinho, portanto vou sugerir 4 Passos Simples para que você não tenha o mesmo problema que eu, ou pelo menos otimize o seu aprendizado:

 

#1 – Aprenda CERTO desde o começo.

Se você está querendo aprender do começo, ou precisa rever o básico, dê preferência à canais e sites que ensinam ukulele do início (partes do ukulele, como afinar, como fazer batidas simples, acordes fáceis, etc). É MUITO importante que a sua base esteja consolidada.

PS: Nós aqui do Como Tocar Ukulele fizemos um CURSO GRATUITO DE UKULELE para você aprender os fundamentos do ukulele! É só clicar aqui para acessar.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais:

 

#2 – Defina seus objetivos.

Se você não sabe para onde vai, fica mais difícil ainda escolher o caminho, concorda? Eu gosto de definir meus objetivos com o ukulele. Portanto sugiro que separe alguns minutos e escreva os seus objetivos com o ukulele. Sem objetivos você ficará sem rumo. Vou dar algumas dicas de como defini-los. Seus objetivos precisam ser:

– Específicos: seu objetivo precisa ser claro.

Ex: quero tocar minha primeira música no ukulele, mesmo não sabendo nada;

– Possíveis: você deve ser realista com o seu objetivo.

Ex: sei que não será fácil tocar essa música, porém é possível se eu treinar;

– Importantes: você precisa estar comprometido com o objetivo. Qual a relevância desse objetivo para você?

Ex: essa música é muito importante pois é a primeira que irei tocar no meu ukulele.

– Mensuráveis: está percebendo avanços? Está no caminho certo?

Ex: há alguns dias eu travava ou nem conseguia fazer a troca de acordes, hoje não está travando tanto e ainda posso melhorar mais.

– Temporais: você precisa de um prazo para cumprir seu objetivo, caso contrário, a tendência é deixar de lado.

Ex:  Vou aprender minha primeira música em 7 dias, mesmo não sabendo tocar nenhum instrumento.

como tocar ukulele ukulele afinador
Tenha seus objetivos sempre em mente e trace um plano de ação para alcançá-lo

como tocar ukulle

#3 – Monte um plano de ação para alcançar seus objetivos.

Para aprender como tocar ukulele e alcançar seus objetivos, você precisa fazer algo em relação a isso. Ficar parado e esperar o tempo passar, ou ficar dando voltas no mesmo problema só vai te fazer perder tempo.

O que você precisa fazer para alcançar seus objetivos? Quanto tempo por dia você vai estudar para fazer isso? O que vai estudar nesse tempo? Quais exercícios vai fazer?

Veja este exemplo:

“Vou aprender minha primeira música em 7 dias, mesmo não sabendo tocar nenhum instrumento”.

Este exemplo inspirou o nosso plano de ação para o Curso Gratuito De Ukulele Em 7 Dias. Durante 7 dias o aluno assiste às aulas que vão preparar o caminho para que, no sétimo dia o aluno seja capaz de aprender uma música inteira utilizando tudo o que foi ensinado durante os dias anteriores.

aprenda ukulele

#4 – Procure fontes de informação confiáveis.

Independente se você é iniciante, intermediário ou avançado no ukulele, procure por fontes de informação adequadas aos seus objetivos, e que sejam confiáveis. Faça uma lista com os nomes e links dos autores do canal, blog, site, etc. Analise o conteúdo e anote na lista os pontos positivos e negativos de cada um, de qual você gostou e mais se identificou, etc.

Por exemplo, pesquise canais que ensinam ukulele no YouTube. Assista à diferentes aulas para conhecer os canais e também os criadores do conteúdo (não deixe de se inscrever para dar aquela força, é muito importante!).

Que tal conhecer nosso canal do YouTube?

como tocar ukulele objetos
Organize seus estudos e alcance seus objetivos

Concluindo…

Seguindo estes passos simples você deve ser capaz de conseguir fugir desses problemas, e acabar evitando uma grande perda de tempo e esforço.

Espero que tenha conseguido ajudar você!

Ah, não se esqueça de conferir nosso Curso Gratuito de Ukulele, é só clicar aqui para saber mais.

Responda:

Onde você conheceu o ukulele?

Como você começou a tocar?

Responda aqui nos comentários 😀

Sobre o Autor

Mateus Augusto – Autor do Como Tocar Ukulele e quer ajudar  você a aprender a tocar ukulele!

 

Clique no botão abaixo para baixar gratuitamente um e-book para dar seus primeiros passos no ukulele e já sair tocando


    18 replies to "Como Tocar Ukulele? Como Aprender Ukulele? Por Onde Começar?"

    • Karina

      Oie eu sou a Karina…
      Eu sempre tive vontade de aprender a tocar instrumentos musicais, então comprei uma flauta e aprendi olhando no youtube toco a 4 meses no começo foi complicado mais depois meu esforço valeu a pena. Após ter aprendido a flauta pensei em aprender outro instrumento pesquisei na net e achei o ukulele interessante com o som legal e na descrição ” Fácil de aprender ” então estou pesquisando e me esforçando para aprender achei complicado mas não vou desistir.

      Obrigada pela postagem!
      Me desejem sorte…

    • FRANCISCO CARLOS LOPES MORALLES

      tenho 51 anos e desde os 15 anos tento tocar algum instrumento. Toquei trompete aos 15 anos onde aprendi partitura, não me adaptei ao acordeon por ser canhoto, sempre tive contra baixo e tocava numa bandinha de garagem mas depois dos 20 anos não me dediquei mais. Nessa lacuna, tentei tocar violão mas nunca me senti à vontade com o instrumento. Há muito tempo que queria conhecer o cavaquinho mas nunca foi a minha praia, foi quando pedi para ver um cavaquinho diferente numa loja e me explicaram que era um “tal” de ukulele. Não dei nenhuma importância, quando num brexó próximo à minha casa tinha um bandolim velho e descolado por 200 reais e, antes de comprar fui procurar na internet como se tocava bandolim e me deparei com inúmeros videos no youtube do instrumento mais simpático do mundo: o ukulele, me apaixonei e comprei um concert depois de consultar várias dicas no youtube. A impressão que eu tenho é que me achei, porque percebo uma evolução muito rápida.

      • Mateus Augusto

        Oi Francisco! Definiu muito bem: O instrumento mais simpático do mundo haha
        Que legal saber disso!!

    • ANTONIO ROSEIRO MELADO

      Caro Mateus,
      Conheci o ukulele, assistindo a um vídeo do Israel Kamakawiwo’ole.
      Sempre quis tocar violão, mas não consegui fazer um tempo para isso.
      Agora, já comprei um ukulele, Kalani, soprano e estou entusiasmado para aprender. Já acompanhei os seus vídeos do workshop e já estou me sentindo o próprio Israel kkkkk. Agradeço a você por tudo. Espero nos encontrarmos em breve, em um dos seus cursos. Abraço. Antônio Melado.

      • Mateus Augusto

        Opa, estou demorando a responder aqui, mas acabou que nos encontramos no curso =)

    • Giullia Ramos

      Eu conheci o uke com um amigo meu e achei bem interessante o instrumento, acabei buscando mais e comprando um soprano, comecei a tocar faz uns dois dias
      procurando vídeo aulas e cursos na internet
      estou tentando entender o básico ainda…

      • Mateus Augusto

        Isso aí! Foque no básico 😉

    • Giulia Maria Wisnieski

      Olá eu tenho 12 anos e ganhei dos meus pais um Ukulele de presente de aniversario, mas não sei como tocar. Espero aprender e compartilhar com amigos esse portal para aprender a tocar esse lindo instrumento!

      Grata Giulia M. Wisnieski

    • Wendel

      Ótimo artigo Mateus,

      O que muita gnt faz, até eu mesmo fiz foi começar de uma forma errada e depois pra tirar o vício é muito mais complicado do que aprender certo.

      Um parênteses aí, acho que definir seu ukulele também é muito importante, pois muita gnt principalmente que já toca violão pega o soprano e depois é uma peleja pra tocar kkkkk, aprendi na prática.

      Bora tocar uke meu amigo

      • Mateus Augusto

        opa, obrigado pelo comentário 😉

    • Erick

      Eu conheci o ukulele pelo desenho Steven Universo, não tenho um ukulele 🙁 mas gostaria muito de ter um e parender a tocar!

      • Mateus Augusto

        legal!!

    • Quézia

      Meu sonho é aprender a tocar violão, já comecei um curso, mas por falta de tempo deixei de lado. De uns dias pra cá tô pensando em comprar um ukulele, aparentemente parece mais fácil, só que o porém é que preciso aprender sozinha. Acho que devo arriscar primeiro aprender o ukulele depois violão?

      • Mateus Augusto

        Oi Quézia, tudo bem?
        Você é quem deve decidir qual aprender primeiro. O que eu posso te dizer é: dá pra aprender qualquer um dos dois, basta vocÊ ter uma boa orientação e dedicação.
        Outra coisa que posso te dizer é que aprender ukulele é mais fácil do que violão, principalmente no começo de tudo, pois são menos cordas, os acordes ficam mais simples, as cordas têm tensão menor, etc…

    • D.L.

      Oiii, pode ser tocado qualquer ritmo no ukulele ou tem um mais específico??

      • Mateus Augusto

        pode tocar qualquer coisa! é claro que alguns ficam melhores que outros – assim como qualquer outro instrumento

Leave a Reply

Your email address will not be published.