ukuleles são barulhentos

Ukuleles são barulhentos? Pode perturbar seus vizinhos?

Muitas pessoas têm vontade de começar a tocar ukulele, mas não sabem se o instrumento pode incomodar a família e os vizinhos do prédio e, com isso, criar um problema de convivência.

Se você tem dúvida se ukuleles são barulhentos, nós viemos te explicar tudo sobre o som do ukulele e em quais situações o som acaba ficando mais alto – pra você evitar, se precisar.

Afinal, ukuleles são barulhentos?

Antes de tudo, é preciso lembrar que qualquer instrumento musical tem um som considerável, caso contrário ele não conseguiria cumprir o papel de tocar as músicas. Você precisa de um som claro para que a melodia fique bonita. Então, muito silencioso, não vai ser.

Mas, se comparado com outros instrumentos de corda, como o violão ou a guitarra, o ukulele é, sim, indicado para quem mora em apartamentos ou vive com outras pessoas.

Na dúvida sobre qual instrumento começar a aprender? Veja as diferenças entre ukulele e violão.

Qual o volume de um ukulele?

Os ukuleles produzem um som entre 70 e 85 decibéis (dB), aproximadamente, o que é equivalente ao barulho de um aspirador de pó. Então, sim, ukuleles são barulhentos, a depender do ponto de vista.

Embora até 80 dB não seja considerado um barulho arriscado para o ouvido, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define que o ideal para centros urbanos é o limite é 65 dB de dia e 60 dB à noite. Portanto, você pode tocar (principalmente considerando a distância entre os outros apartamentos), mas pegue leve.

Vale também avaliar as regras de silêncio na sua cidade. A lei municipal de Belo Horizonte, por exemplo, define que:

“Art. 4° – A emissão de ruídos, sons e vibrações provenientes de fontes fixas no Município obedecerá aos seguintes níveis máximos fixados para suas respectivas emissões, medidas nos locais do suposto incômodo:

  • em período diurno (7h às 19h): 70 dB;
  • em período vespertino (19h às 22h): 60 dB;
  • em período noturno (22h às 7h): 50 dB até às 23h59, e 45 dB a partir das 00h;
  • às sextas-feiras, aos sábados e em vésperas de feriados, será admitido, até às 23h, o nível correspondente ao período vespertino.”

É claro que o som de uma música por 30 minutos é diferente que o de um aspirador de pó ininterrupto por 30 minutos, sendo o ukulele muito mais agradável.  A música pode até ajudar a acalmar ou alegrar os vizinhos, já pensou nisso? Principalmente quando falamos no ukulele, um instrumento com um som mais doce.

Leia também: Por que começar a tocar ukulele agora.

O ideal, portanto, caso você não queira incomodar outras pessoas, é tocar até às 22h da noite ou após às 9h da manhã. Um horário razoável, concorda?

5 variáveis que podem aumentar o volume do seu ukulele

Se você está realmente preocupado, saiba que existem algumas atitudes que você pode tomar para reduzir o barulho ao tocar. Veja quais são elas:

1.      Toque sempre desplugado

Ukuleles acústicos são muito mais silenciosos que os ukes elétricos ou eletroacústicos, quando plugados no amplificador.

O amplificador serve, justamente, para aumentar o volume e o alcance do som, então, se não for tocar em um show ou em uma festa com os amigos, desplugue!

2.      Escolha o tipo de ukulele

Ukuleles Soprano e Concert, que são menores, tendem a ter o som um pouco mais baixo que o Tenor e o Barítono.

Por isso, se você quer um instrumento que soe mais baixo, opte por um desses dois tipos. Isso porque, quanto maior o instrumento, maior também o seu potencial para projetar o som no ambiente.

3.      Escolha o tipo de corda

Apesar de não ser possível escolher cordas que toquem mais baixo ou mais alto em relação ao volume, os diferentes materiais com os quais elas são produzidas emitem sons diferentes.

Você pode escolher, portanto, de acordo com o material, quando quiser um som mais suave e acolhedor – com uma frequência mais grave — ou com uma frequência mais aguda, que será um som mais vivo.

As cordas de fluorcarbono, por exemplo, são mais agudas, enquanto as de nylon um pouco mais graves, ainda que a diferença seja bastante sutil.

4.      Use os dedos

Tocar ukulele com os dedos, normalmente, é a preferência da maioria dos ukulelistas. Mas, há quem prefira usar a palheta.

Se o seu foco, porém, é emitir um som com volume mais baixo, você tem duas opções:

  • Se sua palheta for de plástico, toque com os dedos, já que eles vão soar mais suaves.
  • Se a palheta for de couro ou feltro, como acontece bastante com as palhetas para ukulele, elas emitirão um som mais baixo que os dedos, provavelmente.

Independentemente do que você usar, também é importante controlar a força com que faz batidas e dedilhados. Com menos força, as cordas terão um som mais baixo.

5.      Prefira dedilhar

Se a intenção é não incomodar quem está por perto, mas continuar tocando, fazer dedilhados e fingerstyle é mais indicado que batidas. Afinal, você estará tocando menos cordas de uma vez e, com isso, fazendo um barulho mais baixo.

Se você ainda não está craque no dedilhado no ukulele, veja aqui como melhorar sua técnica.

Ao aperfeiçoar suas técnicas, inclusive das batidas, você também terá mais controle sobre o som do instrumento e pode tocar em um volume mais baixo, se quiser. Então, continue praticando e fazendo suas aulas!

Evolua no aprendizado no ukulele

Para melhorar suas técnicas e tocar com cada vez mais habilidade e controle, é importante seguir um curso com metodologia gradual, que você aprende aos poucos, mas sempre evoluindo.

Nossa dica para isso, é fazer parte do Clube do Ukulele, uma comunidade de assinatura mensal, que te dá acesso a inúmeros cursos de ukulele. As aulas são criadas pela escola online Como Tocar Ukulele, com professores com vasta experiência.

Nossa comunidade já conta com milhares de ukulelistas e, além dos cursos, ao fazer parte você ainda poderá trocar vídeos e mensagens com os professores, participar dos nossos saraus e aulas ao vivo, sorteios e mais um monte de benefícios.

Quer saber mais? Conheça o Clube do Ukulele!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima