ukulele soprano

Ukulele Soprano: Guia completo!

Pequeno, compacto, dá para levar para qualquer lugar e um ótimo instrumento para começar a aprender. Este é o Ukulele Soprano e hoje nós vamos falar tudo que você precisa saber sobre esse tipo de ukulele.

Entenda agora a diferença em relação aos demais tipos, qual a afinação do ukulele soprano, vantagens e desvantagens, e outras dicas muito legais para você que quer saber mais sobre o instrumento.

Qual o tamanho do Ukulele Soprano?

O ukulele soprano é o menor dos tamanhos mais tradicionais de ukuleles no mercado. Ele tem 21 polegadas (53 cm).

Até existe um tamanho menor, o “sopranino” (ou flautim e sopranissimo, como também é chamado), que tem 16 polegadas, mas é bastante raro, principalmente no mercado brasileiro.

Quando você pensa em um ukulele, pequenino e parecido com um cavaquinho, é no soprano mesmo que você está pensando. É que ele foi o primeiro a ser criado, lá em 1880, quando surgiram os primeiros ukuleles, em Portugal.

Desde então, é o ukulele mais tocado no mundo e serve muito bem como instrumento de entrada para quem está começando. No Havaí, por exemplo, o soprano se tornou o “tamanho padrão” e os demais são tamanhos alternativos.

Qual a afinação do Ukulele Soprano?

Assim como os ukuleles Concert e Tenor, a afinação do ukulele soprano é gCEA: Sol, Dó, Mi, Lá. Em alguns locais, ele é afinado como aDF#B.

Com isso, a forma de tocar os três tamanhos e fazer os acordes é igual. O timbre também é equivalente, o que muda é a sustentação do som e o alcance das notas. Já vamos explicar o porquê.

O ukulele soprano tem 12 a 15 trastes, enquanto o concert tem 15 a 18. Isso significa que o braço é mais curto, com menos casas e espaço para tocar e, por isso, abrange menos notas que os outros tamanhos.

O som também se sustenta por uma duração mais curta. Se você tocar um acorde no soprano e no concert, poderá ver que o som do segundo tem maior sustentação, ainda que a diferença seja mínima.

Mas isso não significa que o soprano seja ruim ou que o número de casas seja insuficiente para tocar as músicas que você quiser. Pelo contrário, ele atende muito bem a qualquer pessoa – iniciante a avançado – que quiser tocar.

Se você quer saber como afinar ukulele soprano, temos um post só sobre isso, com a melhor maneira de afinar um ukulele. Clique para aprender!

E se você quer escutar o som do ukulele soprano? dá uma olhada nesses vídeos abaixo:

Qual melhor ukulele: Soprano ou Concert?

A preferência em relação ao melhor tipo de ukulele é muito pessoal. A diferença entre eles está, basicamente, no tamanho e isso acaba gerando algumas diferenças em relação à comodidade ao tocar e no som.

Pessoas com mãos pequenas ou crianças, por exemplo, podem preferir o ukulele soprano, já que ele tem o braço e o corpo menores. Já quem tem dedos mais grossos, pode optar pelo concert, que tem mais espaço para tocar.

Existem, entretanto, muitas pessoas com mãos grandes que adoram o Soprano, então vale a pena testar todos, se você tiver a oportunidade, e escolher o que mais lhe agradar.

Um ponto importante, porém, é que o tamanho maior do concert cria uma tensão mais alta nas cordas, o que dá um som mais amplo e forte que o Soprano. O mais número de trastes também resulta em mais possibilidades de acordes, notas e agudos, o que dá mais flexibilidade e alcance para as músicas tocadas.

Se você tem dúvida sobre qual ukulele comprar, temos um vídeo completo que compara os quatro principais tamanhos de ukulele: Soprano, Concert, Tenor e Barítono. Veja abaixo:

Qual o melhor tipo de ukulele para iniciantes?

Para quem está começando, tanto o ukulele soprano quanto o concert são ótimas pedidas, já que ambos são simples de aprender. Veja as vantagens e desvantagens do ukulele soprano.

Pontos positivos do ukulele soprano:

Pode ser mais barato que os outros tamanhos

  • É muito portátil, leve e dá para tocar em qualquer lugar
  • Pode ser ideal para crianças
  • É mais fácil de fazer os acordes (no caso de quem tem dedos mais finos), exige menos flexibilidade nos dedos
  • Tem as cordas mais macias, uma vez que a tensão é mais baixa. Isso demanda que você faça menos força no dedo ao apertar a corda. Quem já toca sabe que isso pode ser muito bom para evitar calos e machucar menos as pontas dos dedos.

Pontos negativos:

  • Menos confortável para tocar, para quem tem mãos grandes ou dedos grossos
  • Menos alcance às notas mais agudas, o que cria uma barreira para quem quer tocar arranjos mais sofisticados, fingerstyle ou até compor músicas instrumentais.
  • Cordas com menor sustentação no som, como falamos há pouco
  • Algumas pessoas têm dificuldade de segurar o soprano, por ser muito pequeno. Mas isso pode ser resolvido com treinamento com a postura correta.

Como segurar o ukulele Soprano?

Se você tem essa dificuldade, pode seguir algumas dicas para facilitar o uso do ukulele soprano:

  1. Sente-se sempre em postura alinhada, com a coluna ereta ou apoiada em um encosto. Nunca se curve ao ukulele, já que isso pode causar dor nas costas.
  2. Coloque um calço no pé direito para elevar um pouco a perna.
  3. Toque em cadeiras ou assentos sem braço, para evitar de apoiar o braço e ficar todo torto
  4. Coloque o ukulele encostado no seu peito, em um ângulo de 45º, com o braço do instrumento mais elevado que o corpo. Você vai “abraçar” o ukulele com todo o seu lado direito do corpo, como se fosse um bebê.
  5. Toque a batida com a mão direita sempre no espaço entre a boca do ukulele e o encontro entre o corpo e o braço.

Dessa maneira, o ukulele ficará mais seguro no corpo, sem que você precise compensar com a força das mãos. Usar uma correia também pode ser muito útil.

Qual é a melhor marca de ukulele Soprano?

Existem diversas marcas de ukulele no mercado e é interessante você pesquisar para saber a faixa de preço que está disposto a pagar.

O preço de um ukulele soprano costuma variar entre R$ 200 e R$ 450.

Se você está procurando um instrumento para comprar, a escola Como Tocar Ukulele tem uma parceria com a loja de instrumentos Groover, que tem instrumentos de ótima qualidade e custo-benefício.

COMO AFINAR O UKULELE SOPRANO?

O Mateus gravou um vídeo especificamente sobre a afinação do ukulele soprano, pra aprender a afinar ele, basta assistir ao vídeo abaixo:

Quer começar a aprender a tocar agora?

Aqui no Como Tocar Ukulele temos o Clube do Ukulele, uma comunidade com diversos cursos, materiais didáticos, lives, luaus e outros benefícios para quem quer aprender a tocar o instrumento.

São milhares de membros de todo o Brasil, para você trocar conhecimento e se aprofundar no aprendizado, mesmo de casa. No clube, você também pode enviar seus vídeos com dúvidas para os professores, para que eles avaliem de forma mais próxima como você está tocando.

Se você ficou interessado, acesse o link e saiba mais sobre como funciona e todas as vantagens do Clube do Ukulele.

clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima