Ukulele CONCERT TAGIMA 23K

Review | Ukulele Concert Tagima 23K

Está prestes a comprar um Ukulele Concert Tagima 23K, mas ainda está indeciso? Para te ajudar, fizemos um review completo sobre o instrumento, contando o que achamos bom nesse modelo e, claro, o que não é tão bom assim.

Com isso, você vai ter mais informações para fazer uma compra consciente. Afinal, uma das principais dúvidas entre quem toca é: qual ukulele comprar? Além disso, saber qual o melhor modelo, tamanho (tenor, concert ou soprano), tipo de madeira e outras características pode ser complicado, principalmente para quem está começando.

Então, veja agora tudo sobre o Ukulele Concert Tagima 23K!

Especificações do Ukulele Tagima 23k Concert

Bom, para começar, olha só as características desse modelo:

  • Marca: Tagima
  • Modelo: 23-K
  • Acústico, ou seja, não tem captador/equalizados
  • Tamanho: Concert/Concerto
  • Corpo (tampo, faixas, fundo e braço): todo em madeira Mahogany ou mogno laminado
  • Escala e cavalete: em madeira Jacarandá. Você talvez encontre com o nome em inglês, Rosewood
  • Tarraxas: Cromadas e blindadas
  • Cor: Natural com acabamento fosco
  • Encordoamento: já vem com cordas Aquila de fábrica
  • Cavalete: de nó
  • Rastilho de plástico
  • Trastes: 18 casas
  • Comprimento da escala: 380mm
  • Bojo: 27.7 cm (altura) e 7 (profundidade)
  • Comprimento total: 60.5 cm

O que significa 23k no ukulele?

23k no ukulele se refere ao tamanho intermediário entre os instrumentos e representa o Concert (ou concerto, como você pode ver por aí ao pesquisar).

O modelo 23-k está entre os tamanhos do Tenor, maior e mais grave, e Soprano, menor e mais agudo. Geralmente, ele tem um braço e escala mais longa que o soprano, embora tenha um timbre parecido. O comprimento faz com que as casas fiquem mais espaçadas, o que é melhor para quem tem mãos maiores, por exemplo.

Ele ainda tem menos volume e sustentação que o tenor. Sustentação (ou sustain) é a capacidade de um instrumento em prolongar uma nota depois que ela for emitida, sem que você precise tocar a corda novamente.

Leia também: Como afinar seu ukulele Concert?

Ukulele Tagima 23k Concert é bom?

Ukulele CONCERT TAGIMA 23K

Antes de comprar o seu ukulele Tagima 23k, é importante ter em mente que ele é um instrumento de entrada, ou seja, para quem vai começar a investir e quer um bom custo-benefício. E é isso que esse modelo entrega: qualidade, sem preços exorbitantes.

Em média, o Tagima Concert 23k custa R$ 250 a R$ 300.

Bom, e o que temos a falar sobre ele?

Acabamento dos trastes

Um ponto que gostamos de ponderar é sobre o acabamento dos trastes, que são os ferrinhos que fica no braço do ukulele. Isso porque eles podem machucar os seus dedos à medida que você toca o instrumento.

No caso do Tagima, o acabamento é aceitável e intermediário, ou seja, não é o melhor dos mundos (aquele que causa zero incômodo), mas também não dói os dedos. O desconforto pode vir principalmente quando você toca músicas que demandam muitas passagens de casas. Mas isso é nossa impressão, ok?

Antes de comprar, pode valer a pena testar o instrumento em uma loja especializada para tirar suas próprias impressões.

Altura

Altura no ukulele é a distância entre as cordas e os trastes. No Tagima 23k, ela chega a cerca de 3,5 mm. Nós consideramos a altura de 3 mm como a limite do aceitável para gerar um bom som.

Nossa sugestão, caso isso também seja uma questão para você, é levar o instrumento em um luthier, que é o profissional que ajusta instrumentos musicais, e pedir para fazer a regulagem. Isto é, abaixar a altura das cordas para que também fique mais confortáveis de tocar.

Entonação

Agora vamos ao ponto mais crítico, na nossa opinião, em relação ao ukulele concerto Tagima 23k: a entonação.

Um dos principais problemas de não ter uma boa entonação é que você afina o seu ukulele e, mesmo assim, ao tocar ele parece desafinado. Isso, infelizmente, é muito comum entre os instrumentos de entrada, mas até ukuleles mais caros podem apresentar esse problema.

No modelo da marca Tagima, nós podemos dizer que a entonação é regular, tendendo para o ruim.

Nossa sugestão é que você:

  1. Leve o ukulele ao luthier, como falamos no tópico acima, e faça a regulagem, já que isso ajudará a melhorar a afinação;
  2. Troque as cordas, embora ele já venha com cordas boas, isso pode ajudar na qualidade do som. Isso porque as cordas originais podem já estar velhas, se o instrumento ficou muito tempo em estoque, por exemplo.

Bom, esse foi nosso review com os pontos mais relevantes sobre o modelo 23k da Tagima. Embora tenha esses probleminhas de entonação e acabamento, ele é um ukulele de bom custo-benefício e servirá muito bem para você tocar suas músicas preferidas.  

Mas, se você ainda está em dúvida sobre qual ukulele comprar, acesse o link que temos um conteúdo super completo com os diferentes modelos, marcas, preços, os diferenciais de cada um e outras informações.

A Escola Como Tocar Ukulele tem parceria com a loja Groover. Os preços são super competitivos, é uma loja muito segura e séria. Você pode acessar a loja por este link.

E se você quer saber mais sobre o ukulele, aprender mais músicas e ficar por dentro de tudo nesse universo, faça parte do Clube do Ukulele, a maior comunidade do Brasil para o instrumento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima