quando trocar as cordas do ukulele

Quando trocar as cordas do ukulele? Qual o melhor momento e como fazer

Você toca, faz aulas, leva o ukulele pra cima e pra baixo e, de repente, as cordas estouram. Sinal de que estavam muito velhas e gastas. Mas, quando trocar as cordas do ukulele? Qual é a hora certa para fazer a substituição e prevenir que elas envelheçam? Devo trocar todas de uma vez?

Se você também tem essas dúvidas, basta ler o texto abaixo que vamos te ensinar tudo sobre a substituição das cordas do ukulele.

Ou, se você preferir, também pode assistir a esse vídeo, em que convidamos o luthier João Pedro Lacerda, da Luteria Lacerda, para responder essa questão, na visão de um especialista. Veja agora:

Quando trocar as cordas do ukulele?

Uma das principais dúvidas entre os ukulelistas é como saber que chegou a hora de trocar as cordas do ukulele e como identificar que as cordas estão gastas, já que, nem sempre, isso é tão aparente assim.

Bom, não há um tempo certo para trocar as cordas. Então, não poderíamos falar aqui “troque de 6 em 6 meses”, por exemplo. Isso vai depender da forma que você toca, da frequência, do tipo de corda que você colocou, dentre outros fatores.

Se você toca todos os dias, deverá trocar as cordas com mais frequência do que aqueles que tocam apenas aos fins de semana, para dar um exemplo.

Como saber que é hora de trocar as cordas do ukulele?

1.       As cordas estão velhas

Uma maneira muito simples de identificar no seu instrumento, é observar quando as cordas começam a ficar opacas, sem brilho e dão um som mais “abafado”. Ao trocar por novas cordas, você perceberá que o som volta a ficar mais limpo e alto.

Esse é um jeito simples e barato de dar uma vida nova ao seu ukulele.

2.       Você quer variar o encordoamento

Além disso, existem dezenas de tipos de cordas – algumas mais graves, mais agudas, com sons diferentes – e é interessante trocar de tempos em tempos para testar esses outros tipos de encordoamento. Assim, você conseguirá saber qual gosta mais.

É normal que as pessoas que tocam ukulele fiquem enjoadas do mesmo som do instrumento. E um bom momento quando trocar as cordas do ukulele é, justamente, quando você quiser variar essa sonoridade.

3.       O Low-G oxidou

Outra situação é quando você usa o Low-G e a corda é um fio de nylon revestido com um bordão de cobre. Com o tempo, esse bordão se oxida e perde o brilho muito mais rápido.

Este é um bom momento para trocar o encordoamento. Você pode optar por trocar todas as cordas ou apenas o Low G, já que as cordas são também vendidas de forma avulsa.

Não sabe do que estamos falando? Entenda agora o que é Low G e High G no ukulele.

Quais as melhores cordas para ukulele?

Como existem muitas no mercado, podemos sugerir aqui algumas boas marcas que você pode comprar, sem se arrepender:

  • Aquila
  • D’Addario
  • Martin&Co.
  • Worth
  • Dentre outras.

Cada uma delas ainda tem diversas variações, com muitos tipos de cordas diferentes. Então, a dica é: teste! A resposta sobre as melhores cordas vai muito do gosto pessoal.

Veja as diferenças entre as cordas Aquila e D’Addario.

Existem cordas específicas para cada tipo de ukulele?

Outra questão interessante que você deve observar quando for trocar as cordas, é se aquele conjunto é adequado ao seu tipo de ukulele.

Existem cordas específicas para ukulele Soprano, Concert, Tenor e Barítono, que você pode conferir a indicação na própria embalagem.

Você até pode colocar cordas do Concert no Soprano, já que eles têm tamanhos de escala parecidos, mas o ideal, no caso do Tenor, é usar apenas cordas para Tenor, já que ele tem uma tensão maior. Cordas de Soprano, por exemplo, poderiam estourar facilmente com essa tensão.

Essa troca de tipos de corda também pode afetar a afinação. Na dúvida, coloque as cordas indicadas para cada tipo de ukulele.

Como trocar as cordas do ukulele?

Se você está começando ou ainda não chegou a trocar suas cordas e não sabe como fazer a substituição, nós temos um vídeo completo que ensina, em 5 passos, como trocar as cordas do ukulele.

Quer aprender? Então, assista agora:

Siga aprendendo sobre ukulele

Se você ama tocar ukulele e quer ficar por dentro de tudo sobre o instrumento, aprender coisas novas, técnicas, batidas, músicas, uma ótima maneira é fazer parte do Clube do Ukulele.

Junto com outros milhares de membros, você vai ter acesso a inúmeros cursos da escola Como Tocar Ukulele, vídeos, materiais didáticos e outros. Além disso, vai poder participar de luaus, saraus, lives, sorteios e outros benefícios que só quem faz parte da comunidade tem acesso.

Quer saber mais? Então, conheça agora tudo sobre o Clube do Ukulele!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima