qual afinador comprar

Qual afinador comprar para ukulele? Precisa mesmo gastar dinheiro?

Se você acabou de começar a aprender a tocar ukulele, provavelmente, já está procurando qual afinador comprar.

Afinal, tocar um ukulele afinado é um princípio básico. Quem deixa isso de lado e sai tocando por aí, com certeza está incomodando as pessoas e todas as músicas estão soando mal. Mas, nem todo mundo sabe afinar ukulele de ouvido (e nem precisa) e, com isso, vem a necessidade de ter um afinador para chamar de seu.

Porém, são muitos modelos, preços e tipos de afinadores digitais para ukulele, o que pode deixar muita gente em dúvida.

Então, aqui estamos para solucionar os seus problemas e te dizer qual afinador comprar para ukulele. Veja abaixo!

Qual afinador comprar? Nenhum!

Sim, você leu certo! A nossa dica é que você não precisa comprar um afinador para ukulele e pode economizar um bom dinheiro utilizando os aplicativos gratuitos para celular.

Eles funcionam muito bem e, nós, aqui do Como Tocar Ukulele, indicamos estes dois:

  • gStrings (Android)
  • n-Track tuner (iOS e Android)

A grande vantagem destes apps em relação aos diversos aplicativos que você encontra na internet é que ele mostra a frequência ao tocar a corda. E é isso que vai afinar corretamente.

Esse ponto é também o que, para nós, torna os apps melhores que os próprios aplicativos digitais que, geralmente, não mostram a frequência. Com isso, é possível que você afine errado.

Inclusive, nós já fizemos um post completo ensinando a afinar o seu ukulele utilizando um desses apps, que é uma forma infalível, que deixa a afinação perfeita.

Se você preferir, pode assistir a um vídeo que também mostra como afinar ukulele:

Qual o melhor afinador para ukulele?

Uma desvantagem que o afinador de aplicativo tem é que ele capta o som pelo microfone do celular. Isso, em um ambiente com barulho ou se você estiver tocando em uma festa, por exemplo, pode ser ruim já que ele vai captar as vozes das pessoas.

Portanto, se você quer ter também um afinador digital, nossa dica de qual afinador comprar é aquele de contato e com clip.

Ele é colocado na mão do ukulele, próximo às tarraxas, justamente porque ele funciona pelo contato com a vibração das cordas. Ele sente a vibração na superfície do ukulele e diz a afinação. Isso faz com que o barulho externo não atrapalhe.

Existem diversas marcas de afinador de contato para ukulele: D’Addario, Snark, Korg, Planet Waves, Land, Moani, Joyo, Harmonics, todos de boa qualidade.

Nossa dica é evitar afinadores digitais muito baratos, já que a bateria costuma durar muito pouco. Com isso, você precisa ficar trocando a bateria e o barato sai caro.

Se você quer visualizar os modelos que estamos falando de afinadores, assista ao nosso vídeo sobre o assunto e tudo vai ficar mais claro para você:

Vale a pena comprar ukulele elétrico com afinador?

Os ukuleles elétricos ou eletroacústicos são muito interessantes porque podem ser ligados a um amplificador, o que dá um som muito mais alto e potente. Ideal, por exemplo, para quem faz shows ou toca em festas.

Além do plug para o amplificador, eles vêm com um afinador acoplado, geralmente no topo do corpo do ukulele.

Se você não vai amplificar o som do seu ukulele e pensa em comprar o elétrico apenas pelo afinador acoplado, esqueça essa ideia! A verdade é que você vai pagar muito mais caro e não vai utilizar suas funcionalidades. Tudo que esse afinador faz, os demais digitais ou mesmo os aplicativos fazem.

Esses afinadores acoplados:

  • Costumam acabar a bateria rapidamente
  • Não permitem que você afine outros ukuleles, o que te limita
  • Tornam o instrumento cerca de R$ 200 mais caro que similares
  • Além de não serem lá tão bonitos.

Quer mais dicas de ukulele?

Aqui na escola Como Tocar Ukulele temos diversos canais para que você possa aprender a tocar o instrumento, melhorar suas técnicas e tutoriais de como tocar diversas músicas e outros.

Nosso canal do YouTube e nosso blog estão cheios de dicas legais para quem quer se aprofundar no universo dos ukes.

Mas se você quer mesmo aprender rapidamente e da melhor maneira, que tal se tornar um membro do nosso Clube do Ukulele?

Esta é uma comunidade de ukulelistas, professores e alunos, que trocam conhecimento e compartilham suas experiências com o instrumento.

No Clube os participantes têm acesso a todos os cursos de ukulele que já produzimos, além de muitos materiais, contato direto com os professores, sorteios exclusivos, saraus, lives e mais um monte de benefícios.

Milhares de pessoas fazem parte e já comprovaram que usar o método do Clube do Ukulele elevou o aprendizado a outro nível! Quer fazer parte também?

Conheça agora tudo sobre o Clube do Ukulele!

clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima