primeiros acordes no ukulele

Primeiros Acordes no Ukulele para Iniciantes

Começou a aprender ukulele há pouco tempo? Então, hoje vamos te ensinar a tocar os seus primeiros acordes no ukulele para avançar um pouquinho no seu aprendizado.

Aprender os acordes é fundamental para tocar qualquer música e esses que vamos ensinar hoje são básicos e podem ser usados em diversas cifras. E o melhor: você só vai precisar usar UM DEDO para tocá-los!

Vamos também te ensinar um exercício muito legal para que você possa praticar a troca de acordes, que nós sabemos ser um dos principais desafios entre os alunos iniciantes. Vamos lá?

Se você preferir assistir a essas dicas em vídeo, veja aqui a aula do Mateus, professor e criador do Como Tocar Ukulele:

Primeiros acordes no ukulele: C e Fadd9

Aqui vamos ensinar a fazer os acordes: C (dó maior) e Fadd9 (fá com nona adicionada). Os nomes podem assustar, a princípio, mas não se preocupe com isso agora. Você verá que ambos são muito simples de executar.

São dois acordes que qualquer iniciante no ukulele consegue fazer, e é possível ainda tocar músicas com essa combinação!

Todo acorde sempre será representado na cifra como uma letra e alguns símbolos que o acompanham. Quando você aprende esses símbolos, consegue identificar na cifra qual acorde deve ser tocado e em qual momento da música.

No nosso caso aqui, o C simboliza o dó maior e o F simboliza o fá maior.

Aprenda também: Como ler cifras para iniciantes

Como fazer o acorde C no ukulele

acorde C primeiros acordes no ukulele

O primeiro passo é segurar e posicionar o ukulele da forma correta. Agora, você vai contar as cordas de baixo para cima.

O acorde C pode ser tocado:

  • Com o terceiro dedo (anelar)
  • Na primeira corda
  • Da terceira casa (as casas são os espaços entre cada traste)

As outras cordas ficam soltas. Toque todas as cordas e você terá o acorde C.

Como fazer o Fadd9 no ukulele

acorde Fadd9 primeiros acordes no ukulele

Para fazer o acorde Fadd9, também é bastante simples:

  • Coloque o dedo 1 (indicador)
  • Na segunda corda
  • Na primeira casa

Da mesma forma, todas as outras cordas ficam soltas e, ao tocá-las, você terá o som do acorde Fadd9.

Dicas para fazer os seus primeiros acordes no ukulele

Se você quer tocar bem, precisa praticar um pouquinho todos os dias e você verá sua evolução com o tempo. Veja algumas dicas para aperfeiçoar os acordes que nós ensinamos, para que você toque cada vez melhor:

O dedo deve sempre ficar próximo ao traste seguinte. Nem em cima dele e nem para trás. Isso tira um som mais bonito.

O dedo também deve apertar bem a corda, já que cordas um pouco soltas podem fazer um som mais falho

Cuidado para que a parte o seu dedo não encoste na corda de cima ou na de baixo. Caso contrário, você fará outro acorde. Para isso, você pode arquear bem o dedo e apertar a corda com a pontinha.

Exercício para trocar os acordes

Passar de um acorde para outro costuma ser uma dificuldade para muitas pessoas iniciantes no ukulele. Então, para que você passe do C para o Fadd9 e vice-versa, faça esse exercício:

  1. Com o dedo posicionado no acorde C, toque quatro vezes as cordas para baixo. Pode fazer bem devagar, já que o intuito agora é que você se familiarize com o acorde.
  2. Depois, troque para o Fadd9 e toque mais quatro vezes.
  3. Repita o processo quantas vezes quiser, até que você fique craque na troca de acordes.
  4. Você pode aumentar a velocidade à medida que ganhar confiança.

Está com dificuldade? Temos um texto totalmente focado em como melhorar a sua troca de acordes no ukulele.

Quer continuar aprendendo?

Para evoluir no aprendizado de um instrumento musical e não desistir no meio do caminho, é importante contar com a ajuda de um professor ou fazer cursos com boa didática e metodologia.

Principalmente para quem quer aprender sozinho, pela internet, é importante seguir um passo a passo, lento e gradual, ou você ficará frustrado.

Se você quer ter acesso a muitos cursos de ukulele com professores e métodos de qualidade, mas pagando uma mensalidade que cabe no seu bolso, a dica é fazer parte do Clube do Ukulele.

Este é um clube de assinatura que dá acesso a todos os cursos já produzidos pela escola Como Tocar Ukulele, Além das aulas em vídeo, você ainda tem acesso a aulas ao vivo, sorteios, materiais didáticos para melhorar seu aprendizado, pode trocar vídeos com os professores e muitos outros benefícios.

Quer conhecer mais? Então, saiba tudo sobre o Clube do Ukulele!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima