pensando em desisitir do ukulele

Pensando em desistir do ukulele? Então, leia aqui rapidinho!

Quem está pensando em desistir do ukulele, geralmente pensa “não consigo tocar ukulele”, “esse instrumento (ou qualquer outro) não é pra mim”, “eu não levo jeito para a música”.

Mas, calma! Essas são crenças limitantes comuns, principalmente entre quem está iniciando. Afinal, quando a gente começa a aprender algo novo, estamos empolgados e animados. Porém, o aprendizado é um processo lento e gradual e, se você não vê o resultado que esperava, já pensa logo em desistir.

Este texto é para te dar motivos para não largar o ukulele e se dedicar um pouquinho mais! Você aceita nos dar só mais essa chance?

Por que é comum querer desistir do ukulele?

Bom, para começar, é preciso dizer que tocar qualquer instrumento musical não é fácil a princípio e demanda dedicação, estudo, horas tocando e praticando.

Talvez se você pensar em tocar violino, essa ideia seja bem clara na sua cabeça. Que você precisará estudar horas e horas (ou até anos e anos) para se tornar um bom violinista.

Mas quando falamos em ukulele, as pessoas têm outra visão. Elas imaginam um instrumento fácil de aprender e “menos sério”, quase como um instrumento de brinquedo.

De fato, aprender ukulele é MUITO mais fácil que tocar violino. Mas isso não significa que ele seja extremamente fácil e que você não precisa estudar ou fazer um curso de boa qualidade. Pelo contrário, contar com um bom professor é fundamental para aprender e evoluir no aprendizado.

Pensando em desistir do ukulele? Escute isso aqui

Para te mostrar que pensar em desistir não é exclusividade sua, trouxemos um vídeo gravado pelo Mateus Augusto, idealizador do projeto Como Tocar Ukulele, que fala sobre a sua experiência pessoal de quando pensou em desistir.

Bom, ele não quis desistir do ukulele, mas do violão, quando começou a aprender aos 8 anos de idade. Olha só:

Se você assistiu ao vídeo, provavelmente já está mais motivado a persistir no seu aprendizado. Afinal, como você bem sabe, o Mateus não só não desistiu, como fez do ukulele grande parte da sua vida.

Como não desistir do ukulele? 5 dicas fundamentais!

Então, aí vão algumas dicas para quem está pensando em desistir do ukulele!

1.      Toque um pouquinho todos os dias

Um dos motivos que levam à desistência é se frustrar todos os dias, por não ver os resultados esperados. Você se imagina tocando uma música que adora, mas não sabe como é o processo para chegar até esse resultado.

E a dica é: toque um pouco todos os dias. Essas pequenas doses diárias vão te fazer evoluir muito mais rápido e te fazer enxergar pequenas vitórias com muito mais frequência.

Isso te alegra e te dá motivação para continuar tentando.

2.      Pequenos obstáculos, na verdade, são degraus

Aquelas técnicas que você acha chato aprender ou os exercícios em que você fica travado, são, justamente, aqueles que te fazem evoluir quando você os aprende.

Imagine, por exemplo, que você tem dificuldade de fazer uma pestana, mas pratica bastante e, finalmente, consegue fazer! Esse obstáculo, que poderia te fazer desistir do ukulele, será uma recompensa e pode ser um degrau para se tornar um ukulelista melhor.

É importante lembrar que a motivação é algo interno, ela vem de você. Cabe a você querer aprender e fazer os exercícios para conseguir. Não é o professor ou fatores externos que vão fazer você querer tocar e melhorar no instrumento.

3.      Olhe para trás

Uma boa forma de se motivar é observar como você, hoje, já toca muito melhor do que quando começou. Ainda que não seja a forma que você esperava.

Enxergar suas conquistas e celebrá-las te ajuda a ter vontade de melhorar ainda mais. E isso torna o aprendizado muito mais prazeroso.

4.      Criança pensando em desistir do ukulele?

Apoie-o na frustração

Se no seu caso é o seu filho que está pensando em desistir do ukulele, o mais importante é deixá-lo livre para entender o seu próprio processo. Não forçar é fundamental, para que ele não crie um trauma ou uma resistência com o instrumento. Afinal, tocar deve ser um momento de prazer.

Mas se você vê que ele ainda quer aprender, mas está frustrado, mostre para ele que é esse o sentimento que ele está sentindo e que, se ele praticar um pouco todos os dias, ele vai avançar cada dia mais.

As crianças têm uma visão mais restrita do tempo. Elas não entendem que os processos de aprendizado demoram e que elas precisam perseverar para chegar ao resultado. Então, mostre isso para ela.

Pense em procurar um curso mais divertido

Muitas vezes, a didática dos cursos de instrumentos e dos professores não é a mais adequada para crianças. Elas precisam que o aprendizado seja mais lúdico, mais divertido, caso contrário a aula de ukulele só se tornará mais uma tarefa chata na rotina.

5.      Compartilhe experiências com outras pessoas

Tocar ukulele ou aprender um novo instrumento, ainda que seja feito de casa e pela internet, não precisa ser um processo solitário.

A verdade é que você aprende melhor e mais rápido se trocar experiências com outras pessoas que estão passando pelo mesmo processo que você.

Foi pensando nisso, que nós, do Como Tocar Ukulele, criamos o Clube do Ukulele. Esta é a maior comunidade de ukulelistas do Brasil, com aprendizes iniciantes, intermediários, avançados e professores.

Nesse clube, além de ter acesso a todos os cursos já criados pela nossa escola, você tem um espaço aberto para conversar com os outros alunos, para tirar suas dúvidas com os professores e até participar de eventos, como luaus e saraus, que nós organizamos.

O aprendizado fica mais leve, prazeroso e evolui de forma muito mais rápida. Quer conhecer mais sobre nossa comunidade? Veja agora como funciona o Clube do Ukulele!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

1 comentário em “Pensando em desistir do ukulele? Então, leia aqui rapidinho!”

  1. Antônio Roseiro Melado

    Estou bem devagar, mas sem parar!!!
    Obrigado pela atenção.
    Breve aparecerei. Abraço à todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima