o que eu posso tocar no ukulele

O que eu posso tocar no ukulele? 12 músicas, 12 estilos

Bateu a dúvida “o que eu posso tocar no ukulele”? Calma, que nós vamos te ajudar.

Afinal, sabe qual a melhor parte de tocar ukulele? É que você pode tocar, literalmente, qualquer música! Sim, reggae, pop, rock, surf music, indie, folk, samba, pagode, funk, sertanejo… Todos os estilos musicais combinam com o som do ukulele e, por isso, ele é um instrumento tão versátil!

Tá certo, não é só por isso, ele também é super portátil e a gente pode te dar mil motivos por que tocar ukulele é tão bom, mas a adaptabilidade aos estilos musicais está entre os principais pontos positivos.

Mas, se você está sem ideias do que pode tocar no ukulele, aí vão algumas sugestões de músicas, de vários estilos diferentes, para você encontrar a que mais tocar no seu coração.

São vídeos de aulas com tutoriais ou “play along” onde ensinamos a tocar cada música, passo a passo. Olha só:

O que eu posso tocar no ukulele? 12 tutoriais para você!

Se o seu interesse é saber quais músicas você pode tocar para arrasar nas festas com seus amigos, nós temos um conteúdo com 10 sugestões que fazem sucesso em qualquer festa.

Mas, se você quer saber outras opções para tocar em qualquer momento, mesmo em casa sozinho, aí vão algumas ideias, cada uma com um estilo diferente:

1.      Rock Nacional – Garota Nacional, do Skank

Para começar com uma música fácil de tocar, com apenas dois acordes, e que marcou a geração dos anos 90 no Brasil.

Garota Nacional é um hit do Skank, banda mineira, que foi sucesso inclusive no exterior. Sabia que nos países de língua espanhola ela foi traduzida para ‘Chica Nacional’?

Veja agora como tocar, como fazer os acordes e batidas:

2.      Baião – Asa Branca, Luiz Gonzaga

Se você já é mais do baião e do forró, não há nenhum músico melhor que Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”.

Asa Branca é uma das músicas mais tocadas nas festas juninas pelo Brasil, principalmente no Nordeste, é claro, segundo o ECAD. Ela traz como tema central justamente a seca nordestina, com sua “terra ardendo”.

Quer aprender a tocar? Veja agora o tutorial:

3.      MPB – Fico Assim Sem Você, Adriana Calcanhotto

Se você é mais do estilo romântico, pode aprender no vídeo abaixo a tocar essa música na versão de um dos maiores nomes da MPB, Adriana Calcanhotto.

Mas, sabia que, na verdade, essa música foi composta originalmente como funk e ganhou fama com a dupla Claudinho e Buchecha?

4.      Reggae – No Woman, No Cry, Bob Marley

Quer aprender a tocar a canção mais regravada e aclamada da história do reggae? No vídeo abaixo, você encontra uma versão simplificada com acordes fáceis de ‘No Woman No Cry’, do Bob Marley.

5.      Pop brasileiro – Trevo, Anavitória

O duo de meninas de Araguaiana, no Tocantins, ganhou o Brasil — e o mundo — com seu primeiro sucesso ‘Trevo (Tu)’, gravado junto com o cantor Tiago Iorc. O primeiro disco da dupla, que contém a música, ganhou disco de diamante e recebeu duas indicações ao Grammy Latino.

Olha só como tocar a canção:

6.      Surf Music – Donavon Frankenreiter

Se a sua pegada é mais surf music, esse é um estilo que casa perfeitamente com o ukulele. Um dos grandes nomes desse gênero musical é Donavon Frankenreiter, então não poderia faltar um tutorial dele por aqui.

Veja como tocar ‘Free’:

7.      Pop rock, balada – All My Loving, Beatles

É beatlemaníaco? Então, aí vai um tutorial fácil e bem explicadinho para tocar um dos sucessos dos Beatles, ‘All My Loving’.

Esta música foi composta por Paul McCartney, uma das únicas que ele compôs a letra antes de escrever a melodia. O que dizem é que ele criou a canção como um poema, enquanto se barbeava. Interessante, né?

Olha só como tocar:

8.      Rock – Stairway to Heaven, Led Zeppelin

Uma das músicas mais bonitas do mundo, ‘Stairway to Heaven’ foi composta pelo guitarrista Jimmy Page e pelo vocalista Robert Plant, ambos da banda britânica Led Zeppelin.

Mas, como ela tem 8 minutos e 2 segundos no total, neste vídeo você vai aprender como fazer o dedilhado da introdução da música, que é a parte mais icônica:

9.      Hawaiian music – Somewhere Over The Rainbow, Israel Kamakawiwo’ole

E se estamos falando de músicas para ukulele, não poderia falar nessa lista a música mais tocada no instrumento em todos os tempos.

Somewhere Over The Rainbow é uma junção das músicas ‘Over The Rainbow’ e ‘What a Wonderful World’, dois clássicos que ganharam ainda mais destaque com essa versão de Iz Kamakawiwo’ole, um músico havaiano.

Ele gravou a música com um ukulele e é por isso que todos os ukulelistas adoram tocá-la. Veja o tutorial:

10.  Pop internacional – Havana, Camila Cabello

Se estamos falando que você pode tocar QUALQUER música no ukulele, é verdade! Já imaginou tocar esse sucesso do pop internacional com toque de música latina, gravado pela cantora cubana Camila Cabello e o rapper americano Young Thug?

Então, aí vai!

11.  Blues – 12 Bar Blues

Talvez um dos ritmos mais legais de tocar no ukulele seja o blues. Para te ensinar, vamos tocar um 12-bar blues, que é a progressão mais simples do Blues, com 12 compassos.

Nesse vídeo, ensinamos a tocar o 12 Bar Blues com E:

12.  Indie Rock / Folk – Elephant Gun, Beirut

E, par finalizar, vamos atender aos fãs de folk, com um tutorial da versão simplificada da música ‘Elephant Gun’, do Beirut.

Essa música mistura o indie rock com folk e dá a sensação de que você está viajando para o sudeste Europeu, nos Bálcãs, ali pela Croácia e Eslovênia.

Legal, né?

Se está faltando inspiração e a todo o tempo você se pega pensando “o que eu posso tocar no ukulele”, a dica é entrar para o Clube do Ukulele.

O clube é nossa comunidade de ukulelistas, com amantes do instrumento, alunos e professores, e que conta com todos os nossos cursos para iniciantes e intermediários, além de muitas e muitas aulas e tutoriais de músicas para tocar no ukulele.

No clube de assinatura, você ainda pode participar dos nossos saraus, luaus, lives, sorteios, ter acesso a materiais didáticos exclusivos e muito mais para se aprofundar no seu aprendizado no instrumento.

Gostou da ideia? Então, veja agora tudo sobre o Clube do Ukulele.

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima