low g e high g no ukulele

Low G e High G no Ukulele, o que é?

Quem começa a estudar ukulele pode já ter visto por aí o “Low G e High G no Ukulele” e ficou sem entender o que isso significa. Mas aqui no Como Tocar Ukulele a gente explica tudo para você!

Entenda abaixo o que são as afinações Low G e High G e quais as diferenças entre elas.

O que é Low G e High G no ukulele?

Low G e High G no ukulele diz respeito à sua afinação, que pode variar conforme o instrumento. Calma, você já vai entender.

A afinação padrão do ukulele é o GCEA, em que as cordas Sol (G), Dó (C), Mi (E), Lá (A) estão assim posicionadas no instrumento, de cima para baixo.

As diferentes afinações dizem respeito exatamente à nota Sol. O High G significa que a corda G é mais aguda, enquanto o Low G o Sol é mais grave.

O que nós estamos mais acostumados é que a nota Sol seja mais aguda no ukulele, ou seja, com a afinação High G. Chamamos essa afinação de reentrante, porque aqui a 4ª corda está mais aguda que a 3ª, o que foge à lógica do som. Nessa afinação, que é a mais tradicional, as três cordas de baixo seguem a linearidade do grave para o agudo.

Já quando a afinação conta com o Sol grave (Low G), a afinação passa a ser linear, porque ela segue uma sequência de linearidade, do grave para o agudo, contando das cordas de cima para baixo.

Também há uma diferença entre as duas cordas, quando olhamos de perto. A High G é mais fina, para dar o som mais agudo, e a Low G é mais grossa.

Por fim, na afinação Low G a escala é maior, ou seja, ela tem mais notas para tocar do que a escala da afinação High G, o que abre mais possibilidades para composições, por exemplo.

Qual afinação é melhor: low G ou high G?

Agora que você já sabe o que significa, pode vir a dúvida sobre qual afinação é melhor. E aqui já podemos dizer que nem uma nem outra, elas são apenas diferentes.

A grande questão não é sobre a qualidade, mas as mudanças que as duas afinações fazem no som. Então, escolher entre um instrumento afinado em Low G ou High G vai depender do seu gosto e de quais músicas você costuma tocar.

Qual a diferença na hora de tocar?

low g e high g no ukulele

Ao fazer acordes e batidas, você não precisa fazer nenhum movimento diferente. Você vai sentir diferença entre as afinações low G e high G no ukulele. Embora não precise mudar nada na mão esquerda e nem na direita, você vai perceber uma diferença mais sutil no som.

Porém, na hora de fazer dedilhados, a história é diferente. Alguns arranjos só vão funcionar para High G, outros apenas para Low G. Se você tentar fazer o mesmo arranjo nos dois instrumentos, eles vão soar muito destoantes.

Por isso, é interessante observar isso antes de começar a tocar e optar pela afinação que mais condiz com as músicas que você gosta de tocar.

Se você quiser saber mais e escutar a diferença sonora entre as afinações Low G e High G no ukulele, temos um vídeo sobre o assunto que mostra ambas na prática. Veja agora:

O ukulele precisa já ser fabricado na afinação certa?

Não, qualquer ukulele pode se tornar Low G ou High G, é apenas uma questão de afinação e, se possível, de utilizar a corda fabricada para Low G (a mais grossa, como falamos).

Se você quiser mudar a afinação do ukulele que você já tem, basta comprar essa corda separadamente e afinar da forma correta. Uma dica é contar com a ajuda de um luthier, que é o profissional especializado em fazer os ajustes em instrumentos musicais.

Além disso, você pode usar as diferentes afinações em qualquer tamanho de ukulele: Soprano, Concert ou Tenor que vai funcionar perfeitamente bem.

Então é isso, tudo que você precisava para tirar suas dúvidas sobre ukulele com afinação Low G e High G.

Quer saber mais sobre o universo do Ukulele e ficar cada vez melhor no instrumento? Participe do Clube do Ukulele e tenha acesso a muitos cursos, materiais e benefícios da melhor comunidade de ukulele do Brasil!

clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima