como trocar as cordas do ukulele

Como trocar as cordas do ukulele em 5 Passos

Saber como trocar as cordas do ukulele é muito importante para qualquer pessoa que toca o instrumento. Afinal, hora ou outra, suas cordas vão ficar gastas, velhas e podem até arrebentar.

Cordas velhas também podem tornar o som pior ao tocar e você não vai querer que isso aconteça, certo?

Já falamos por aqui sobre qual o melhor momento para trocar as cordas, com a ajuda de um luthier profissional, que ensina o tempo certo para fazer a substituição e como conservar melhor o seu instrumento.

Agora, vamos ensinar, passo a passo, como trocar as cordas do ukulele em casa, sem precisar pedir a ajuda de um profissional.

Como trocar as cordas do ukulele em 5 passos

Trocar as cordas do jeito certo é muito importante, já que se você fizer algo errado, pode ser difícil afinar o instrumento (e mantê-lo afinado).

O ideal é que você faça isso mais ou menos a cada seis meses, porque é uma forma de dar uma renovada no som do seu ukulele.

Para começar, é interessante dizer que não há um tipo de encordoamento ideal para o ukulele. Tudo vai depender do seu gosto pessoal, do seu orçamento e outros fatores. Então, escolha o de sua preferência.

Se você ainda estiver em dúvida, veja aqui um vídeo sobre as diferentes cordas do ukulele:

O que você vai precisar para trocar as cordas?

  • Do ukulele já com as cordas antigas removidas
  • O pacote com o novo encordoamento
  • Um afinador, que pode ser um app do celular
  • Uma tesoura ou cortador de unha
  • Opcional: um encordoador, que é um objeto específico para colocar as cordas no instrumento e pode ajudar bastante no processo
  • Materiais para limpeza do ukulele.

Veja como limpar o ukulele e cuidar para que ele dura mais tempo.

Como tudo em mãos, vamos aos 5 passos de como trocar as cordas do ukulele:

Passo 1: Amarrar as cordas no cavalete

Abra o encordoamento e repare que as cordas vêm separadas dentro do pacote. Elas estarão indicadas com G, C, E e A, para que você saiba qual corda ficará em cada posição do ukulele.

Comece pela quarta corda, a G (Sol). Pegue uma ponta da corda e passe-a no buraquinho do cavalete e dê um nó.

Se você prefere aprender em vídeo para visualizar como fazer, o Mateus, criador do projeto Como Tocar Ukulele, já gravou um vídeo exatamente sobre isso, veja só:

Passo 2: Amarre a corda na tarraxa

Agora que a corda está firme no cavalete, você vai amarrar a outra ponta na tarraxa correspondente.

Passe a ponta dentro do buraquinho da tarraxa. Depois, passe a ponta por baixo da corda e dê mais uma volta. Ela fica como se fosse um espiral.

Passo 3: Fixe a corda e afine

Continue segurando a corda, já que ela ainda não está presa, para que não solte as voltas que você deu, e aperte a tarraxa. Isso fará com que a corda fique bem presa.

Nessa parte, você também pode usar o encordoador para girar a tarraxa e apertá-la mais facilmente.

Com a corda fixa, é hora de afinar. Já ensinamos aqui o passo a passo completo de como afinar o ukulele, de um jeito super simples e que não tem erro. Clique no link se você não sabe fazer a afinação.

É normal que a corda desafine a todo momento, logo depois que você faz a troca. Continue afinando sempre que for tocar e, com o tempo, isso vai se estabilizar.

Passo 4: Acabamento

Se você está com a tesoura, corte a sobra de corda que fica próxima à tarraxa. Você vai cortar apenas o excesso, deixe cerca de um dedo de corda solta, pois isso vai facilitar na hora de fazer uma nova troca.

Caso não tenha um objeto para fazer o corte, dê voltas enrolando a corda até que a ponta fique mais curta.

Passo 5: Repita

Agora que a primeira corda foi colocada, basta você repetir o mesmo processo com as demais. Lembre-se sempre de afinar o instrumento após cada troca.

Ficou mais claro como trocar as cordas do ukulele? Então, agora é hora de colocar os passos em prática e começar a tocar!

Aprenda mais sobre o universo do ukulele

Se você está aqui, provavelmente, é um apaixonado por ukulele. Então, que tal fazer parte a maior comunidade de ukulelistas do Brasil e ter acesso a um monte de benefícios?

Estamos falando sobre o Clube do Ukulele, um clube de assinatura que dá acesso a uma infinidade de cursos da escola Como Tocar Ukulele, a materiais exclusivos, a eventos com outros alunos e professores e muito mais.

No clube, você pode tirar suas dúvidas e evoluir muito mais rapidamente no aprendizado.

Quer saber mais? Então conheça agora tudo sobre o Clube do Ukulele!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima