como tocar e cantar ao mesmo tempo

Como tocar e cantar ao mesmo tempo com o ukulele?

Saber como tocar e cantar ao mesmo tempo é uma das principais dificuldades de quem está aprendendo ukulele ou qualquer outro instrumento musical.

Aqui na escola Como Tocar Ukulele, é uma das principais dúvidas que recebemos dos alunos. Isso porque exige bastante coordenação motora e isso se ganha com o tempo e a prática.

Mas, vamos combinar, tocar uma música sem cantar fica bem mais sem graça, não é?

Então, para te ajudar, vamos te mostrar um método que pode facilitar para que você aprenda como tocar e cantar ao mesmo tempo. Porém, já avisamos: requer disciplina, prática e pode dar trabalho, ok? Mas funciona!

Veja também neste vídeo como o Mateus, criador do projeto e professor da escola, faz quando tem dificuldade de tocar e cantar de forma simultânea:

Como tocar e cantar ao mesmo tempo? Técnica com 4 passos

Para começar, é importante entender que essa técnica de como tocar e cantar ao mesmo tempo tem alguns passos e pode levar um tempo até que você consiga executar bem.

Veja qual o passo a passo e comece agora a colocar em prática!

1.      Escute a música diversas vezes

O primeiro passo é escolher uma música para se dedicar. Depois que você aprender a tocar e cantar ao mesmo tempo, pode tentar fazer essa técnica com outras músicas.

Escute-a várias vezes para se familiarizar com a letra e a melodia. Provavelmente você já vai decorar a letra com essa repetição, mas, saiba que isso não é necessário por enquanto.

A intenção é conhecer a música bem e já começar a condicionar o seu cérebro.

Não sabe qual música escolher? Então, veja aqui 15 músicas que qualquer um pode tocar no ukulele, com mini tutoriais.

2.      Procure a cifra da música

Agora, você pode procurar a cifra da música para ukulele na internet ou no banco de músicas do nosso Baú do Ukulele para aprender a tocar e cantar.

Não se preocupe, ainda, em tocar. Coloque a música para rodar e comece a ler a letra simultaneamente. Tente cantar junto com a música e isso te ajudará a memorizar e a assimilar os tempos da canção.

3.      Aprenda a tocar no ukulele

Com a cifra em mãos e agora que você já aprendeu a cantar bem a música, comece a aprender a tocar no ukulele. Começar a tocar uma nova música deve ser feito em partes, gradualmente:

  • Aprenda primeiro a fazer os acordes da música
  • Pratique a transição entre os acordes
  • Separe a música em partes (introdução, estrofe, refrão) e veja como os acordes estão dispostos em cada parte
  • Veja como fazer a batida e pratique separadamente
  • Agora aprenda a tocar a música completa
  • Ligue a música e comece a tocar junto. Isso vai te ajudar com os tempos corretos.

Lembre-se que você sempre pode recorrer aos tutoriais no YouTube para aprender a tocar a música. Assim, você terá as explicações de um professor e isso ajuda a aprender mais facilmente.

4.      Junte todos os aprendizados

Você já conhece a música, aprendeu a cantar a letra e a tocar no ukulele. Agora, é hora de juntar esses aprendizados. E é aqui a parte mais complicada para muita gente.

Se a sua voz e os dedos se embaralham e o cérebro fica confuso, faça as batidas mais simples e bem devagar. Você está aprendendo, não é preciso ter pressa. Lembre-se: aprender é um processo gradual.

Você pode, inclusive, só tocar o acorde para baixo, uma vez, sem fazer batidas. Cante junto e mantenha a troca de acordes na hora certa. Depois, você vai aumentando a complexidade.

Quando todos os passos e técnicas estiverem encaixados, ligue a música e comece a tocar e cantar junto.

A cada vez que você tocar, você perceberá melhorias e conseguirá fazer tudo mais rapidamente.

Quer aprender a tocar ukulele bem?

Se você gostou das dicas e quer continuar aprendendo a tocar ukulele, uma dica é fazer parte do nosso Clube do Ukulele.

Esta é uma comunidade para quem ama o instrumento e quer ter acesso a muitos cursos, para aprender melhor e com mais rapidez.

Os cursos da plataforma são criados pelos nossos professores, com uma metodologia de ensino comprovada.

Além das aulas em vídeo, você terá acesso a materiais didáticos, promoções, sorteios, lives, saraus e outros benefícios. Mas, o mais legal é que o clube conta com milhares de ukulelistas. Então, você vai poder conhecer muita gente que também está aprendendo e pode trocar experiências!

Ficou curioso? Então, saiba agora tudo sobre o Clube do Ukulele.

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima