como melhorar a troca de acordes no ukulele

Como melhorar a troca de acordes no ukulele?

Uma das dificuldades de quem está aprendendo a tocar ukulele é como melhorar a trocar de acordes, ou seja, ganhar velocidade para trocar de acordes no tempo da música.

Parece que os dedos travam e você precisa se concentrar para posicioná-los corretamente nas cordas. E aí, quando percebe, perdeu o ritmo da música e tocou o acorde no momento errado.

Mas, olha, não precisa se preocupar tanto com esse problema. Já podemos adiantar que isso melhora com a prática, então não deixe de treinar um pouquinho todos os dias.

Quer saber como melhorar o tempo de troca de acordes no ukulele? Como mudar de um acorde para outro? Então, veja agora dicas de exercícios e comece a praticar!

Como melhorar a troca de acordes no ukulele

Existem diversas formas como melhorar a troca de acordes no ukulele e ganhar mais agilidade com a mão esquerda.

Hoje, vamos te ensinar um exercício que vai ser muito efetivo pra isso e que nós, da escola Como Tocar Ukulele, consideramos o melhor treino para mudar de uma acorde para outro.

Essa prática tem o objetivo de desenvolver a sua destreza com a mão esquerda, então, por enquanto, pode esquecer a batida ou os dedilhados, ok?

Nosso exercício será o seguinte:

Como melhorar a troca de acordes no ukulele

Veja como fazer o exercício

Como você pode ver na imagem, vamos sempre pular do acorde C (Dó) para os acordes Dm (Ré menor), Em (Mi menor), F (Fá), G (Sol) e Am (Lá menor).

Se você não sabe fazer esses acordes ainda, sugerimos que consulte o nosso Dicionário de Acordes. É um material completo com muitos acordes e variações, para consultar sempre que você precisar, de qualquer lugar. É só baixar no seu celular ou computador.

Nesse exercício, nós vamos sempre sair do C para o acorde seguinte e, depois, voltar para o C. Para facilitar, você pode assistir ao vídeo que está aqui embaixo deste tópico. Assim, você pode aprender junto com o professor, o que facilita bastante!

Uma dica importante: durante o exercício, não se preocupe com a velocidade em que você muda de um acorde para outro. Preocupe-se com a qualidade do som ao tocar. Com o tempo e a prática, você conseguirá fazer o exercício mais rapidamente e, assim, acompanhar o ritmo de qualquer música.

Por que este exercício funciona?

A ideia com esse exercício para melhorar a sua troca de acordes aqui é treinar os dedos e criar uma memória muscular.

É praticando e acostumando o seu dedo a fazer os movimentos, que você ganha mais habilidade com a mão e a mudança de acordes fica mais natural.

É igual aprender a dirigir, sabe? No começo, você fica olhando para a caixa de câmbio para trocar as marchas, fica concentrado em qual pé usar e tudo mais. Com o tempo, seu corpo aprende a realizar os movimentos sem que você precise prestar tanta atenção e, assim, você aprende a dirigir com mais naturalidade.

O mesmo acontece com o aprendizado de um instrumento musical e a coordenação motora é desenvolvida com o treino. Então, lembre-se: o segredo é dedicação e constância! Repita o exercício diversas vezes.

Você também pode fazer o mesmo exercício com os acordes de uma música que você quer aprender. Fique trocando de um acorde para o outro sem se preocupar com a batida. Depois que estiver acostumado, você insere a batida e, por fim, pode cantar junto.

Quer aprender mais exercícios para ficar craque no ukulele?

Se você gostou do exercício e quer continuar aprendendo para tocar com cada vez mais qualidade, nossa dica é entrar para o nosso Clube do Ukulele.

O clube é uma comunidade de professores, alunos e entusiastas no instrumento, que garante, por meio de uma assinatura, o acesso a todos os cursos do Como Tocar Ukulele, mais uma infinidade de benefícios: materiais didáticos exclusivos, sorteios, lives com os professores, intercâmbio de vídeos com os professores para tirar suas dúvidas, troca com os demais membros, eventos e muito mais.

Quer participar? Então, veja agora tudo sobre o Clube do Ukulele e como fazer para assinar!

clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima