como fazer dedilhado no ukulele

Como fazer dedilhado no ukulele? Aprenda o mais fácil de todos!

Aprender como fazer dedilhado no ukulele é uma das principais dúvidas de quem está começando. E vamos combinar, as músicas ficam mesmo muito mais bonitas, não é?

Então, neste post você vai aprender não só como dedilhar, mas o dedilhado mais fácil de todos e que você consegue aplicar para qualquer música praticamente! Assim, você se concentra nos acordes e, à medida que for evoluindo no instrumento, se arrisca a fazer outros dedilhados e batidas.

Vamos lá?

Como fazer dedilhado no ukulele?

Para começar, é preciso entender que, diferente de uma batida – em que se usa um dedo só -, nos dedilhados nós usamos vários. Neste que vamos ensinar, especificamente, nós usamos três – polegar, indicador e dedo médio da mesma mão que você faz a batida.

Geralmente, é a mão direita, porém algumas pessoas canhotas preferem inverter o instrumento e as cordas para facilitar o jeito de tocar.

A maneira de fazer dedilhado que vamos ensinar vale para ukulele concert, tenor ou soprano, todos na mesma afinação, para você aplicar a qualquer instrumento, ok?

Ah, última coisa antes de ensinar os detalhes do dedilhado: afine seu ukulele! Esse passo é importante sempre que você vai começar a tocar o instrumento para dar uma qualidade melhor de som. Clique no link para aprender como afinar ukulele.

Bom, vamos ao passo a passo:

Como fazer o dedilhado mais fácil de todos

Posição dos dedos

  1. Apoie o dedo polegar na terceira corda (contando de baixo para cima)
  2. O dedo indicador vai na segunda corda e você vai pegar nela de baixo para cima, como se fizesse uma pinça com sua mão
  3. O dedo médio vai na primeira corda, também de baixo para cima.
  4. O dedo mindinho pode ficar apoiado no corpo do ukulele para te dar mais sustentação para tocar.

Como fazer o movimento dos dedos

  1. Toque a terceira corda com a lateral de fora do polegar, sempre descendo o dedo.
  2. Já o indicador e o dedo médio, você vai tocar para cima.
  3. Repita a sequência tocando: polegar > indicador > médio > polegar > indicador > médio…
  4. Faça devagar, mantendo um ritmo. Não se preocupe em acelerar agora. À medida que for dominando o dedilhado, você faz mais rápido

Como fazer o dedilhado completo

Agora, você vai inserir uma etapa no dedilhado que já aprendeu, para fazê-lo completo.

A sequência agora fica: polegar, indicador, médio e indicador novamente. Sempre recomece no polegar, mantendo o ritmo.

Esse posicionamento vai ser o mesmo para a música inteira e a quarta corda (a mais de cima) ficará sem tocar, para este dedilhado.

Depois que você pegar o movimento, basta começar a inserir os acordes.

Se você achou difícil aprender aqui pelo texto, não se preocupe. Temos um vídeo completo do Mateus, nosso professor aqui na escola Como Tocar Ukulele, ensinando tudo passo a passo. Olha só:

Neste vídeo, você terá uma aula completa sobre esse dedilhado, inserindo apenas dois acordes fáceis para você já aprender a tocar uma música. Sim! Já é possível tocar uma música completa com o dedilhado mais fácil do mundo e acordes super simples, que são esses abaixo.

como fazer dedilhado no ukulele

E se você quer aprender mais técnicas, músicas e ficar craque no ukulele, aqui no Como Tocar Ukulele temos uma comunidade de amantes, professores e estudantes do instrumento, o Clube do Ukulele.

Esta comunidade dá acesso a um número ilimitado de cursos, além de contato direto com professores, saraus, materiais exclusivos, dicionário de acordes completo e mais.

Quer conhecer? Saiba tudo sobre o Clube do Ukulele!

clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima