como cuidar do ukulele

Como cuidar do ukulele: 5 dicas para manter seu instrumento

Seu ukulele é sua paixão e você quer mantê-lo por muitos anos? Então, nós vamos te dar algumas dicas de como cuidar do ukulele para aumentar seu tempo de vida, conservar o seu instrumento e manter a sonoridade limpa e bonita.

Como cuidar do ukulele?

Para prolongar a vida útil do seu instrumento, existem alguns cuidados básicos que você pode tomar. Veja quais são:

1.      Cuidados com o armazenamento

como cuidar do ukulele suporte na parede

O jeito que você guarda seu ukulele todos os dias vai alterar sua preservação. Por isso, o ideal é que você o coloque em um suporte suspenso, que segure na junção da mão do ukulele com o braço. Assim, não haverá tensão sobre o braço e, assim, as cordas não serão danificadas e não há risco de quebra ou empenamento.

Se possível, guardar em uma capa ou estojo é também interessante, porque evita as sujeiras e poeiras do dia a dia e ainda protege da umidade.

2.      Observe o clima da sua cidade

A umidade do ar influencia bastante na madeira, que é um material altamente higroscópico. Isso significa que se a umidade do ambiente está alta, ela incha e, quando está baixa, ela se retrai.

Essa movimentação, ainda que sutil, acaba danificando o instrumento com o tempo – ele pode ter rachaduras ou até empenar.

O ideal é que a umidade do ambiente esteja sempre entre 40% e 60%, então observe para conservar o seu ukulele. Para conferir esse parâmetro, basta checar a previsão do tempo no seu celular ou existem, ainda, cases de ukulele que já vêm com medidor de temperatura e umidade atmosférica.

Locais úmidos

Se você mora em uma cidade em que a umidade é mais alta, como uma cidade de praia, por exemplo, a dica é sempre guardar o seu instrumento em um local fechado e seco, como um armário. Por lá as condições atmosféricas são mais constantes.

Você também pode colocar saquinho de sílica dentro do instrumento ou da case em que seu ukulele estiver guardado, já que ele ajuda a absorver a água do ar.

Locais secos

Mas, se você está em uma cidade muito seca, como Belo Horizonte ou Brasília, o ideal é colocar um umidificador no ambiente e manter o instrumento na case.

3.      Toque sempre com as mãos limpas

Outro hábito que você pode adquirir de como cuidar do ukulele é relacionado à limpeza do instrumento. A gordura natural da pele e outras sujeiras que possam estar na sua mão podem, com o tempo, danificá-lo.

Principalmente a escala começa a ficar desbotada e esbranquiçada. Além de lavar as mãos antes de tocar, é interessante fazer a limpeza logo depois de tocar.

Leia também: curso gratuito de ukulele para você.

4.      Faça a limpeza periódica do ukulele

Manter o instrumento sempre limpo é uma das principais maneiras de como cuidar do ukulele e conservá-lo por mais tempo.

A dica é limpar sempre que você for trocar o encordoamento, já que fica mais fácil acessar as partes do braço que ficam embaixo das cordas. Assim, você tira o excesso de sujeira presa nos trastes.

Limpe todas as partes do instrumento, mas nunca use produtos abrasivos, como solventes, detergente, limpador multiuso, lustra-móveis ou cera de carro.

Para a manutenção diária (depois que você tocar), basta passar uma flanela limpa e seca.

Já para a limpeza mais profunda, veja como limpar o ukulele:

  • Comece tirando o pó do corpo e do braço com a flanela;
  • Se precisar, umedeça o pano em um pouquinho só de água e passe no instrumento, mas sem pressionar;
  • Você pode usar também produtos próprios para instrumentos em madeira, como cera de carnaúba ou outros específicos que você encontra em lojas de instrumentos.
  • Para limpar os trastes e a escala (abaixo das cordas), você pode removê-las quando for trocar o encordoamento ou só afrouxá-las, lembrando de afinar o ukulele logo depois da limpeza. Passe um pincel ou escova de dentes macia, com uma flanela na ponta (jamais passe as cerdas para evitar arranhões)
  • A limpeza das tarraxas deve ser feita com óleo mineral na flanela.

5.      Como transportar seu ukulele?

Uma das maiores vantagens do ukulele em relação aos outros instrumentos musicais é que ele é extremamente portátil. Como é pequeno, é fácil levá-lo para onde você quiser.

Mas justamente por isso, é normal que ele acabe estragando, sofrendo com a ação do tempo, batendo em alguma superfície sólida e outros danos.

Então, procure sempre colocar o ukulele em um case (estojo) que seja rígido e, se possível, acolchoado na parte interna. Isso ajudará a mantê-lo intacto durante o transporte.

Para te ajudar a cuidar bem do seu ukulele, convidamos o luthier João Pedro Lacerda, da Luteria Lacerda, que é especializado em ukuleles, para compartilhar conosco as orientações:

Gostou das dicas e quer aprender mais sobre o universo do ukulele? Então, faça parte do Clube do Ukulele, nossa comunidade com milhares de ukulelistas de todo o Brasil.

No clube, você tem acesso a todos os cursos já produzidos pela escola Como Tocar Ukulele, além de poder trocar vídeos com os professores para tirar dúvidas, conversar diretamente com eles e compartilhar seus conhecimentos com os outros aprendizes, além de poder participar dos nossos saraus, luaus, sorteios e outros benefícios.

Quer fazer parte? Veja agora tudo sobre o Clube do Ukulele e faça sua assinatura!

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima