benefícios de aprender ukulele

Por que você deveria aprender ukulele? Quais os benefícios que você vê e os que você não vê?

Você sabe quais são os benefícios de aprender ukulele?

Tocar ukulele é um momento prazeroso, seja para você mesmo ou para compartilhar e cantar com os amigos e a família. É uma forma de relaxar e se divertir. Mas isso você já sabia.

O que a gente veio te contar é que tocar ukulele pode trazer muito mais efeitos positivos para a sua vida e sua saúde.

Quando falamos em saúde pensamos em fazer exercícios físicos, ter uma boa alimentação, fazer exames médicos. Mas, sabia que tocar um instrumento musical pode até ajudar na cura de doenças?

Quais os benefícios de aprender ukulele?

Benefícios de Aprender Ukulele

Veja só quais são os benefícios de aprender ukulele.

1.      Melhora a coordenação motora

Tocar ukulele exige atenção e estimula o cérebro a executar diversas tarefas ao mesmo tempo: fazer os acordes certos, a batida ou dedilhado, tocar no ritmo certo e cantar junto.

Essa troca de informações em tempo rápido e constante com a mente faz com que o corpo responda de forma mais ágil a estímulos, melhorando o seu reflexo.

2.      Melhora a imunidade

Bom, esse aqui não é totalmente comprovado e os cientistas ainda estudam sobre o assunto. Mas a visão geral é de que tocar qualquer instrumento musical pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

A principal teoria é que tocar reduz os níveis de estresse. Olha só a aulinha de ciências, de uma forma bem resumida:

Quando você se estressa, o corpo, dentre outras reações, libera cortisol no sangue. Uma vez que o sistema imunitário está integrado com o sistema endócrino e nervoso, o excesso desse hormônio no organismo pode prejudicar a ação das células de defesa do corpo. Em especial o linfócito T auxiliar, que basicamente atua ativando e estimulando outros leucócitos a se multiplicarem e atacarem antígenos (substâncias estranhas ao corpo).

Assim, se o funcionamento desses leucócitos não está legal, abre-se espaço para infecções de bactérias, vírus e outras.

3.      Efeito calmante

O estresse é uma condição que afeta 70% da população brasileira, para se ter ideia. Esse problema pode levar a outras doenças físicas e mentais, como depressão e ansiedade.

Justamente por reduzir os níveis de cortisol e produzir hormônios ligados ao prazer, como a serotonina, tocar ukulele pode ajudar a controlar os problemas de saúde. Tirar esse tempo para se dedicar à música tira a pressão causada pelo estresse e ajuda a acalmar a mente.

4.      Música para seus ouvidos

Literalmente, tocar ukulele aguça a sua audição e treina seus ouvidos para isolar continuamente os sons enquanto eles ocorrem.

É por isso que, quanto mais você toca o instrumento, mais fácil fica de perceber se ele está afinado, se você está cantando no tom certo, se as notas estão corretas etc.

Para idosos, que naturalmente perdem as habilidades auditivas com o envelhecimento, esse benefício é fundamental para desacelerar a perda e manter os ouvidos funcionando bem.

5.      Melhora a memória

Decorar acordes, letras de música e batidas ajuda bastante a exercitar a memória. Basicamente, tocar um instrumento te faz estimular a cognição e isso contribui para prevenir problemas como demências, sobretudo na terceira idade.

Aí você pode pensar: “ah, mas se eu jogar um jogo da memória isso também acontece”. Claro, mas a grande questão é que a música tem um poder muito forte sobre a mente, por conectar exercícios mentais a funções emocionais e afetivas.

De acordo com a neuropsicóloga Catherine Loveday, da Universidade de Westminster, em Londres, “tocar um instrumento musical é uma experiência rica e complexa, que envolve a integração de informações dos sentidos da visão, audição e tato, bem como movimentos finos, e aprender a fazê-los pode induzir mudanças duradouras no cérebro”.

6.      Melhora sua concentração

Falamos aqui dos benefícios que tocar ukulele exercem sobre o cérebro e não é diferente com a concentração. Pessoas com dificuldade de se concentrar, como aquelas que têm TDA ou TDAH, por exemplo, podem se beneficiar muito de aprender a tocar.

Ao começar as aulas, você tem ganhos graduais, à medida que vai aprendendo. E isso, por si só, te motiva a continuar. Com isso, você se torna mais capaz de começar uma atividade ou um desafio e persistir até conseguir o resultado que deseja.

7.      Ajuda na socialização

Tocar um instrumento é algo perfeito para se fazer em grupo. Quem sabe tocar, consegue reunir os amigos ou até pessoas desconhecidas, mas que têm um interesse em comum: a música.

Além disso, a sensação de conseguir aprender algo novo ou tocar uma música completa, por exemplo, é um sentimento forte de realização. Essas conquistas ajudam a melhorar a autoestima, algo importante para o convívio social, e te tornar mais confiante até para outras áreas da sua vida.

No vídeo abaixo o Mateus explica mais ainda sobre os benefícios de tocar ukulele, e ainda ele conta a história de como o ukulele ajudou a salvar a sua vida!

Quer aprender a tocar ukulele?

Se você também quer todos esses benefícios e sente que está precisando se desestressar, ficar mais calmo e concentrado, é hora de aprender a tocar ukulele.

E sabe o que é melhor? Você pode fazer isso sem sair de casa, com os cursos online da nossa comunidade Clube do Ukulele.

Ele é um clube de assinatura que te dá acesso a todos os cursos da escola Como Tocar Ukulele, materiais didáticos, contato direto com o professor, para tirar dúvidas, e uma metodologia criada especialmente para facilitar seu aprendizado.

Foi criado por Mateus Augusto, que também é nosso professor, e passou por uma experiência de cura muito forte ligada ao ukulele. Mas isso nós vamos deixar ele mesmo te contar, é só clicar no link para conhecer o Clube do Ukulele e assistir ao vídeo.

clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

1 comentário em “Por que você deveria aprender ukulele? Quais os benefícios que você vê e os que você não vê?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima