afinador de ukulele

Afinador de Ukulele: modelos, tipos e afinação do Ukulele

Se você está pesquisando sobre qual afinador de ukulele comprar, é agora que você vai entender tudo sobre o assunto e se tornar um expert em afinadores.

Aqui vai um guia completo com tudo que você precisa saber antes de definir o seu afinador de ukulele. Conheça os diferentes modelos, como é feita a afinação do Ukulele e mais informações!

Quais são os tipos de afinador de ukulele?

Existem diversos modelos e tipos de afinadores no mercado, mas para que fique mais fácil para você entender, vamos separar em três tipos principais:

Afinador que capta o som do instrumento

Estes afinadores contam com um microfone interno, que escuta o som das cordas e mostra se a frequência está certa ou não.

Afinador que te dá o som

Basicamente, este tipo emite um som, você ouve e começa a afinar as cordas até que a afinação esteja igual a esta referência. Muitas pessoas que não estão acostumadas a afinar o ukulele sozinhas, acham esse modelo mais difícil, porque a afinação é “de ouvido”.

Afinador de contato

São aqueles que ficam acoplados ao instrumento. Pelo contato com a madeira, ele sente a vibração das cordas e diz se está ou não afinado. Existem os ukuleles elétricos que já vêm com um afinador de contato no corpo ou você pode comprar o afinador com clip e prendê-lo na mão do instrumento (próximo às tarraxas).

Quais os diferentes modelos de afinador para ukulele?

Aplicativo de afinador

Dentre todos os afinadores que existem no mercado, dos mais caros aos mais tecnológicos, na nossa opinião nenhum ganha do afinador de aplicativo para celular. Eles funcionam através do microfone do seu aparelho.

Vantagens

Além de ser extremamente portáteis, eles funcionam muito bem e têm ainda uma grande vantagem em relação à maioria: eles mostram a frequência exata do som da corda, quando você a toca.

Saber a frequência impede que você erre ao afinar e qualquer pessoa iniciante conseguirá afinar perfeitamente. Para isso, você deve saber a frequência de cada corda. Nós já ensinamos exatamente como afinar ukulele usando o app, assista neste vídeo:

Outra vantagem é que isso evita que você aperte demais a corda para afinar e, com isso, acabe a estourando, um erro muito comum entre quem está começando.

Isso acontece porque quando você vai afinar o instrumento usando os demais afinadores, é possível que você aperte ou desaperte demais e, ainda assim, o afinador vai dizer que a nota está correta. Porém, se você observar, ele estará uma oitava acima ou abaixo.

E o melhor: os dois aplicativos que indicamos são gratuitos. São eles:

Desvantagem

Como é um afinador por microfone, ele acaba captando o som do ambiente e vozes. Caso você esteja em um lugar muito agitado, como uma festa, por exemplo, pode ser difícil afinar o instrumento.

Ainda assim, indicamos ter o afinador por aplicativo. Mas se você quer comprar um afinador físico, veja alguns modelos:

Afinador de ukulele Korg com metrônomo

Existe um modelo de afinador de ukulele muito clássico, que é o afinador que já vem com metrônomo (que marca o tempo da música).

Ao tocar uma corda, ele mostra se está mais aguda ou grave, indicando se você precisa apertar ou soltar a corda. E, quando está afinado, acende uma luzinha verde.

Além disso, ele também tem aquela emissão de som que falamos no começo. Então, você pode afinar de ouvido, se preferir.

Outra grande vantagem desse modelo é que, além de funcionar por microfone, ele tem também uma entrada para cabo, que você pode conectar diretamente ao seu ukulele elétrico. Com isso, ele passa a funcionar por contato e captar as vibrações do instrumento.

Desvantagens

Este modelo, porém, não mostra a frequência, então fique atento a isso quando for afinar. Além disso, ele costuma ser mais caro, custa por volta de R$ 150 a R$ 200.

Diapasão

Quando você olha para um diapasão, pode achar que esse “garfinho” é coisa do século passado. Realmente, ele não tem nenhuma grande tecnologia quanto os outros que falamos aqui, mas ele funciona muito bem para quem quer treinar o ouvido e para ukulelistas mais experientes.

O diapasão tem o formato de letra “U” e funciona com a vibração sonora. Quando você encosta em sua ponta, o diapasão vibra 440 vezes por segundo, que é, justamente, a frequência da nota Lá.

Essa é a nota de referência e permite que você afine a primeira corda do ukulele (A), comparando o som emitido pelo diapasão com o da sua corda. Depois, você pode afinar as demais cordas.

Desvantagens

Por causa desse jeito que ele funciona, o diapasão demanda mais experiência e um bom ouvido musical. Sendo assim, não é indicado para iniciantes, mas pode ser interessante para quem quer treinar o ouvido.

Afinador de ukulele de contato e clip

Por fim, vamos falar na melhor opção de afinador de ukulele dentre os modelos físicos, que não são apps: o afinador de contato.

Ele funciona pela vibração, ao entrar em contato com o instrumento. Ele vai, basicamente, sentir quantas vibrações a corda está fazendo ao emitir um som e, passar essa informação ao afinador digital.

Para isso, ele precisa estar encostado na mão do ukulele, próximo às tarraxas, e você pode prendê-lo com o clip que vem no aparelho.

Existe uma infinidade de afinadores desse tipo e é importante encontrar um que, de fato, seja bom. Nesse caso, não vale a pena comprar aqueles muito baratinhos. Isso porque, além de não funcionar tão bem, a bateria acaba muito facilmente. Aí o produto se torna aquele “barato que sai caro”, sabe?

Além disso, ele tem aquele problema de não mostrar a frequência. Para que você entenda melhor o que acontece quando não há essa funcionalidade, assista ao vídeo que gravamos sobre o assunto até o final. Você verá um teste que mostra, exatamente, a confusão que esse afinador de ukulele pode causar para os iniciantes.

Assista agora:

Se você ainda está em dúvida sobre qual afinador de ukulele comprar, acesse o link e veja mais dicas!

E se você gostou das dicas de afinadores de ukulele e quer aprender mais sobre o instrumento, novas técnicas e músicas, conheça a nossa comunidade Clube do Ukulele. Ao se tornar um membro, você tem acesso a muitos cursos com nossos professores, além de vantagens exclusivas.

Quer saber mais? Veja tudo sobre o Clube do Ukulele.

Clube do Ukulele
Qual ukulele comprar
Conheça o nosso Clube do Ukulele, a nossa plataforma com tudo o que você precisa pra tocar ukulele do iniciante ao avançado: https://clubedoukulele.com
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima