7 Razões para você começar a aprender a tocar ukulele imediatamente!

Você já se pegou pensando que deveria começar algo novo? Algum hobbie ou algo diferente pra relaxar?

Acredito que isso passa pela nossa cabeça a todo momento. Porém quase nunca fazemos algo a respeito, e aí caímos na rotina novamente.
Resolvi preparar uma pequena lista pra te mostrar por que começar a tocar ukulele agora!

Vamos lá:

#1 – Ukuleles são baratos
Como assim? Um instrumento exótico e diferente assim? Barato?
Sim! Comparados à outros instrumentos de corda, como guitarra, contrabaixo ou até mesmo um piano, um ukulele para iniciantes é uma pechincha. Em uma pesquisa rápida na internet é possível encontrar ukuleles por menos que R$130. Mas não se iluda, apesar de pequeninos os ukuleles podem chegar a ter preços exorbitantes. Confira neste vídeo aqui algumas dicas sobre qual ukulele comprar.

➜ Não sabe onde comprar seu ukulele? Tenho duas indicações de lojas de confiança para você:
– 4 Garage: http://bit.ly/4Garage
– Lojalele: http://bit.ly/Lojalele_Luca

#2 – Eles são portáteis
Um ukulele pode ser levado a qualquer lugar. Devido ao seu tamanho, você geralmente pode levá-lo no avião como bagagem de mão, encaixar no porta-malas, deixar no banco de trás do carro, etc… Ou seja, você pode sempre ter um com você. Literalmente! Existem até modelos especiais feitos de plástico que são à prova d’água.

#3 – A manutenção é muito barata
Se você cuidar bem do uke, não há muito o que possa dar errado com um ukulele. Enquanto as cordas de aço de uma guitarra ficam “velhas” e perdem o “brilho” muito rápido, as cordas de um uke duram muito mais. Basicamente este é o único gasto em manutenção que você terá: trocar as cordas quando elas estiverem velhas (com cerca de R$40 você compra um conjunto de cordas). O tempo de troca depende do quanto as cordas são utilizadas. Se você toca seu ukulele insanamente todos os dias, acredito que de a cada 2 a 4 meses seja um período bom para se trocar as cordas. Caso contrário, a cada 6 meses é um período bom para se trocar as cordas.

#4 – Ukulele é simples de aprender
Você talvez já pensou em aprender algum instrumento, mas logo se desencorajou por achar que não tem talento?
Repare que eu não disse que é fácil aprender a tocar ukulele: eu disse que é simples. Com um ukulele e um smartphone em mãos você já tem tudo que precisa pra começar a tocar. É só adicionar a vontade de aprender, e pronto. Vários acordes necessitam um ou dois dedos somente.
Já vi pessoas totalmente leigas à qualquer instrumento aprendendo músicas inteiras em menos de 20 minutos! Não é necessário ser um talento nato para tocar qualquer instrumento, basta ter vontade e um pouco de paciência para ver os resultados.

#5 – Eles são sociáveis e versáteis!
De todos instrumentos que eu conheço, nunca vi um que chamasse tanta atenção quanto um ukulele. Apesar do tamanho, ele tem um poder enorme de chamar a atenção de todos que estão ao seu redor, seja pelo visual ou pelo som! Todos gostam dele. É uma ótima ferramenta pra socializar com seus amigos e conhecer pessoas novas.
Ainda por cima basicamente qualquer música pode ser tocada neles! Rock, reggae, jazz, bossa-nova, sertanejo, metal, grunge, etc…

#6 – Junte-se aos bons
Parece mais é um brinquedo… Quem toca isso?
Existem vários artistas e pessoas famosas que tocam uke e talvez você nem imagine. Veja se você conhece algum: Elvis Presley, George Harrison, Paul McCartney, John Lennon, Jack Johnson, Ryan Gosling, The Rock, James Franco, Clarice Falcão, Eddie Vedder, Marisa Monte, etc… Poderia fazer um post inteiro listando esses nomes.

#7 – São divertidos, relaxantes e suaves
Já se perguntou o que fazer pra se acalmar durante um momento de estresse?
Tente pegar um ukulele! É fato que nunca na história da humanidade houve alguém triste ou estressado enquanto tocava ukulele. Existe alguma coisa mágica no som deste instrumento que relaxa e dá uma sensação de leveza instantânea, independente do tom que é tocado.
Já tive a oportunidade de tocar num hospital durante algum tempo e vi a diferença que fazia no dia a dia de algumas pessoas, desde pacientes, enfermeiros até médicos.

Cá entre nós, 7 razões são poucas – mas suficientes – pra começar a tocar ukulele!

Para você que já sabe tocar ukulele!

O que fez você começar a tocar ukulele? O que é que você mais gosta nisso? Responda aqui nos comentários 🙂

 
livro de ukulele

Clique no botão abaixo para baixar gratuitamente um e-book para dar seus primeiros passos no ukulele e já sair tocando

2 comentários em “7 Razões para você começar a aprender a tocar ukulele imediatamente!”

  1. Antônio Roseiro Melado

    Caro Mateus,
    Não estou parado!
    A tartaruga 🐢 ninja aqui está com muitas atividades “extra curriculelistica”!!
    Afinal, com 70 aninhos, Líder da família, outras tarefas imprescindíveis estão exigindo prioridades.
    Breve, ainda este ano, vou dar uma palinha da minha dedicação ao curso “Como tocar ukulele” e agora o Clube!
    Continuaremos juntos neste e no próximo ano! Se Deus quiser.
    Grande abraço.
    Parabéns à todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima