ukulele tenor

Ukulele Tenor: Guia com tudo que você precisa saber

O Ukulele Tenor é o maior dos ukuleles com afinação clássica e, por isso, é um instrumento com som mais alto e encorpado que os demais tamanhos de ukulele, Soprano e Concert, exceto o Barítono – que é ainda maior que o tenor.

Se você está em dúvida sobre qual o melhor ukulele para você, qual tamanho de ukulele comprar e como é um ukulele tenor, veja agora!

Qual o tamanho do Ukulele Tenor?

O ukulele tenor tem 26 polegadas ou 66 cm e é o maior entre os tamanhos mais tradicionais. Ele fica atrás apenas do ukulele Barítono.

Para que você possa comparar:

  • O ukulele Soprano, que é o menor, tem 21 polegadas (53 cm).
  • O Concert tem 23 polegadas (58 cm)
  • O Barítono tem 30 polegadas (76 cm)

Ainda que seja um dos maiores tamanhos, ainda assim é um instrumento considerado pequeno e você pode levar para tocar em qualquer lugar. E essa é uma das principais maravilhas do ukulele!

O tamanho estendido do Tenor também faz com que ele tenha um braço mais alongado, o que permite ter mais casas. São 15 ou mais trastes.

Como é a afinação e o som do ukulele Tenor?

A afinação do ukulele Tenor é a mesma que a dos tamanhos menores que ele: gCEA (Sol – Dó – Mi – Lá), que é a afinação mais clássica dos ukuleles.

Isso significa que a forma de tocar os três tamanhos e de fazer os acordes neles é igual. Sendo assim, se você aprendeu a tocar em um tamanho, mas quer se aventurar em outro, pode ir tranquilamente!

Uma grande diferença entre o Tenor e os demais é que ele tem um timbre mais encorpado e seu formato permite uma maior projeção do som. Isso significa que o som terá um volume mais alto e forte.

O som ainda tem uma sustentação maior, ou seja, ele dura mais. E isso faz com que você possa testar novos ritmos, notas e arranjos. Por outro lado, ritmos rápidos podem ser mais difíceis de executar, já que o som das cordas perdura por mais tempo.

Quer escutar o som do ukulele tenor? Dá uma olhada nesses vídeos abaixo:

Diferenças ao tocar

No ukulele Tenor, a maior quantidade de casas faz com que a tensão entre as cordas seja maior. Ainda que não seja tão duro quanto um violão, guitarra ou cavaquinho, as cordas do tenor requerem mais força e técnica ao tocar. Veja as diferenças entre o ukulele e um cavaquinho.

Além disso, a quantidade de casas e o maior tamanho do braço te dão mais espaço para posicionar os dedos e fazer os acordes. Para quem tem mãos grandes, isso é o ideal. A falta de espaço no Concert e no Soprano é uma queixa que costuma ser recorrente entre o pessoal das mãos grandes e dedos grossos.

Para as pessoas que já estão acostumadas com outros instrumentos de corda maiores, como o próprio violão e a guitarra, o Tenor pode ser uma transição mais suave e pode ser mais tranquilo aprender. Mas, é claro que isso é bastante pessoal. Inclusive, existem pessoas com mãos grandes que adoram o soprano.

No vídeo abaixo, você pode ver mais comparações entre os tamanhos de ukulele. Assim, você pode ter mais informações sobre qual ukulele comprar e decidir com mais clareza.

Qual o melhor tipo de ukulele para iniciantes?

O Tenor não costuma ser o ukulele mais indicado para iniciantes, uma vez que é preciso alongar mais os dedos para fazer os acordes e requer certa técnica para acertar o ritmo das músicas, por causa da sustentação maior, como falamos.

Mas, é claro que nada te impede de testar aprender com o instrumento de um amigo, por exemplo. Vai que você se adapta facilmente!

O ukulele Concert e o Soprano são, geralmente, os que nós indicamos para quem está começando, por serem mais fáceis de tocar, menores e com menos tensão nas cordas. Eles também costumam ser mais baratos e talvez esse seja o argumento mais convincente.

Veja as vantagens e desvantagens do Ukulele Tenor.

Vantagens

  • É portátil, ainda que seja maior
  • Tem boa qualidade sonora, volume
  • É ótimo para quem quer fazer batidas mais lentas e arranjos solo, como chord melody, fingerstyle e dedilhados mais complexos
  • Também é ideal para músicos mais avançados, que querem apresentar músicas instrumentais, por exemplo, com melhor qualidade. Músicos profissionais como Paul McCartney, James Hill, Sara Bareilles, Jake Shimabukuro, entre outros.

Desvantagens

  • Tem um preço mais alto que os demais tamanhos
  • Pode ser um pouco mais complexo de tocar, a depender do seu nível de aprendizado
  • Exige mais força e abertura nos dedos na mão esquerda, para fazer os acordes.

Se você nem acabou de ler nosso texto e já decidiu que quer comprar um Tenor, a escola Como Tocar Ukulele tem parceria com a loja de instrumentos Groover, que conta com ótimos ukuleles.

E se você quer continuar aprendendo ukulele com os melhores professores e com o apoio dos nossos milhares de alunos, você pode participar do Clube do Ukulele, uma comunidade que reúne troca entre aprendizes e professores, uma metodologia de ensino que já foi muito testada e aprovada e diversos benefícios.

É que ao fazer parte do clube, você automaticamente ganha o acesso para qualquer curso que nós já liberamos na escola e aqueles que a gente ainda vai liberar. Também pode fazer um intercâmbio de vídeos para tirar suas dúvidas, ver materiais didáticos exclusivos, participar de eventos de ukulele e muito mais!

Ficou curioso e quer se tornar um membro? Então, clique e saiba tudo sobre o Clube do Ukulele!

clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele

2 comentários em “Ukulele Tenor: Guia com tudo que você precisa saber”

  1. Erika Lopes Emrich Portilho

    Meu tamanho preferido de ukulele é o tenor.
    O primeiro ukulele que comprei foi um soprano, mas vendi e comprei um tenor e gosto muito.
    #tartaruganinja🐢

  2. José Eduardo

    Após ler os comentários sobre qual Ukulelê adquirir, comprei o tenor. Eu mal sei fazer uns acordes no violão e, muito menos, o nome da nota, a não ser o C. Estudando o Ukulelê já sei fazer as notas maiores, até já aprendi umas músicas de 4 acordes fáceis, inclusive acompanhei minha esposa cantando. Mto legal o Ukulelê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima