O ukulele é conhecido mundialmente por fazer parte da cultura Havaiana. No entanto, você sabia que esse instrumento tem, na verdade, suas origens em Portugal?

Isso mesmo!!

Seu nascimento começa no século XVIII quando os instrumentos de cordas, grandes, foram adaptados para serem levados em viagens marítimas. Essa adaptação tinha o nome de machete em Portugal, um pequeno instrumento que era bastante popular na Ilha da Madeira.

Em 1879 uma embarcação com imigrantes da Ilha da Madeira aportou no Havaí. Nesse navio estavam três portugueses que seriam protagonistas na história do ukulele: Manuel Nunes, José do Espirito Santo e Augusto Dias. Junto com eles vieram algumas machetes, e então o instrumento foi introduzido nessas ilhas maravilhosas e adaptado, tornando-se o ukulele. Ele foi mais popularizado no Havaí quando a Família Real Havaiana começou a utilizá-lo.

Vários artistas ajudaram e ainda ajudam a popularizar o ukulele pelo mundo, por exemplo renomados músicos como os ex-Beatles Paul McCartney e George Harrison, o rei Elvis Presley, Jake Shimabukuro, Jack Johnson, Eddie Vedder e vários outros.

O ukulele vem sendo popularizado no Brasil nos últimos anos por artistas como Marisa Monte, Zeca Baleiro, Projeto Chumbo e Clarice Falcão. Dois músicos brasileiros vêm se destacando: os grandes ukulelistas Vinícius Vivas e João Tostes.

 


    4 replies to "SOBRE O UKULELE"

    • Maria do Carmo

      Adorei saber a história do ukulele, não sabia que ele era de Portugal!

      • Fernanda Resende

        Fico feliz em saber que gostou Maria do Carmo!

    • Luís Henrique

      Muito interessante!

      • Fernanda Resende

        Muito bacana né! Fique de olho no nosso canal do YouTube para acompanhar mais fatos interessantes sobre o Ukulele! Obrigada pelo comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published.