Tipos e Tamanhos de Ukulele

Você sabia que existem quatro tamanhos típicos de ukulele?

São eles, do menor para o maior: Soprano, Concert, Tenor e Barítono.

O ukulele pode variar de tamanho e isso altera o seu som e a tocabilidade. Mas, com exceção do barítono, a maneira de tocar é igual para todos!

Clube do Ukulele

Ukulele Soprano

É o menor e eu acredito que é o que a maioria das pessoas imaginam quando pensam em ukulele. Seu som é mais tradicional e é importante falar que ele geralmente só tem 12 casas (em alguns casos pode ter mais), então ele não abrange tantas notas quanto os outros, mas é o suficiente para a maioria dos casos. A afinação padrão do Soprano é gCEA, e em alguns lugares é afinado como aDF#B.

Como é um instrumento pequeno, o espaçamento entre as casas é menor. Algumas pessoas podem ter a impressão de que não é confortável de tocar nele por isso, porque sempre pensam “minha mão é muito grande para caber aqui”. Mas acredite, eu consigo tocar perfeitamente nele e gosto muito, e conheço muita gente com as mãos grandes e que adoram o soprano!

Você pode saber mais detalhes do ukulele soprano aqui!

Ukulele Concert

O tamanho concert é ligeiramente maior que o soprano, e costuma ter um número maior de casas. Na verdade, eu nunca vi nenhum concert que não tivesse pelo menos 15 casas. A afinação padrão do Concert é a gCEA.

Ele tem maior espaçamento nas casas e, por isso, algumas pessoas podem achar ele mais confortável para tocar do que o soprano. Eu, normalmente, aconselho quem está aprendendo a tocar ukulele a comprar um concert como seu primeiro ukulele caso esteja na dúvida entre os tamanhos.

Você pode saber mais detalhes do ukulele concert aqui!

Ukulele Tenor

O tenor é maior que o concert e tem um som mais encorpado que os demais (isso não é uma regra, visto que o som varia de acordo com a construção e qualidade do instrumento também). Além disso, ele consegue projetar melhor o som justamente por causa do seu tamanho. Mas não subestime os pequeninos, que também projetam o som muito bem! A afinação padrão do tenor é gCEA, e com um encordoamento especial pode ser afinado como um barítono, DGBE.

Eu costumo indicar esse tamanho para quem está fazendo a transição da guitarra para o ukulele, apesar de que eu mesmo fiz essa transição para o soprano e não tive dificuldades. 

Você pode saber mais sobre ukulele tenor aqui!

Ukulele Barítono

O barítono não é tão famoso como os outros no Brasil, até porque os outros são mais tradicionais e se parecem mais com o que as pessoas acham que seja um ukulele. Ele é consideravelmente maior que um ukulele tradicional e se assemelha mais com um violão. Seu espaçamento das casas é maior também e apresenta menor tensão nas cordas. A afinação padrão do Barítono é DGBE, mas com encordoamento especial pode ser afinado com a afinação GCEA.

➜ Não sabe onde comprar seu ukulele? Tenho duas indicações de lojas de confiança para você:
– 4 Garage: http://bit.ly/4Garage
– Lojalele: http://bit.ly/Lojalele_Luca

Existem ainda outros tamanhos de ukulele que fogem desse padrão. Inclusive o sopranino, que é menor que o soprano e é muito bonitinho, parece até de brinquedo! Se quer saber mais sobre esse tamanho de ukulele, eu já fiz um review sobre ele também.

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos ukulelistas e confira esses outros.

Continue de olho aqui no blog para acompanhar os guias e reviews de vários modelos de ukulele.

E se você não quer perder nada do nosso conteúdo e nossos cursos de ukulele, participe da comunidade Clube do Ukulele, um espaço de troca e aprendizado com milhares de membros de todo o Brasil.

Saiba mais sobre o Clube do Ukulele!

 

clube do ukulele ebook
Clube do Ukulele
livro de ukulele

Clique no botão abaixo para baixar gratuitamente um e-book para dar seus primeiros passos no ukulele e já sair tocando

3 comentários em “Tipos e Tamanhos de Ukulele”

  1. Olá Mateus!
    Você tinha indicado um aplicativo da Ukulele Wave para afinação. Só que eu fui no Google play e não encontrei. Apenas um app para tablatura e acordes, da Ukulele Wave.
    Onde encontro?
    Grata!
    Fernanda

  2. Severino Fernandes

    Eu tenho um soprano estou muito satisfeito quando eu tiver tocando bem, planejo mudar para um concerto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima