Você sabia que existem quatro tamanhos típicos de ukulele?

São eles, do menor para o maior: Soprano, Concert, Tenor e Barítono.

O ukulele pode variar de tamanho e isso altera o seu som e a tocabilidade. Mas, com exceção do barítono, a maneira de tocar é igual para todos!

Ukulele Soprano

É o menor e eu acredito que é o que a maioria das pessoas imaginam quando pensam em ukulele. Seu som é mais tradicional e é importante falar que ele geralmente só tem 12 casas (em alguns casos pode ter mais), então ele não abrange tantas notas quanto os outros, mas é o suficiente para a maioria dos casos. A afinação padrão do Soprano é gCEA, e em alguns lugares é afinado como aDF#B.

Como é um instrumento pequeno, o espaçamento entre as casas é menor. Algumas pessoas podem ter a impressão de que não é confortável de tocar nele por isso, porque sempre pensam “minha mão é muito grande para caber aqui”. Mas acredite, eu consigo tocar perfeitamente nele e gosto muito, e conheço muita gente com as mãos grandes e que adoram o soprano!

Ukulele Concert

O tamanho concert é ligeiramente maior que o soprano, e costuma ter um número maior de casas. Na verdade, eu nunca vi nenhum concert que não tivesse pelo menos 15 casas. A afinação padrão do Concert é a gCEA.

Ele tem maior espaçamento nas casas e, por isso, algumas pessoas podem achar ele mais confortável para tocar do que o soprano. Eu, normalmente, aconselho quem está aprendendo a tocar ukulele a comprar um concert como seu primeiro ukulele caso esteja na dúvida entre os tamanhos.

Ukulele Tenor

O tenor é maior que o concert e tem um som mais encorpado que os demais (isso não é uma regra, visto que o som varia de acordo com a construção e qualidade do instrumento também). Além disso, ele consegue projetar melhor o som justamente por causa do seu tamanho. Mas não subestime os pequeninos, que também projetam o som muito bem! A afinação padrão do tenor é gCEA, e com um encordoamento especial pode ser afinado como um barítono, DGBE.

Eu costumo indicar esse tamanho para quem está fazendo a transição da guitarra para o ukulele, apesar de que eu mesmo fiz essa transição para o soprano e não tive dificuldades. 

Ukulele Barítono

O barítono não é tão famoso como os outros no Brasil, até porque os outros são mais tradicionais e se parecem mais com o que as pessoas acham que seja um ukulele. Ele é consideravelmente maior que um ukulele tradicional e se assemelha mais com um violão. Seu espaçamento das casas é maior também e apresenta menor tensão nas cordas. A afinação padrão do Barítono é DGBE, mas com encordoamento especial pode ser afinado com a afinação GCEA.

Existem ainda outros tamanhos de ukulele que fogem desse padrão. Inclusive o sopranino, que é menor que o soprano e é muito bonitinho, parece até de brinquedo! Se quer saber mais sobre esse tamanho de ukulele, eu já fiz um review sobre ele também.

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos ukulelistas e confira esses outros.

Assista ao vídeo para saber mais e escutar o som dos ukuleles!

Sobre o Autor

Mateus Augusto – Autor do Como Tocar Ukulele e quer ajudar  você a aprender a tocar ukulele!







 


Leave a Reply

Your email address will not be published.